Snapdragon 7+ Gen 3: chipset traz IA generativa e melhorias em jogos para celulares

2 min de leitura
Imagem de: Snapdragon 7+ Gen 3: chipset traz IA generativa e melhorias em jogos para celulares
Imagem: Qualcomm/Divulgação

O mercado de celulares acaba de ganhar um novo chipset que promete entregar melhores experiências no segmento de modelos intermediários mais avançados. Nesta quinta-feira (21), a Qualcomm anunciou o lançamento do novo Snapdragon 7+ Gen 3 (4nm), que estreia recursos de inteligência artificial (IA) generativa na linha.

O "+" no nome do chipset indica que, na linha Snapdragon 7 atual, ele é o que fornece mais recursos e performance enquanto consome menos energia. Segundo a empresa, ele oferece melhorias em IA, câmeras, jogos, som e conectividade.

A proposta do chipset, segundo a Qualcomm, é trazer funções de IA generativa rodando nos próprios dispositivos. Entre elas estão melhores assistentes virtuais e geração de imagens. Ele conta com suporte dos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) Baichuan-7B, Llama 2, Gemini Nano e Zhipu ChatGLM.

Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 3A Qualcomm posiciona o Snapdragon 7+ Gen 3 como um chipset para celulares avançados.

Os primeiros celulares que contarão com o novo hardware devem chegar ao mercado "nos próximos meses", com marcas como Realme, OnePlus e Sharp já confirmadas para adotá-lo.

O que o Snapdragon 7+ Gen 3 tem de bom?

Em comparação com o Snapdragon 7+ Gen 2, o novo Snapdragon 7+ Gen 3 tem um ganho de 15% na CPU (segundo o teste multi thread do Geekbench 6) e de 45% na GPU (rodando o teste GFX Aztec com resolução 1080p). O chipset ainda promete uma melhoria de 5% em eficiência energética quando comparado com o modelo anterior.

  • CPU (64-bit): 1 núcleo principal de até 2,8 GHz (Cortex-X4), 4 núcleos de performance (até 2,6 GHz) e 3 núcleos de eficiência (até 1,9 GHz).

Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 3O novo Qualcomm Snapdragon 7+ Gen 3 deve entregar melhorias significativas para as câmeras dos celulares.

A Qualcomm adicionou outras melhorias importantes em diferentes áreas. Ele traz, por exemplo, conectividade Wi-Fi 7 pela primeira vez nesta linha — uma cortesia do chip FastConnect 7800, que pode atingir velocidades de até 6,3 Gbps. Também está incluso o chip X63 para o 5G, o mesmo utilizado no Snapdragon 7 Gen 3 padrão.

Para os jogos, ele traz um recurso chamado Game Post Processing Accelerator, que traz melhorias em bloom, profundidade de campo e motion blur. Outra adição é a do Adreno Frame Engine 2.0, que promete melhorar a qualidade do conteúdo reproduzido sem drenar a bateria.

Já em fotografia, o Snapdragon 7+ Gen 3 traz o processador de sinal de imagem (ISP) de 18-bit, processamento otimizado de até 12 camadas individuais em uma cena (em tempo real) e melhorias para fotografias em cenários de baixa iluminação. Ele ainda traz suporte para sensores de câmera de até 200 MP, assim como a versão padrão, Ultra HDR e captura de vídeos em HDR (HDR10+, HDR10, HLG e Dolby Vision).

Achou o conteúdo útil? Então, continue de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre os últimos lançamentos em tecnologia. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.