Se você achava que um projeto tão ambicioso como o Volocopter ia ficar apenas nos protótipos, é melhor pensar novamente. Depois de quase um ano sem novidades do veículo, o drone-helicóptero que já está em projeto desde 2012 finalmente teve a chance de mostrar do que é capaz a campo aberto, no vídeo que você confere logo abaixo.

Antes de tudo, é bom comentar que esse não é o primeiro voo feito pelo Volocopter até hoje, mas o primeiro ao ar livre. Isso porque, como falamos em matérias anteriores, a categoria de veículos da qual ele faz parte não possuía permissão para voar em espaços públicos, segundo a lei alemã, forçando-os a testá-lo apenas no interior de seu hangar. Por sorte, parece que eles conseguiram mudar isso, ao menos ganhando a chance de colocá-lo em testes tripulados.

Em seu primeiro voo de testes, o drone tripulado de 18 hélices mostrou que é bastante capaz. Embora não tenha feito um passeio digno dos helicópteros comuns, ele conseguiu alcançar alturas entre 20 e 25 metros no passeio; os próximos passos, de acordo com a e-Volo, são testá-lo a médias altitudes e velocidades de até 50 km/h, para, por fim, seguir para uma terceira fase em altitudes ainda maiores e velocidades de até 100 km/h.

“O voo foi totalmente incrível”, disse o piloto Alexander Zosel após o pouso, segundo a descrição do vídeo. “Eu simplesmente empurrei o manche para cima e o Volocopter simplesmente saltou para cima de um salto”, continuou ele em elogios.

Com isso, é melhor não se surpreender se, dentro de alguns anos, esse enorme drone se tornar comum entre alguns ricaços – porque, convenhamos, se os drones pequenos já são bastante caros, esse definitivamente não vai ser um “brinquedo” barato de ter.

Você acha que drones gigantes vão substituir os helicópteros, no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: