Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio

1 min de leitura
Imagem de: Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio

Entre os dias 19 e 21 de maio, o campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, será a sede da Fórmula Drone SAE BRASIL 2017. O evento junta 12 equipes representantes dos ensinos técnicos da área de engenharia de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que realizaram a inscrição dentro do prazo estabelecido.

A competição conta com três dias de diferentes desafios. O dia 19 de maio, uma sexta-feira, será dedicado à etapa denominada Competição de Projeto. A fase seguinte, que acontecerá no sábado (20) e no domingo (21), foi chamada de Competição de Voo. Vejamos os detalhes a seguir:

  • Competição Projeto: trata-se de uma sequência de apresentações orais e esclarecimentos de dúvidas diante de uma comissão de juízes, com base na análise do conteúdo descrito no relatório dos projetos de cada equipe. Essa etapa resultará na pontuação e classificação inicial da competição.
  • Competição de Voo: composta por uma bateria de voos que devem cumprir cinco missões especificadas no regulamento do evento. O desempenho dos participantes será avaliado e transformado em pontuação e classificação.

A somatória dos pontos obtidos nos desafios definirá os vencedores do concurso.

Motivação do projeto

Segundo a desenvolvedora da competição, o objetivo é estimular a propagação de técnicas e conhecimentos de engenharia, junto a uma troca de experiências entre os estudantes das diversas áreas aplicadas a drones.

As equipes são formadas por até 15 alunos supervisionados por um professor da instituição de ensino que representam. Os drones que serão montados pelos participantes devem seguir um modelo padronizado e de valor acessível aos concorrentes. Além disso, os equipamentos precisam ter sistemas instalados a bordo visando o cumprimento das missões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.