Veja como drones podem ser usados para mapear terrenos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja como drones podem ser usados para mapear terrenos [vídeo]

Que os drones são uma ferramenta cheia de potencial, isso ninguém duvida. Com esses aparelhos difundindo cada vez mais entre o público, tivemos ideias bastante curiosas surgindo, que incluem propostas como drones de entrega, drones que tiram selfies por você e muitos outros.

Mas você já pensou na possibilidade de utilizá-los para dar uma melhorada no mapeamento que utilizamos atualmente? A ideia, que já está sendo colocada em ação por empresas como a Aibotix, usa um sistema extremamente simples de câmeras para captar imagens 3D de áreas inteiras de um mapa – o que, por sua vez, gera cenários tridimensionais incrivelmente detalhados.

O mais impressionante, de fato, é a simplicidade de como tudo isso ocorre: como o vídeo no início da matéria mostra, basta utilizar um software para determinar a área de voo do drone, levá-lo até o ponto de partida e deixar que ele faça todo o resto. Temos que admitir que o resultado, embora não chegue à perfeição, ainda funciona incrivelmente bem.

Para ajudar e proteger

Como notado pelo site Popular Science, isso é só um dos usos que um sistema de mapeamento desses pode trazer, é claro. Além de simplesmente prover cenários tridimensionais, um drone pode ser usado para encontrar possíveis pontos de mineração, explorar ruínas e até mesmo ajudar na análise de cenários afetados por desastres naturais, como enchentes e terremotos.

Outra ideia igualmente interessante vem com uma ideia semelhante de mapeamento, mas com foco na proteção de animais em extinção e outras criaturas de ataques de caçadores ilegais. A ideia foi proposta pela organização Bathawk Recon, e já está sendo testada nas savanas africanas, consistindo no uso de drones para vigiar animais com maior eficiência; assim, as autoridades podem ser alertadas rapidamente ao sinal de possíveis ladrões.

É claro que ideias como essas ainda têm um longo caminho pela frente antes de serem realmente utilizadas abertamente, mas isso já nos mostra que o uso potencial desses pequenos robôs voadores só tende a aumentar. E você, no que acha que essa tecnologia também pode ser utilizada? Deixem suas ideias nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.