Testamos o iPhone 15 Pro Max e comparamos com a câmera do Galaxy S23 Ultra

5 min de leitura
Imagem de: Testamos o iPhone 15 Pro Max e comparamos com a câmera do Galaxy S23 Ultra
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

As vendas do novo iPhone 15 já começaram em boa parte do mundo e tem muita gente correndo para comprar o seu. No Brasil, o início da pré-venda acontecerá na próxima quarta-feira (27) com preços a partir de R$ 7,3 mil.

Eu já estou com um iPhone 15 Pro Max em mãos, que é a versão mais potente deste ano e traz novidades como um corpo de titânio, câmera com zoom óptico de 5x e pode gravar vídeos para serem vistos no Apple Vision Pro, por exemplo.

De passagem pela cidade de Nova York, EUA, após a cobertura de um evento da Microsoft — que contou com muitas novidades de Windows e da linha Surface —, aproveitei para dar uma volta e fazer umas fotografias. E também para fazer um rápido comparativo de fotos com o Galaxy S23 Ultra, que possui zoom óptico de até 10x (e o famoso digital de até 100x).

Unboxing speedrun

Assim como nos últimos anos, o unboxing do iPhone tem ficado cada vez mais rápido. Depois de retirar os dois lacres e abrir a caixa, você encontra:

  • O próprio celular;
  • Um cabo USB-C (nas duas pontas) trançado, assim como nos MacBooks;
  • Um adesivo;
  • Guia rápido de instruções e de eSIM (no caso do modelo vendido nos EUA).

O modelo que escolhi foi o iPhone 15 Pro Max na cor titânio azul — que até puxa para o tom preto, dependendo da iluminação. A Apple também vende o celular nas cores titânio natural, branco e preto, todos eles com um aspecto fosco.

iPhone 15 Pro Max: design igual, mas diferente

O visual do novo iPhone não é muito diferente do iPhone 14 Pro Max. A área das câmeras está ligeiramente maior, principalmente no sensor telefoto. A tela também possui bordas menores, mas isso é algo bem difícil de perceber.

Mas existem, sim, mudanças mais perceptíveis. Ele está cerca de 18~19 gramas mais leve e você sente isso, principalmente, por se tratar de um celular grande. A sua estrutura agora é de titânio, diferente do aço inodixável da última geração. A Apple diz que, além de mais leve, o material é mais resistente.

iPhone 15 Pro MaxCor titânio azul do iPhone 15 Pro Max.

Os cantinhos dele, tanto na frontal quanto na traseira, são mais arredondados, em comparação com o formato reto do iPhone 14. Você percebe que isso traz um aspecto mais sutil quando passa o dedo no canto da tela, como quando quer voltar de uma área para outra dentro de algum aplicativo.

A mudança também ajuda na ergonomia. Alinhado ao titânio, os novos iPhone 15 Pro agora parecem escorregar menos das mãos. É uma pegada mais firme, mesmo. Mas as laterais, como a galera percebeu já no dia da apresentação, mostram sim muitas marcas de dedo.

Outra grande mudança nos modelos Pro deste ano foi a troca daquela clássica chavinha para ligar ou desligar o modo silencioso pelo Botão de Ação, que é físico. A Apple te dá nove opções, até então:

  • Modo Silencioso;
  • Modo de Foco;
  • Câmera;
  • Lanterna;
  • Gravação de áudio;
  • Lupa;
  • Atalho (do app Atalhos);
  • Acessibilidade;
  • Ou desativar o botão.

A parte meio chata é que você não pode personalizá-lo do jeito que quiser com diferentes comandos, como apertando uma vez, duas vezes, três vezes e afins. Mas você tem acesso ao app Atalhos, o que pode liberar muitas opções.

USB-C finalmente chega ao iPhone

Mas o que todo mundo tem comentado é o uso do conector USB-C pela primeira vez em um celular da Apple. Ela meio que foi forçada à mudança por causa de leis da Europa, mas isso é ótimo para o consumidor.

Eu até carreguei ele um pouquinho com um carregador da Samsung, mas nada de especial acontece. Ele só carrega e pronto. Esse é um ponto muito bom porque você não precisa mais ficar levando o conector Lightning, que só a Apple usa (ou usava), para todo lugar.

O iPhone 15 Pro possui uma porta USB-C 3, que permite transferência de dados de até 10 Gb/s. Isso é muita coisa e permite, por exemplo, que você grave vídeos e salve diretamente em um SSD externo.

Mas se você quiser usar toda essa potência vai precisar comprar um cabo separadamente, porque o que vem na caixa do celular é USB 2, com velocidades de até 480 Mb/s. Esse, inclusive, é o padrão utilizado na porta USB-C do iPhone 15 e 15 Plus. Conhecendo a Apple do que jeito que a gente conhece, essa aí eu confesso que dava até pra esperar.

O que a tela do iPhone 15 Pro Max tem de especial?

A Apple não arriscou e manteve os mesmos tamanhos de tela dos últimos modelos. Sendo assim, o iPhone 15 e 15 Pro possuem 6,1 polegadas, enquanto os modelos iPhone 15 Plus e 15 Pro Max possuem 6,7 polegadas. Vale notar que as versões Pro são as únicas com recursos como tela sempre ligada e taxa de atualização de 120 Hz.

E essas telas são bem brilhantes. O pico de brilho em ambientes externos é de 2.000 nits, o que facilita bastante para fazer fotografias na rua. Vale considerar que, dessa vez, todos os modelos do iPhone 15 possuem telas OLED com a Dynamic Island, aquele "notch" mais inteligente que chegou no ano passado.

Câmeras: iPhone 15 Pro Max vs Galaxy S23 Ultra

Como eu falei, eu dei uma volta com o novo iPhone e fiz umas fotos bem legais. Ele tem a câmera principal de 48 MP, uma ultra-angular de 12 MP, e outra teleobjetiva de 12 MP que tem zoom óptico 2x e 5x, que é a grande novidade por aqui.

Essa nova câmera com zoom de 5x só está disponível no iPhone 15 Pro Max e ela pode ser usada tanto em fotos quanto em vídeos. Ainda é cedo pra falar se ela é incrível, mas o que eu pude ver, pelo menos nesse primeiro dia usando ele, foi uma qualidade bem legal.

Eu consegui fazer imagens com cores muito vibrantes e tons de pele muito próximos da realidade. O HDR realça bem as imagens, mas sem deixar nada bizarro ou esquisito. Também notei que a troca de câmeras é rápida, e que todos os sensores também são ágeis com objetos em movimento.

Outra coisa que funcionou de forma bem rápida foi o ajuste automático do sensor na hora de reconhecer cenas. Se o iPhone reconhece um prato ou uma flor, por exemplo, ajusta automaticamente a distância focal para deixar a fotografia mais agradável.

Um detalhe que a Apple acrescentou foi o uso sensor de 48 MP para registrar fotografias em 24 MP, uma solução pensada, entre outros, para diferentes distâncias focais. Você pode tocar naquele botão de "1x" para alternar entre os modos de 24mm, 28mm e 35mm, e nos ajustes pode fazer com que eles sejam o formato padrão da câmera.

Ainda falta muita coisa para testar no novo iPhone 15 Pro Max. Principalmente em desempenho, câmera e bateria, já que ele traz o novo chip A17 Pro. Esse foi só o meu primeiro dia usando ele, então se você tiver dúvidas sobre o aparelho é só nos dar um toque nas redes sociais ou no YouTube.

--

Pré-Venda de Smartphones iPhone 15 na iPlace

Imagem: Pré-Venda de Smartphones iPhone 15 na iPlace
Imagem: Tecmundo Recomenda

Pré-Venda de Smartphones iPhone 15 na iPlace

Confira os novos modelos da Apple na iPlace! Dezenas de modelos da nova linha trazendo novas funcionalidades, sistemas, cores e muito mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.