Galaxy M34 tem desempenho fraco, mas boa bateria; veja o review

5 min de leitura
Imagem de: Galaxy M34 tem desempenho fraco, mas boa bateria; veja o review
Imagem: TecMundo

O Galaxy M34, celular intermediário da Samsung foi lançado em setembro de 2023 no Brasil. Apesar de parecer modesto, tem um grande destaque: a bateria poderosa de 6000 mAhEu testei o M34 por algumas semanas e posso dizer que o celular não fez feio, principalmente nas tarefas do dia a dia.

Gosto de destacar que o Galaxy M34 é um celular simples, feito para as tarefas mais básicas, ou seja, para um público nada exigente. Se você busca um smartphone rápido, que não esquente ou não trave, o ideal é procurar por modelos intermediários ou mais avançados.

Galaxy M34 tem Design bonito, mas com muitas bordas

O design do Galaxy M34 é bem simples. Ele lembra bastante o visual das linhas A e S de 2023, com o mesmo conjunto de câmeras sem molduras na traseira. A diferença fica por conta do notch em formato de gota e nas bordas um pouco mais robustas, o que incomoda quem curte celulares com bordas mais fininhas na tela.

O Galaxy M34 é um celular grande e até um pouco pesado, mas nada que incomode na hora de segurar ou passar um bom tempo consumindo algum tipo de mídia. Por outro lado, confesso que ele deu umas leves escorregadas da minha mão, mas isso é algo que pode ser facilmente resolvido com uma capa.

Se tem uma coisa que esse celular é, é bonito. O modelo que testei veio na cor azul, mas é um tom brilhante que dá um charme ao celular. Chega a dar pena de colocar uma capinha, porém, o ponto negativo aqui é que ele fica engordurado e com marcas de dedo facilmente, então, acaba sendo inevitável proteger o Galaxy M34.

Galaxy M34O Galaxy M34 fica engordurado facilmente

Tela do Galaxy M34 tem boa qualidade

A tela também é um ponto forte do Galaxy M34. Ela conta com 6,5 polegadas e display Super AMOLED com resolução Full HD+, que garante uma qualidade boa, até mesmo para um celular mais básico.

O brilho de 1.000 nits também ajuda em ambientes bem iluminados, ou seja, você não vai passar perrengue em um dia de sol, por exemplo. Assistir a conteúdos no M34 também é uma boa experiência, já que as cores são bem brilhantes e não ficam com aquele aspecto mais lavado. 

Tela do Galaxy M34A tela do Galaxy M34 tem boa qualidade

O ponto negativo é a ausência do suporte a HDR, mas como esse é um celular mais básico, com uma boa tela, nem dá para exigir tanto assim. E a qualidade realmente compensa pelo preço.

O Galaxy M34 brilha na bateria

E foi o quesito bateria que o Galaxy M34 brilhou! Enquanto para alguns celulares esse é um grande problema, aqui, é o principal destaque. Ele conta com 6.000 mAh que me garantiram dois dias longe das tomadas usando apenas redes sociais, um pouco de streaming e alguns jogos leves. 

Já quando comecei a usar jogos mais pesados, essa autonomia diminuiu um pouco, mas ainda consegui ficar usando tranquilamente por um dia inteiro, chegando a cerca de 30% de bateria no final da noite.

Por outro lado, o carregamento deixa um pouco a desejar. O carregador de 15 watts levou cerca de duas horas e dez minutos para fazer com que o M34 chegasse a 100%. É um ponto muito negativo? Não, mas se você é desses que deixa para carregar o telefone de última hora, pode acabar não conseguindo sair de casa com a carga completa.

Desempenho do Galaxy M34

É bom começar esse tópico destacando que o Galaxy M34 é um celular intermediário básico, ou seja, não espere um desempenho excelente em tarefas mais pesadas. O processador dele é o Exynos 1280 que conta com 8 núcleos.

Além disso, o M34 chega com 6 GB de memória RAM, podendo adicionar mais 6 GB com o recurso RAM Plus da Samsung. O detalhe é que, caso você faça esse acréscimo, a memória de 128 GB acaba sendo um pouco reduzida.

Aplicativos de redes sociais, mensageiros e coisas do dia a dia rodam muito bem, obrigada. O sistema é fluido, até mesmo com vários programas abertos simultaneamente, então se você busca um celular para o dia a dia, ele é ótimo. Além disso, jogos leves como Coin Master e Candy Crush também rodam sem muito esforço no M34.

Já quando fui testar o game Genshin Impact, o M34 decepcionou. Antes mesmo de abrir, enquanto fazia o download, o celular já mostrava sinais de esforço, travando e esquentando bastante. 

Se você curte ouvir músicas no alto-falante, o M34 também não decepciona. O som é bem nítido, até mesmo nos volumes mais altos. E pasmem, ele conta com entrada para fones de ouvido de 3,5mm, algo raro hoje em dia.

Galaxy M34O Galaxy M34 tem entrada para fones de ouvido

Quanto ao sistema operacional, o Galaxy M34 chega com Android 13 com a Samsung One UI 5.1. Ele é super simples e intuitivo, o que faz com que seja indicado para qualquer tipo de usuário.

M34 tem câmeras boas, porém não muito

O Galaxy M34 conta com o seguinte conjunto: câmera principal de 50 MP, ultra-wide de 8 MP e macro de 2 MP. Além disso, ele grava vídeos em 4K a 30fps.

Na prática, o Galaxy M34 garantiu ótimas fotos durante o dia, com cores bem fiéis. Porém, conforme a luz do ambiente vai diminuindo, a qualidade das fotos também cai, com as imagens ficando pixeladas, em baixa qualidade. O que é algo esperado de um celular como este.

Outro ponto fraco é o zoom. Apesar de chegar bem longe, é praticamente impossível entender o que está acontecendo na imagem. As fotos saem bem pixeladas e aí, sim, as cores ficam com aquele aspecto lavado. Definitivamente não vale a pena tirar fotos de longe com o Galaxy M34.

As selfies ao ar livre seguem o mesmo padrão. A câmera de 13 MP deixa as imagens bem nítidas em ambientes com boa iluminação e o modo retrato cumpre o seu papel recortando bem o objeto principal da foto. O problema é que, quando cai a iluminação, consequentemente, cai a qualidade. E vale destacar aqui que, com a câmera frontal, só é possível gravar vídeos nas resoluções HD ou Full HD.

O Galaxy M34 vale a pena?

Resumindo: bateria que não te deixa na mão, tela de qualidade, conjunto de câmeras que dá para o gasto e um desempenho bom para um celular intermediário básico. Se você busca essas características e é um usuário não muito exigente, o Galaxy M34 é uma boa opção. 

Caso você queira um celular com um desempenho melhor, posso te indicar o Galaxy A54 ou até mesmo o M54, que são bons modelos com pouquíssimas diferenças entre si, como, por exemplo, a qualidade do som.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.