Motorola anuncia Edge 50 com a melhor câmera que já fez e versão em madeira

7 min de leitura
Imagem de: Motorola anuncia Edge 50 com a melhor câmera que já fez e versão em madeira
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A nova linha de celulares mais avançados da Motorola estreou nesta terça-feira (16). Os novos Motorola Edge 50 Fusion, Edge 50 Pro e Edge 50 Ultra se dividem em três categorias diferentes, mas compartilham similaridades entre si. A empresa ainda garante que traz para o mercado o melhor sistema de câmeras que já criou.

Já disponível para compra no Brasil por R$ 3.499, o novo Motorola Edge 50 Pro é a versão "do meio" dos três aparelhos. Já os novos Edge 50 Fusion e Edge 50 Ultra ainda não tiveram data de lançamento ou preços divulgados.

Essa é a primeira vez, inclusive, que a empresa coloca no mercado o sistema de inteligência artificial (IA) Moto AI em seus produtos, que está integrado às câmeras. A novidade também promete melhorar a personalização e busca nos dispositivos.

Entre os recursos compartilhados, toda a linha carrega uma identidade visual parecida. Os cantos dos aparelhos são curvos, incluindo a tela, que conta com tecnologia pOLED e 6,7 polegadas de tamanho em todos eles. Além disso, eles trazem um módulo de câmeras que lembra a última geração, mas que está mais integrado às laterais dos aparelhos.

Há também certificação IP68 contra água e poeira nas três versões, carregadores rápidos e certificação da Pantone para as câmeras e tela, com a proposta de capturar e reproduzir cores com mais fidelidade, como diferentes tons de pele.

Embora o destaque do lançamento seja o Edge 50 Ultra, todos os três celulares carregam alguns outros recursos entre si. Entre eles, além dos já citados, vale destacar:

  • Android 14 de fábrica;

  • Carregadores rápidos na caixa (de 68W no Fusion e 125W nos Pro e Ultra);

  • Recurso memória virtual "RAM Boost" (8 GB no Fusion e 12 GB nos Pro e Ultra);

  • Som estéreo com Dolby Atmos;

  • Linha extra com e-SIM;

  • Leitor de impressão digital sob a tela;

  • 5G.

Motorola Edge 50 Ultra: o celular "de madeira"

Com o novo Edge 50 Ultra, a Motorola quer competir com modelos de ponta, como os da linha Galaxy S24 e iPhone 15. Ele vem com o "melhor sistema de câmeras já criado" pela companhia, hardware potente e um forte apelo para o visual.

O Motorola Edge 50 Ultra traz, inclusive, uma edição com madeira na parte traseira do celular. Isso lembra bastante o Moto X, de 2014, que contava com uma edição especial que trazia bambu em sua composição. A nova aposta também tem um apelo visual interessante ao celular, se diferenciando da concorrência que, regularmente, traz o vidro no acabamento.

Motorola Edge 50 UltraO Motorola Edge 50 Ultra tem outras duas cores (preto e peach fuzz) com o material vegan leather. (Foto: Wellington Arruda/TecMundo)Fonte: Wellington Arruda/TecMundo

Por ser o modelo de ponta, ele carrega as especificações mais robustas. Ele é um dos primeiros a trazer o chipset Qualcomm Snapdragon 8s Gen 3, anunciado no mês passado. Em adição, ele terá uma versão aqui no Brasil com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.

No Edge 50 Ultra e no Edge 50 Pro, os consumidores encontram uma bateria com 4.500 mAh de capacidade e carregamento rápido por fio de 125 W. Esses dois modelos ainda trazem carregamento por indução de 50 W e podem fazer o carregamento reverso (também via wireless) com 10 W de potência.

A tela dos modelos Ultra e Pro também carregam as mesmas especificações. A resolução adotada aqui é a Super HD (2712 x 1220p), enquanto a taxa de atualização chega a 144 Hz. Esses dois aparelhos ainda contam com certificação HDR10+ e a Motorola nos contou que estuda incluir o recurso de Ultra HDR, mas ainda não tem uma confirmação.

Mas as semelhanças acabam aí. Enquanto o Edge 50 Pro traz pico de brilho de 2.000 nits e Gorilla Glass 5, o Edge 50 Ultra atinge 2.500 nits e conta com o Gorilla Glass Victus.

Motorola Edge 50 UltraOs novos celulares da Motorola estão divididos em três categorias. (Foto: Wellington Arruda/TecMundo)Fonte: Wellington Arruda/TecMundo

Outros diferenciais do Ultra incluem os padrões de conectividade e rede Wi-Fi 7 e Ultra Wideband (UWB), enquanto o Edge 50 Pro traz o Wi-Fi 6E e não conta com UWB.

Câmera com zoom óptico

Já em câmeras, o Edge 50 Ultra promete alto desempenho em todos os sensores, com resultados consistentes e aproximados entre eles, garante a Motorola. De acordo com Maurício Moisés, gerente sênior de produto de câmeras da Motorola, a proposta é facilitar a captura de imagens para que o processo seja rápido e preciso.

Ele vem com três sensores na parte traseira, sendo que dois possuem estabilização óptica de imagem (OIS):

  • Principal: 50 MP (84,1º, OIS, f/1,68);

  • Ultra-wide e macro: 50 MP (120º, f/2,0);

  • Telefoto: 64 MP (33,4º, OIS, f/2,4) com zoom óptico de 3x.

 

No Edge 50 Ultra, a Motorola inclui uma câmera telefoto com zoom óptico de 3x, mas ele pode atingir até 100x de zoom digital. Os resultados desse zoom todo foram um pouco inconsistentes no contato que tive com o celular, mas a empresa garantiu que ainda está fazendo refinamentos para o lançamento que deve estrear "em breve".

No geral, as fotografias do aparelho se mostraram ricas em detalhes e com cores vibrantes, mas sem "exagerar" na saturação. Segundo a empresa, o foco do aparelho está em entregar um padrão de imagens menos artificial.

O aparelho ainda é capaz de fazer filmagens em até 4K com 60 fps e traz uma câmera frontal de 50 MP (90°, f/1,95 e com foco automático), que pode filmar em até 4K com 30 fps.

Edge 50 Pro é o "irmão do meio"

No Edge 50 Pro, a Motorola trouxe uma experiência aproximada para as câmeras. Ele vem com os seguintes sensores:

  • Principal: 50 MP (81,2º, OIS, f/1,47);

  • Ultra-wide e macro: 13 MP (120º, f/2,2);

  • Telefoto: 10 MP (33,4º, OIS, f/2,0) com zoom óptico de 3x;

  • Frontal: 50 MP (89,3º, f/1,95, foco automático).

A ideia aqui é fornecer um aparelho com preço mais competitivo, porém com mais opções para fotografia, como o autofoco na câmera frontal e a estabilização óptica em dois sensores. Para isso, porém, a Motorola diferencia o hardware dos modelos Ultra e Pro, deixando a experiência mais "rica" no modelo mais caro.

Motorola Edge 50 ProTodos os três novos celulares da linha Motorola Edge 50 contam com o mesmo tamanho de 6,7" na tela. (Foto: Wellington Arruda/TecMundo)Fonte: Wellington Arruda/TecMundo

O Edge 50 Pro é a versão mais indicada para quem busca um intermediário avançado sem atingir a quantia cobrada por aparelhos como o Edge 50 Ultra. Ele vem com um bom conjunto de câmeras, Wi-Fi 6E, tela de boa qualidade e hardware interessante.

Sua ficha técnica inclui o chipset Snapdragon 7 Gen 3, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Esse modelo está disponível nas cores preto e roxo (em silicon leather), além de traz uma edição com acabamento perolizado.

Edge 50 Fusion

A Motorola reforça, no lançamento, que o design continua sendo um ponto muito importante nos seus aparelhos. No Edge 50 Fusion, a empresa aposta nas cores azul escuro, rosa (vegan suede) e azul claro (vegan leather) — os dois últimos trazem acabamento com texturas.

A tela do Fusion vem com as mesmas 6,7" de tamanho das versões Pro e Ultra, contando com vidro Gorilla Glass 5, resolução 1080p e taxa de atualização de 120 Hz. Para esse modelo, a Motorola incluiu um pico de brilho de 1.600 nits.

Motorola Edge 50 FusionO novo Motorola Edge 50 Fusion já está disponível para compra no Brasil. (Foto: Wellington Arruda/TecMundo)Fonte: Wellington Arruda/TecMundo

Ele ainda vem com o chipset Snapdragon 6 Gen 1, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Já a bateria do modelo é a com maior capacidade dos novos celulares, trazendo 5.000 mAh e carregador com 68 watts de potência — que ainda é bastante rápido, mas não tanto quanto os outros modelos.

No Edge 50 Fusion, a Motorola fez alguns outros cortes em relação aos modelos mais avançados. Por exemplo, ele não traz um sensor telefoto, carregamento por indução e Wi-Fi 6E.

As suas câmeras traseiras contam com um sensor principal de 50 MP (f/1.88) com estabilização óptica de imagem (OIS) e um ultra-wide e macro de 13 MP (f/2.2, 120º). Já a câmera frontal possui 16 MP de resolução.

Ele consegue fazer filmagens em 4K (até 60 fps) e traz modos como o Night Vision (noturno), Estabilização Horizontal, profissional, de exposição e outros.

Hello UX e atualizações

Os novos celulares da linha Motorola Edge 50 também estreiam a interface Hello UX. Ela é bem parecida com a anterior, mas a empresa reforça uma experiência mais "intuitiva e personalizada". Vale notar que os tradicionais gestos e atalhos continuam na linha.

Quanto a política de atualizações, por outro lado, a Motorola segue atrás de concorrentes como a Samsung, que recentemente anunciou que a linha Galaxy S24 terá 7 anos de atualizações de sistema operacional.

No caso da Motorola, os três dispositivos serão atualizados da seguinte forma:

  • Edge 50 Fusion: 2 atualizações do Android (até o Android 16) e 3 anos de atualizações de segurança;

  • Edge 50 Pro: 3 atualizações do Android (até o Android 17) e 4 anos de atualizações de segurança;

  • Edge 50 Ultra: 3 atualizações do Android (até o Android 17) e 4 anos de atualizações de segurança.

*O jornalista viajou para Tulum, no México, a convite da Motorola.

Cupom Motorola

Aplique o Cupom Motorola e economize em suas compras no site oficial da marca!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.