Londres deverá ter sistema de transporte com zero-emissão até 2050

1 min de leitura
Imagem de: Londres deverá ter sistema de transporte com zero-emissão até 2050

Com a pressão de diversos governos ao redor do mundo em reduzir cada vez mais a emissão de poluentes, Sadiq Khan, o prefeito da cidade de Londres, quer que a capital também surfe nessa onda e já deixou claro seu desejo de que todo o sistema de transporte tenha taxa zero até 2050.

O objetivo foi definido em um documento que está sendo formulado es será chamado “Transport Strategy” (“Estratégia de Transporte”), que vai ser submetido à consulta pública. Por se tratar de um objetivo de longuíssimo prazo, o prefeito tratou de estabelecer alguns passos importantes que devem ser seguidos até lá: táxis e veículos de aluguel privado deverão ser capazes de alcançar a taxa zero de emissão até 2033, com os ônibus e demais veículos sendo convertidos até 2037 e 2040, respectivamente.

A primeira área a entrar na onda de eliminar totalmente as emissões seria a porção central de Londres, em 2025, passando para uma área maior em 2040 até alcançar toda a cidade em 2050.

“Emissões em decorrência do sistema de transporte podem arruinar as ruas, prejudicando a saúde das pessoas e contribuindo para as mudanças climáticas tanto agora quanto no futuro”, explicou o político no documento.

O plano é uma antecipação ao crescimento massivo da cidade, que deverá ter 10,5 milhões de habitantes até 2041. “Londres deve atender aos limites legais de poluição o quanto antes. Isso requer uma introdução antecipada e a expansão de uma Zona de Emissões Ultrabaixas e garantir que os serviços públicos liderem a iniciativa”, concluiu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.