Descubra como tirar vírus do celular Samsung

2 min de leitura
Imagem de: Descubra como tirar vírus do celular Samsung
Imagem: GettyImages

Assim como nos computadores, os celulares Samsung também correm o risco de serem contaminados com vírus em seus sistemas. Eles podem infectar o aparelho através de links, sites e aplicativos maliciosos, e causar muita dor de cabeça para seus usuários, como o roubo de dados e até mesmo comprometer o seu funcionamento correto.

Mas, assim como também ocorre nos PCs, há uma série de alternativas para remover e lidar com o problema. Elas variam desde o uso de antivírus para o seu Android, até comandos que podem ajudar a tirar programas maliciosos do seu smartphone da Samsung.

E para te ajudar nisso, hoje te apresentamos algumas alternativas para tirar vírus do celular Samsung. Confira

Opção 1. Instale um antivírus no seu celular

A principal alternativa para remover um app malicioso do seu aparelho Samsung é instalar um antivírus. Como o próprio nome sugere, são softwares cujo intuito é justamente combater sistemas maliciosos no smartphone, removendo aplicativos e, em alguns casos, ajudando na otimização da performance do seu Samsung.

Entre os principais antivírus para Android estão:

O AVG é um dos antivírus mais utilizados em aparelhos da SamsungO AVG é um dos antivírus mais utilizados em aparelhos da SamsungFonte:  Reprodução / TecMundo 

Opção 2. Use o Google Play Protect

O Google Play Protect é uma ferramenta nativa da loja de aplicativos do Android, que verifica se um software possui um conteúdo malicioso que pode prejudicar o seu aparelho. Ele também traz um comando de varredura, que verifica se há algum app malicioso que foi instalado e está rodando no seu aparelho.

Para fazer este procedimento de segurança, siga o passo a passo:

1. No seu smartphone, abra o app da Google Play;

2. Na página principal do Google Play, toque na sua foto de perfil, que fica localizada no topo da tela, à direita, como mostra a imagem abaixo;

A imagem do seu perfil fica no topo da telaA imagem do seu perfil fica no topo da telaFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Em seguida, aperte na opção "Play Protect";

Aperte na opção "Play Protect"Aperte na opção "Play Protect"Fonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Depois, aperte em "Verificar";

Aperte em "Verificar" para começar a varreduraAperte em "Verificar" para começar a varreduraFonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Espere até que a ferramenta faça toda a varredura e, ao final do processo, mostre se há algum app malicioso ou não.

Opção 3. Formate o seu celular Samsung

Se mesmo depois de instalar um antivírus, e fazer outros procedimentos manuais, o seu aparelho continua contaminado, a última solução é formatá-lo. Com isso, ele voltará para as configurações de fábrica – ou seja, como se tivesse sendo utilizado pela primeira vez. Com isso o vírus será removido do sistema, junto com outros apps, arquivos, dados, etc.

As vezes a solução para remover um vírus do seu celular é a formatação do sistema aparelhoAs vezes a solução para remover um vírus do seu celular é a formatação do sistema aparelhoFonte:  GettyImages 

Vale lembrar que, o recomendado é que você esteja com o backup em dia, uma vez que, como dito anteriormente, ele irá apagar tudo do seu smartphone. Sendo assim, é recomendado que você verifique o status do salvamento dos seus dados antes de iniciar o processo de formatação.

Agora que você já sabe como tirar vírus do celular Samsung, não precisa mais ficar desesperado quando ele apresentar algum sintoma.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal para manter-se atualizado sobre tecnologia, mercado e entretenimento. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.