Você sabe como transformar uma fotografia e torná-la muito mais interessante usando apenas efeitos fáceis e rápidos de serem aplicados? Corrigir a cor, aumentar ou diminuir a saturação, ajustar o contraste... Esses e outros efeitos podem ser a solução para dar aquele toque a mais que estava faltando na imagem.

É lógico que é importante configurar a câmera corretamente para bater as suas fotos, porém o Photoshop (ou outro editor de imagens de sua preferência) é uma ferramenta poderosa para transformar uma imagem bonita em uma fotografia sensacional.

Veja nesta seleção alguns efeitos rápidos de serem criados que podem dar uma nova cara para a sua imagem. Tudo o que você precisa é de fotos compatíveis com cada um deles e de um bocado de criatividade.

Preto e branco com contraste alto

Com o contraste aumentado, as fotos em preto e branco ficam mais marcantes. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)

Veja a fotografia acima. Ela não parece uma simples imagem em preto e branco, não é mesmo? O segredo é simples: contraste. Quando você usa o ajuste de saturação para tirar toda a cor da foto, ela nem sempre fica muito bonita — o mesmo acontece quando você já captura a cena em preto e branco.

Porém, experimente mexer com o contraste posteriormente para ver a mudança! Para melhores resultados, configure o contraste a partir dos níveis, assim você pode ajustar as sombras e áreas iluminadas separadamente.

Granulado combina com o auto contraste no preto e branco. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)

O resultado é um preto e branco sofisticado, muito mais interessante do que uma imagem que simplesmente não tem cores. Se a sua foto estiver granulada por falta de iluminação, o preto e branco dá um ar ainda mais profundo, como a foto acima, que foi tirada em um teatro com uma lente escura e, portanto, apresentou granulação.

Contraste estourado

Nem só nas imagens em preto e branco o ajuste de contraste funciona bem — ele pode ser um ótimo recurso para as fotografias coloridas também. Nem todas as imagens ficam boas usando essa técnica, então tenha bastante cuidado ao aplicar esse efeito.

Maquiagem forte combina bastante com o contraste estourado. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)

De preferência use o ajuste de níveis do Photoshop para aumentar o contraste das fotos, e não a própria ferramenta de contraste. O motivo disso é que, quando você mexe nos níveis, é possível configurar as áreas claras e as sombras separadamente, e o resultado é melhor.

Com esse ajuste, as cores tendem a ficar bastante vibrantes, mas você pode mexer nisso diminuindo levemente a saturação, para não deixar a fotografia berrante demais. Fotos com o contraste aumentado ficam com um ar mais “urbano” e são ótimas para ensaios de modelos ao ar livre.

Filtros retrô

Filtros de cor, bokeh, contraste baixo e uma dose de criatividade criam imagens assim. (Fonte da imagem: Bethan Phillips)

Essa técnica é a queridinha dos fotógrafos atualmente, e não é para menos: as imagens com um ar retrô ficam realmente lindas! De novo, nem todas as fotos combinam com esse tipo de filtro, portanto é importante conhecer bem o efeito e saber em que momento aplicar.

Para dar esse ar retrô você pode brincar com as misturas de cores da foto, diminuir o contraste e a saturação e abusar do bokeh. Uma dica é criar uma nova camada, preenchê-la com uma cor, como o verde ou rosa claro, e então tirar a opacidade dela para que fique como um filtro sobre a imagem.

Varie entre tons frios ou quentes para criar a atmosfera da sua imagem (Fonte da imagem: Bethan Phillips)

Existem diversos programas que aplicam filtros assim instantaneamente, sendo o mais famoso o Instagram. O Pixlr-o-matic possui dezenas de opções de efeitos e pode ser acessado diretamente no navegador. Além desses, o antigo Picnik agora está no Google+: vá até o seu álbum, abra uma foto e clique em “Edit Photo”.

Saturação extrema

Em alguns casos, a saturação pode ser aumentada até que as cores se tornem muito mais vibrantes do que são na realidade, formando fotos muito interessantes. O segredo aqui é não usar imagens de pessoas, já que a cor da pele, quando distorcida, não apresenta resultados muito bons.

Quer chamar atenção para a sua foto? Esse pode ser um ótimo meio de fazer isso. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)

Se você aumentar demais a saturação, as cores vão “desandar” — isto é, pixels aleatórios começam a mudar de cor de uma maneira bizarra. Para evitar isso, aumente a saturação levemente e controle a cor usando o contraste e brilho.

Vinheta e granulado

Esses dois efeitos não precisam estar juntos, porém o seu efeito quando aplicados na mesma foto é simplesmente sensacional. A vinheta é aquela área mais escura ao redor das fotografias, que caracteriza uma imagem mais antiga.

O granulado combina com as bordas mais escuras da vinheta. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Tecmundo)

O granulado também tem essa característica de dar um ar antigo à foto, e combina muito com as sombras causadas pela vinheta. Para criar o efeito exatamente como você está vendo na foto acima, use o editor integrado ao Google+ — o antigo Picnik — e selecione o filtro “Holga-ish”, retirando um pouco da opacidade para mostrar as cores.

Cupons de desconto TecMundo: