'Volocopter': o drone que poderia levar qualquer pessoa para os céus

1 min de leitura
Imagem de: 'Volocopter': o drone que poderia levar qualquer pessoa para os céus
Imagem: Wired

Um grupo de desenvolvedores alemães chamado e-Volo está desenvolvendo uma aeronave que mistura helicópteros com drones comuns. Basicamente, a intenção é criar um drone com tamanho e potência suficiente para sair voando com duas pessoas a bordo. O grupo já tem um protótipo funcional do equipamento que está sendo chamado até o momento de “Volocopter”.

A aeronave tem capacidade para duas pessoas e, na parte de cima, conta com uma estrutura circular com 18 motores montados com hélices independentes. Dessa forma, o equipamento pode decolar verticalmente e se mover no ar para qualquer direção de forma muito ágil. Ele pode ser controlado por um tripulante ou ainda por alguém em solo, através de um controle remoto.

Até agora, os voos de teste do Volocopter foram todos feitos em um hangar pelo fato de as leis alemãs não permitirem esse tipo de veículo voando em espaços públicos. Contudo, o grupo já consulta o governo para mudar as regras e permitir a fabricação comercial e a venda do aparelho.

Todo elétrico

Os motores dessa aeronave são todos elétricos e, por isso, ele não emite gases prejudiciais à atmosfera, como os helicópteros comuns. Contudo, sua autonomia é bastante reduzida no momento. Os desenvolvedores contaram ao Wired que, até agora, o Volocopter pode voar por até 30 minutos. Por isso, eles trabalham em uma forma de tornar os motores mais eficientes e em melhorar a capacidade das baterias.

Alexander Zosel, CEO da startup e-Volo, disse ao site que pretende enquadrar esses veículos na categoria da “aviação esportiva”, que não requer licenças muito específicas para operar. Além do mais, sua autonomia ainda não é interessante para outras finalidades, para as quais seria necessário mais desenvolvimento. O objetivo é levar o Volocopter à EAA AirVenture, nos EUA, um evento voltado à aviação que poderia trazer novos parceiros para seu projeto.

Em um futuro próximo, Zosel espera conseguir vender o Volocopter por US$ 340 mil quando conseguir produzi-lo comercialmente. Por enquanto, ele preferiu não compartilhar mais fotos do seu “superdrone”, mas, quando fizer o primeiro voo tripulado nos próximos meses, vai publicar vídeos fotos e tudo mais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.