Duolingo

1 notícia  publicada

O Duolingo é um aplicativo para o aprendizado de idiomas, lançado no ano de 2012, pelo empreendedor e professor de ciências da computação Luis von Ahn em parceria com o co-fundador Severin Hacker.

Desde o início, o fundador do app disse que a motivação para a criação do software foi proporcionar que pessoas com menor poder aquisitivo, ao redor de todo o mundo, tivessem condições de aprender uma língua estrangeira, principalmente, o inglês. 

O funcionamento do Duolingo é baseado em recursos tecnológicos da Inteligência Artificial (IA). Dessa forma, o programa consegue atender as necessidades tanto de estudantes iniciantes como daqueles que já possuem um nível mais avançado de conhecimento. 

Em outras palavras, o algoritmo da aplicação é capaz de avaliar o nível de proficiência e personalizar o ensino para cada indivíduo, melhorando a experiência do usuário. 

Dados relevantes sobre o aplicativo

O Duolingo está disponível para baixar nas lojas de aplicativos nas versões: iOS e Android. Em todo o globo, já houve mais de 500 milhões de downloads. 

Atualmente, o software disponibiliza um total de 103 cursos voltados para o aprendizado de 40 línguas diferentes, entre eles idiomas ameaçados de extinção com o navajo e o havaiano.  No Brasil, os 5 idiomas mais populares estudados por meio do aplicativo são: inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Método de ensino do Duolingo

O objetivo do Duolingo é possibilitar que as pessoas estudem o idioma falado no dia a dia pelos nativos, focado na comunicação da vida real. 

No entanto, isso não quer dizer que o software não ensina a língua alvo de modo completo, o app aborda as principais habilidades linguísticas de comunicação: fala, audição, escrita e leitura. 

Desse modo, o aluno consegue usar expressões informais na conversa diária, mas também é capaz de conhecer as regras gramaticais e escrever um texto de acordo com a norma culta. 

Para estimular a motivação do estudante, a proposta do programa é que o indivíduo aprenda e, ao mesmo tempo, se divirta, transformando o ato de estudar em um jogo. 

Entre os recursos disponibilizados pela plataforma com o intuito de melhorar a experiência de aprendizado, estão inclusos: podcasts, eventos e histórias interativas. 

Além disso, vale ressaltar que os formatos das aulas do Duolingo são de curta duração, podendo ser realizadas dentro de poucos minutos e a partir de qualquer lugar, sendo necessário apenas ter o aplicativo instalado no dispositivo e acesso à internet. 

Monetização do Duolingo

O fundador da aplicação garante que vai continuar fornecendo acesso ao estudo de línguas estrangeiras de maneira gratuita para todos os interessados, seguindo o princípio original de criação do app de promover a igualdade de aprendizado. 

Porém, com o objetivo de tornar a plataforma rentável, ao final de cada lição, são exibidos pequenos anúncios de publicidade. 

Mas, caso não deseje ver as propagandas, o usuário tem a opção de migrar para a versão plus, pagando uma assinatura mensal e, assim, adquirindo alguns benefícios extras, por exemplo, a capacidade de baixar aulas para assistir offline. 

Outra forma de monetizar o aplicativo é por meio do “Duolingo English Test”, que é um exame de certificação de língua inglesa aceito por diversas instituições de ensino .