IBM cria patente para projeto de entregas estilo “esteira” com drones

1 min de leitura
Imagem de: IBM cria patente para projeto de entregas estilo “esteira” com drones

Se uma patente da IBM se tornar algo real futuramente, há uma chance de vermos diversos drones trabalhando em um sistema de parceira para realizar entregas dos mais variados itens ao redor do globo.

Segundo informações divulgadas, esses drones seriam equipados com extensores que lembram braços, e estes podem se conectar para fazer a transição do pacote entre um e outro de forma segura. Tudo isso seria realizado ainda no ar, criando uma espécie de esteira para garantir que a entrega seja feita corretamente.

Veja na imagem a seguir como seriam esses drones:

Tipo de drone que seria usado pela IBM

Também foi dito que esses equipamentos vão contar um link que possibilite a comunicação entre eles, e é bem provável que os roboês acabem se conectando ao sistema Watson (que é utilizado pela própria IBM) para permanecer voando de uma maneira tranquila e segura.

Para aqueles que estão se perguntando sobre a segurança, um representante da empresa revelou que se o sistema falhar parcialmente (se um dos drones cair e não conseguir chegar ao ponto no qual deveria entregar o pacote a outro robô, por exemplo) é possível rastreá-lo graças ao sistema de GPS embarcado em cada um deles e enviar um dos outros em seu resgate.

Exemplo de comunicação entre os drones

Intervenção do usuário

Também houve a menção de que, caso o cliente queira, talvez seja considerada a oportunidade de permitir que ele use seu drone pessoal para pegar o pacote no meio do caminho e fazer com que a entrega chegue em casa mais rápido. Entretanto, não se sabe se isso fará com que o valor pago por esse serviço seja menor.

Caso o cliente queira, talvez seja considerada a oportunidade de permitir que ele use seu drone pessoal para pegar o pacote no meio do caminho

“Nosso time de inventores está focando seus esforços para melhorar como os itens mais valiosos são entregues globalmente. Isso poderia criar oportunidades como gerenciar drones para entregar encomendas e remédios em países em desenvolvimento utilizando uma rota mais direta”, explicou Sarbajit Rakshit, um dos inventores dessa patente.

Por fim, também houve a menção de que a IBM está confiante nesse sistema, e que ele pode ser usado com os drones que estão disponíveis atualmente no mercado.

...

O que acha da ideia de curtir um evento presencial para discutir temas interessantes relacionados à tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.