Seu celular está com os dias contados: qual é a vida útil de um smartphone?

4 min de leitura
Imagem de: Seu celular está com os dias contados: qual é a vida útil de um smartphone?
Imagem: GettyImages

De acordo com uma pesquisa realizada em abril deste ano pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcia), a média de smartphones por habitante no Brasil é de 1,2.

Isso significa que existem pelo menos 249 milhões de celulares inteligentes sendo utilizados em todo o território nacional diariamente. Esse dado é bastante interessante e revela que a maioria da população está engajada nas principais tendências tecnológicas, utilizando seu smartphone para diversas atividades.

E por ser constantemente aproveitado todos os dias, é comum que seu desgaste natural vá acontecendo de forma gradativa. Mas você sabe qual é a vida útil de um smartphone? Confira todos os detalhes sobre esse assunto logo abaixo!

Atualmente, a maioria das pessoas também utiliza seus respectivos celulares para fazer pagamentos, anotar listas e acessar redes sociais. (Getty Images/Reprodução)Atualmente, a maioria das pessoas também utiliza seus respectivos celulares para fazer pagamentos, anotar listas e acessar redes sociais. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Qual o tempo ideal para trocar de celular?

Se antigamente as pessoas buscavam um celular que fosse útil para fazer e receber ligações, enviar SMS e ainda tirar algumas fotos, hoje em dia é necessário que os aparelhos sejam velozes, tenham suporte às principais tecnologias do momento, como as redes RG e consigam armazenar muitos dados de uma única vez.

Considerando todos os cenários, qual seria o tempo ideal para trocar de celular? A resposta para essa pergunta é: depende. Depende muito do modelo que o seu celular possui, a marca, se o celular foi comprado novo, se tem um bom processador e se seu espaço de armazenamento é satisfatório.

Em média, recomenda-se que haja uma troca de dispositivo depois de 18 meses, o que dá mais ou menos 1 ano e meio. Após esse período, o smartphone poderá apresentar desgaste em seu tempo de resposta, podendo travar com mais frequência e oferecer um desempenho mais baixo.

Contudo, existem modelos que conseguem ir longe. Vale destacar ainda que o mercado de tecnologia e eletrônicos sempre irá caminhar na direção das novas tendências.

Sendo assim, as companhias seguirão trabalhando constantemente em melhorias no sistema operacional e em mais funções – mesmo após o imediato lançamento de um novo modelo.

Em média, considerando a maioria dos smartphones, a vida útil dos celulares é de 1 ano e meio. (Getty Images/Reprodução)Em média, considerando a maioria dos smartphones, a vida útil dos celulares é de 1 ano e meio. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Logo, é possível que as tecnologias que cheguem em seguida façam com que muitas pessoas acreditem que a vida útil de seus celulares esteja com os dias contados. Porém, isso poderá acontecer apenas em escala de comparação.

O que é preciso ficar atento é aos pontos-chave do smartphone. Se ele demora para abrir aplicativos, tem episódios constantes de lentidão e trava com frequência, você terá sinais de que a vida útil dele está acabando. Nesses casos, investir em novidades pode ser uma solução.

Qual marca de celular tem a maior vida útil?

Existem marcas que são reconhecidas no mercado de eletrônicos por oferecer aparelhos robustos, que estão no topo de linha. Para entender melhor as opções, é preciso lembrar dos tipos de smartphones, cujos preços também variam de acordo com suas especificidades.

Há os celulares de entrada, que são mais simples e possuem um tempo de vida útil estimado em até um ano, como o Moto G7 Play, da Motorola. Após esse período, suas funções podem apresentar desgaste.

Na sequência, estão os smartphones intermediários, com preços mais acessíveis e vida útil variável de 18 meses a 24 meses, ou seja até dois anos. Um bom exemplo é o Xiaomi Redmi Note 8, da Xiaomi.

Logo depois, estão os aparelhos conhecidos como intermediário premium, cujos modelos são eficientes e quase no topo de linha, incluindo o Samsung Galaxy M51, da Samsung. No geral, apresentam processadores mais avançados e têm preços mais elevados. Sua vida útil costuma chegar a até três anos.

A vida útil de cada categoria dos smartphones pode variar bastante de acordo com o modelo e marca. (Getty Images/Reprodução)A vida útil de cada categoria dos smartphones pode variar bastante de acordo com o modelo e marca. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Por fim, estão os dispositivos no topo de linha, que possuem o melhor da tecnologia disponível no momento. Aqui podem ser citados os iPhones, da Apple, e Galaxy S23, da Samsung.

Com preços ainda mais elevados que os intermediários premium, esses smartphones podem ultrapassar a marca de 4 anos de vida útil. É comum, porém, que durem muito mais do que isso, caso seus usuários sejam cuidadosos.

Quanto tempo dura em média um iPhone?

Conforme citado anteriormente, os iPhones são considerados aparelhos topo de linha. Sendo assim, é comum que sua vida útil seja bastante elevada, podendo chegar a pouco mais de 4 anos de durabilidade.

Na internet, não é difícil encontrar relatos de pessoas que utilizam modelos mais antigos e que ainda atendem suas necessidades.

É possível que esses dispositivos lançados há bastante tempo já apresentem maior lentidão. Mesmo assim, seu processador ainda consegue ser ágil e fornecer um bom tempo de resposta aos usuários. Infelizmente, alguns deles acabam não recebendo novas atualizações e suporte, como à tecnologia 5G.

Recentemente, a Apple lançou o iOS 17, uma atualização aprimorada de seu sistema operacional, deixando até mesmo os iPhones mais antigos com todas as suas principais novidades.

Quanto tempo dura em média um celular Samsung?

No geral, os smartphones da Samsung também possuem bom tempo de vida útil. Há modelos que se encaixam na categoria de intermediário premium e outros que são topo de linha. Sendo assim, a média de durabilidade é de 3 anos e meio.

É recomendável pesquisar bastante sobre a vida útil de um smartphone antes de efetivar uma compra. (Getty Images/Reprodução)É recomendável pesquisar bastante sobre a vida útil de um smartphone antes de efetivar uma compra. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Para saber exatamente qual o melhor celular da Samsung recomenda-se pesquisar bastante. Principalmente para saber de todos os detalhes sobre o processador, vantagens, últimas atualizações do sistema operacional Android, a quantidade de espaço de armazenamento interno e muito mais.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para seguir conferindo mais curiosidades e recebendo informações relevantes como essas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.