Galaxy S24 Ultra: celular com IA da Samsung impressiona, mas ele convence? Veja o review

15 min de leitura
Imagem de: Galaxy S24 Ultra: celular com IA da Samsung impressiona, mas ele convence? Veja o review
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No ano passado nós chamamos o Galaxy S23 Ultra de "o celular definitivo da Samsung", e o novo Galaxy S24 Ultra aqueceu ainda mais essa discussão. Afinal, o que melhorar quando o hardware do seu produto já é muito bom?

A aposta da vez da Samsung está no software e no novo sistema de inteligência artificial Galaxy AI. Combinando os avanços naturais de hardware do S24 Ultra com novos recursos, o celular continua com aquela pegada de trazer um alto nível de experiência para o consumidor — mas com um propósito um pouco mais claro, explorando melhor o que ele tem a oferecer.

E eu sei que o ano só começou, nós ainda estamos em janeiro. Mas o Galaxy S24 Ultra tem tudo para ser o melhor celular de 2024.

Design — agora de titânio

A Samsung adota uma estratégia bem clara no Galaxy S24 Ultra e ela se mostra estável. Desde a primeira versão do "Ultra", a empresa tende a incluir o que há de mais moderno nessa linha premium.

O novo modelo, por exemplo, tem um visual muito similar ao anterior, mas com alguns refinamentos e novas cores: cinza, preto, violeta, creme, azul, verde e laranja (as três últimas são exclusivas da loja online da empresa). Ele aposta em cantos mais retos nas laterais e a sua tela abandona de vez os cantos curvos, além de contar com bordas mais finas.

No S22 Ultra, esses cantinhos da tela eram mais curvos, algo que foi reduzido no S23 Ultra. Agora, o aparelho traz uma tela declaradamente plana — e que, para mim, foi um acerto.

Galaxy S24 UltraO Galaxy S24 Ultra traz visual muito parecido com o do S23 Ultra. (Foto: Gustavo Katsumi/TecMundo)

Tirando isso, o visual do aparelho é bastante similar ao da geração anterior. Ou seja, nós temos um celular bem grande e que pesa cerca de 232 gramas. Ele também segue com recursos como a certificação IP68 contra água e a caneta S Pen, que não sofreu nenhuma alteração em relação ao último modelo. Ainda vale considerar que, apesar disso, ele está milimetricamente mais fino que o S23 Ultra.

Confira um comparativo rápido de dimensões e peso entre as duas gerações:

  • Galaxy S24 Ultra: 162.3 x 79 x 8.6 mm, 232g.
  • Galaxy S23 Ultra: 163.4 x 78.1 x 8.9 mm, 234g.

Só que existe uma outra diferença no visual do S24 Ultra. Seguindo o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, o novo celular da Samsung agora tem o titânio em sua moldura. A pegada é bem parecida com a do celular da Apple e é confortável, apesar de ser um aparelho grande.

Galaxy S24 UltraLaterais do Galaxy S24 Ultra são feitas de titânio. (Foto: Gustavo Katsumi/TecMundo)

Tirando isso, a posição dos botões é a mesma do S23 Ultra e o esquema de câmeras também. Para não falar que eles não mudaram nenhuma outra coisa, a saída inferior de som agora traz uma "faixa", e não uma "grade" mais tradicional.

A tela do Galaxy S24 Ultra brilha

Que a Samsung investe em telas de alta qualidade não é nenhum segredo. O Galaxy S24 Ultra mantém o AMOLED Dinâmico com 6,8 polegadas de tamanho e resolução Quad HD+ (3120 x 1440p). Ele segue com a taxa de atualização dinâmica de 1 até 120 Hz, graças ao painel LTPO, e agora chega com o novo vidro Corning Gorilla Glass Armor, que promete ser mais resistente e reduzir reflexos.

A principal mudança na tela, neste ano, está no brilho máximo. O S24 Ultra pode atingir um pico de até 2.600 nits, o que na vida real se traduz em mais legibilidade em cenários ensolarados. Para efeito de comparação, o pico de brilho do S23 Ultra é de 1.750 nits. Eu pude atestar essa novidade em diversos momentos e posso afirmar que essa melhoria ajuda e muito — seja usando a câmera ou lendo alguma coisa.

Galaxy S24 UltraA tela do Galaxy S24 Ultra é uma das mais brilhantes da atualidade. (Foto: Gustavo Katsumi/TecMundo)

Considerando o conjunto, que agora tem esse aspecto mais plano, boas especificações e brilho ainda mais alto, essa é uma das melhores telas para celular do mercado. Falo isso tranquilamente para quem quer, entre outros, assistir e também jogar, ou mesmo para aproveitar o espaço todo com os seus apps, multitarefa e afins.

A Samsung manteve o leitor de impressões digitais ultrassônico, que é realmente muito rápido, na tela do aparelho. O do S23 Ultra também não fica para trás, mas eu achei legal destacar isso por aqui.

Só um detalhe bem rápido: se você é do tipo que não gosta muito de usar o brilho automático, é bom ficar de olho quando for para a rua. Se o brilho estiver muito baixo, fica praticamente impossível ver o que está na tela. Da mesma forma que ela fica bem brilhante, ela também pode ficar bem escura.

Desempenho já esperado

Não somente a Samsung, mas outros fabricantes já atingiram um certo nível de maturidade quando estamos falando de hardware. E o S24 Ultra não tinha muito como fugir disso. Por outro lado, nós temos algumas melhorias.

Ele não é o primeiro celular do mercado com o chipset Snapdragon 8 Gen 3, mas traz esse upgrade. O S24 Ultra ainda tem 12 GB de RAM e uma nova câmara de vapor, para dissipar o calor, que é quase duas vezes maior que a do S23 Ultra.

  • Processador: Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm) de 8 núcleos (até 3.39 GHz)
  • GPU: Adreno 750

Galaxy S24 UltraJogos funcionam com alta qualidade no Galaxy S24 Ultra. (Foto: Gustavo Katsumi/TecMundo)

Sendo bem honesto, eu não notei uma diferença muito grande entre o novo celular e o S23 Ultra para atividades mais cotidianas. Mas esse aqui é um dos celulares Android mais fluidos que temos hoje no mercado e com desempenho de sobra para trabalhar, executar apps rapidamente, navegar e até mesmo jogar.

Ele chega ao mercado com o Android 14 e One UI 6.1, que introduz diversos novos recursos.

Bateria com mais fôlego

Na bateria, a empresa foi um pouco mais conservadora e manteve os 5.000 mAh de capacidade, com suporte a carregamento rápido de 45 watts. Aqui no Brasil, ela envia um carregador de 25 W na caixa de toda a linha S24. No S24 Ultra, há suporte para carregamento sem fio de 15 W e carregamento reverso, também wireless, de 4,5 W.

A autonomia de bateria depende muito de como todos nós usamos os nossos celulares. Aqui comigo, algo que notei do S23 Ultra para o S24 Ultra é que não precisei me preocupar em dar uma "segurada" na resolução.

No modelo do ano passado eu optei pela resolução Full HD+ na maior parte do tempo para poupar energia, mas neste ano eu atingi ótimos números usando a QHD+. A minha média de tela ligada foi de 6h a 7h, sobrando de 30% a 40% no final do dia, por volta das 23h.

Galaxy S24 UltraAutonomia de bateria é boa no Galaxy S24 Ultra. (Foto: Gustavo Katsumi/TecMundo)

Isso se dá, entre outros, pelo bom gerenciamento de energia do celular e do Android. Comparando com o iPhone 15 Pro Max, o Galaxy S23 Ultra parece ter mais "fôlego". Com ele, em uso moderado, é possível usá-lo por até um dia e meio bem tranquilo.

A descarga média que eu tive com conteúdo por streaming, seja do YouTube, Netflix, Disney+ e outros apps foi de -4% por hora. Com jogos ela foi mais variada, passando de -7% para -8% por hora, dependendo do título.

Inteligência Artificial e software

A grande estrela do Galaxy S24 Ultra é a inteligência artificial e o sistema Galaxy AI. A empresa tem batido nessa tecla de que não adianta muito apostar em um hardware mega poderoso, como com 24 GB de RAM, se não existem muitas experiências boas de software.

Esse é o foco da nova geração: o software. E é normal desconfiar se todos esses recursos funcionam realmente muito bem no mundo real, ou mesmo se eles são úteis no cotidiano. Então eu vou começar por um que é ótimo, mas não é exatamente novo: o Circule para Pesquisar com Google.

Ressuscitando o Google Now on Tap e funcionando de forma semelhante ao Google Lens, só que muito mais facilitado, o recurso permite que você faça buscas por qualquer coisa que estiver aparecendo na tela do celular. Seja uma foto, um vídeo, um post em uma rede social, algum produto, um local turístico, uma paisagem e muito mais.

É só tocar e segurar no botão Home (ou na barra de navegação) e esperar o celular "congelar" o conteúdo da tela. Aí você pode selecionar o objeto que quiser utilizando o dedo ou a S Pen.

Galaxy S24 UltraO recurso Circule Para Pesquisar está disponível em toda a linha Galaxy S24. (Foto: Gustavo Katsumi/TecMundo)

Outro recurso que é útil para a minha rotina está no Gravador de Voz. Ele agora pode transcrever o conteúdo de uma gravação e também traduzi-lo, além de criar resumos do que foi falado. Ele ainda traz a capacidade de navegar pelo áudio tocando no texto. Mas o app não deixa você pegar uma gravação feita em outro dispositivo e transcrever no Galaxy, o que eu vejo como uma limitação chata que poderia ser retirada.

Já no app de Notas da Samsung, existem alguns adicionais mais completos. Ele pode formatar o seu texto e deixar tudo mais organizado, corrigir a ortografia, traduzir o conteúdo, criar resumos e mais.

Eu não sou o maior fã do teclado da Samsung, mas ele recebeu boas novidades. Entre elas, podemos destacar que agora é possível traduzir mensagens automaticamente em qualquer app. Ele também é capaz de sugerir diferentes estilos de textos para a sua mensagem e até corrigir a gramática.

A tradução funciona mesmo em qualquer app, como no WhatsApp, mas nem sempre é muito contextual. Por exemplo, ela não entende quando você está escrevendo uma pergunta, a menos que você, de fato, inclua uma interrogação.

Outro app que eu não costumo usar muito é o navegador Samsung Internet, que agora pode gerar resumos rápidos de textos longos e também traduzi-los. Coisa simples, mas vale testar.

Mas tem um recurso que chamou a minha atenção neste lançamento. A linha Galaxy S24 agora pode transformar qualquer vídeo em um vídeo em câmera lenta — com 120 quadros por segundo. E você pode só dar uma espiadinha para saber como ficaria direto da Galeria, ou mesmo editá-lo e salvá-lo dessa forma.

Na teoria é um negócio maravilhoso, mas na prática eu não achei tão impressionante. E o motivo é simples: você percebe que claramente tem alguma coisa esquisita acontecendo com a movimentação.

Colocando lado a lado um arquivo original com um em câmera lenta gerado por IA, é fácil identificar qual é qual:

A Samsung explica que o software gera quadros entre os quadros reais, e aí o vídeo fica em câmera lenta. Mas é muito perceptível que a movimentação não é tão fluida. Eu acredito que isso possa melhorar com algumas atualizações, e aí sim nós teremos uma função mais interessante.

Já no campo da fotografia, o celular pode fazer edições mais avançadas. O removedor de objetos, por exemplo, consegue remover sombras e também reflexos nas imagens. Você também pode selecionar uma pessoa ou objeto, recortar, redimensionar e posicionar em algum outro lugar da imagem.

Caso você queira ajustar a orientação de uma fotografia, o celular pode gerar os espaços que seriam cortados com a movimentação. Eu testei por aqui e funcionou legal, mas sempre tem a chance da IA deixar as coisas distorcidas.

Foto gerada por IA Galaxy S24Foto gerada por IA com o Galaxy S24 Ultra. (Foto: Wellington Arruda/TecMundo)Fonte: Wellington Arruda/TecMundo

Também existem algumas coisinhas menores. Por exemplo, o celular agora pode gerar papéis de parede utilizando IA, ainda que o usuário não tenha muita liberdade para isso. Mas vale notar que toda imagem manipulada por IA gerada pelo celular ganha aquele ícone das estrelinhas. E que você também pode remover esse mesmo ícone fazendo um corte na imagem pelo próprio celular, caso queira — a Samsung explica que adicionou informações sobre tais edições nos metadados dos arquivos.

Alguns recursos eu realmente não pude testar na prática. São eles o modo Intérprete, para que você converse com outras pessoas em outros idiomas ao vivo, e a tradução simultânea por voz e texto durante ligações.

Samsung e Google: parceiros de IA

Muitas dessas tecnologias de IA têm a assinatura do Google. As duas empresas são grandes parceiras, então diversos desses recursos também estão disponíveis na linha Pixel de celulares.

O que roda "escondido" no celular da Samsung é o grande modelo de linguagem (LLM, Large Language Model, ou "grande modelo de linguagem" em tradução) Gemini Nano, do Google, que está presente no Pixel 8 Pro. Além disso, algumas dessas funções utilizam os mecanismos do Google Cloud, como as de edição generativa de imagem.

O Galaxy S24 traz o Gemini Nano, grande modelo de linguagem do Google.

Mas algo que me preocupa um pouco é o fato de que a Samsung pode cobrar, no futuro, por recursos de IA nos seus celulares. A declaração recente da companhia afirma que, pelo menos até 2025, tudo será gratuito. Mas e depois? Isso ainda está incerto, mas torço para que não cobrem nenhum adicional, como algum tipo de assinatura.

E, mais uma vez, considerando que os recursos são baseados em software, eles também chegarão a celulares "antigos". Mas isso acaba não sendo muito empolgante, já que a compatibilidade vai somente até modelos lançados em 2023.

Eu só não entendi uma coisa: por que o assistente virtual Bixby não recebeu nenhuma melhoria direta com base em inteligência artificial? Bom, eu tenho uma teoria. Como Google e Samsung estão super parceiras nessa nova empreitada, é bem provável que o mais favorecido aqui seja o Google Assistente com Bard.

A atualização foi anunciada no final do ano passado e o Google disse que estaria disponível para todo mundo "nos próximos meses". Cá estamos, nos "meses seguintes", e a linha Galaxy S24 já foi lançada. É bem provável que vejamos alguma novidade logo, logo.

Câmeras potentes no Galaxy S24 Ultra

As câmeras do Galaxy S24 Ultra se comportam de forma parecida com as do S23 Ultra. Com exceção de uma única lente, todo o conjunto repete as especificações do ano passado. Ou seja, temos uma câmera principal com 200 MP, uma de ângulo aberto com 12 MP e a de zoom óptico de 3x com 10 MP.

  • Ultra-wide: 12 MP (f/2.2, 120º)
  • Principal: 200 MP (f/1.7, 85º)
  • Telefoto: 50 MP (f/3.4, zoom de 5x)
  • Telefoto: 10 MP (f/2.3, zoom de 3x)
  • Selfie: 12 MP (f/2.2, 80º)

A novidade aqui está na câmera telefoto com zoom óptico de 5x, assim como no iPhone 15 Pro Max. Por causa disso, o celular perde a capacidade de fazer fotografias com zoom óptico de 10x, o que a empresa promete compensar com uma maior quantidade de pixels, já que ela possui 50 MP.

Aquele comportamento "de sempre" se repete aqui no S24 Ultra. O celular captura uma ampla gama de cores com as suas câmeras, adiciona mais contraste e preserva muitos detalhes com quase todas as câmeras em diferentes cenários.

No lançamento, a Samsung bateu na tecla de que a inteligência artificial é explorada pelas câmeras do celular. Ela traz como novidade o "ProVisual Engine", que é um conjunto de recursos alimentados por IA. Ele inclui melhorias no sistema de zoom, Super HDR e também para gravação de vídeos.

Na prática, o S24 Ultra continua representando uma opção bastante completa para quem quer fazer fotos ou vídeos. Não só por causa das lentes, mas também pelos modos manuais, você encontra equilíbrio e versatilidade.

Ou seja, apesar de não existir um salto gigantesco entre essa geração e a última, o novo modelo entrega melhorias legais baseadas no software. Um exemplo são as melhorias feitas para que as fotos tenham maior qualidade em apps como Instagram e Snapchat.

No geral, ele ainda costuma fazer fotos brilhantes e com cores mais claras, mas é menos exagerado no pós-processamento, o que preserva aspectos mais naturais de cores e sombras.

Eu confesso que utilizei com mais frequência a lente com zoom telefoto de 5x do que a do ano anterior, de 10x. Ela faz ótimos registros e até se equipara aos outros sensores, e inclusive consegue gravar vídeos em resolução 8K — normalmente eu deixo essa resolução de lado e foco na estabilidade entregue em 4K. Mas a estabilização parece sofrer um pouco para alcançar essa distância durante os vídeos.

O sensor que continua empolgando pouco no conjunto é o de ângulo mais aberto. Especialmente em cenários de baixa iluminação, as cores ficam mais lavadas e grande parte dos detalhes são reduzidos.

E o app de câmera está mais organizado. Mas essa não é, porém, uma vantagem exclusiva: a One UI 6 garante essa nova interface mais prática em outros celulares compatíveis.

O Galaxy S24 Ultra vale a pena?

Quer uma tela de altíssima qualidade? Pode apostar no S24 Ultra. Se você prefere alto desempenho, seja para uso geral ou para jogar, o celular dá conta demais. As câmeras também são de alto nível, e os novos recursos de IA são mesmo úteis para o uso diário.

A tela dele oferece uma experiência premium de uso, com um brilho ainda mais alto e reduzindo reflexos. No mundo real isso faz diferença, assim como a bateria que tem apresentado boa autonomia.

A Samsung parece ter dado uma "descansada" na corrida por especificações e números gritantes — como os 200 MP de câmera. Tudo isso, é claro, para favorecer o software. O que é ótimo, já que a linha Galaxy S24 traz o que, para mim, é talvez a novidade mais interessante: eles receberão sete atualizações de Android e sete anos de atualizações de segurança.

Linha Galaxy S24 será atualizada até 2031 — ou até o Android 21.

Esse aqui é um dos celulares mais completos que nós temos agora no mercado. E é bem provável que a Samsung faça atualizações substanciais no futuro, como por exemplo para corrigir o modo "vívido" da tela, que agora parece não surtir nenhum efeito e mantém o aspecto natural das cores.

Vale afirmar que o S24 Ultra é um celular bastante polido, mas que não inaugura uma nova categoria no mercado. Caso você queira experimentar os novos recursos de IA sem pagar tão caro, já que o preço inicial sugerido é de R$ 9.999, vale apostar no S24 ou no S24+. Ou, caso você queira alto desempenho e outros ótimos recursos, o iPhone 15 Pro ou 15 Pro são ótimas opções.

E vale ressaltar que, se você tem um Galaxy S23 Ultra, o seu celular continua sendo ótimo e receberá alguns desses recursos de IA e câmera. Se você vem de um S22 Ultra ou S21 Ultra, o upgrade é mais empolgante.

Mas uma coisa é certa: a parceria entre Samsung e Google tem dado bons frutos e vai movimentar o mercado de celulares em 2024. E é como eu falei lá no começo desta análise: a gente só está no comecinho do ano. Agora é esperar o que outras empresas, como a própria Apple, estão planejando para entrar na competição.

-

Garanta o mais recente lançamento da Samsung!

A nova linha Galaxy S24 traz smartphones Top de linha oferecendo qualidade e desempenho. Aproveite as ofertas de pré-estreia e garanta seu Galaxy S24 com desconto e o dobro de memória!

Galaxy S24 

17% off
Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S24, 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S24, 256 GB

Aproveite o mais novo lançamento da Samsung! O Galaxy S24 possui tela de 6.2", 8GB de RAM, 256GB, câmera tripla traseira de 50MP +12MP + 10MP, tradução simultânea de voz e texto por IA, e mais. 


R$ 6.499,00

Galaxy S24 Plus

21% off
Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S24 Plus, 512 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S24 Plus, 512 GB

Aproveite o mais novo lançamento da Samsung! O Galaxy S24 Plus possui tela de 6.7", 12GB de RAM, 512GB, câmera tripla traseira de 50MP +12MP + 10MP, tradução simultânea de voz e texto por IA, e mais. 

R$ 7.999,00

Galaxy S24 Ultra

18% off
Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S24 Ultra, 512 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S24 Ultra, 512 GB

Aproveite o mais novo lançamento Top de linha da Samsung! O Galaxy S24 Ultra possui tela de 6.8", 12GB de RAM, 512GB, câmera quadrupla traseira de 200MP + 50MP +12MP + 10MP;, tradução simultânea de voz e texto por IA, e mais para aproveitar. 

R$ 10.999,00

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.