TCL 40 NxtPaper: novos celulares têm 'tela de papel' e preço competitivo

3 min de leitura
Imagem de: TCL 40 NxtPaper: novos celulares têm 'tela de papel' e preço competitivo
Imagem: TCL/Reprodução
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A TCL anunciou, nesta terça-feira (29), dois novos celulares com a tecnologia NxtPaper. Os novos TCL 40 NxtPaper e 40 NxtPaper 5G prometem uma melhor experiência de exibição que é "semelhante ao papel" e trazem mais conforto aos olhos.

A tecnologia NxtPaper não é, exatamente, uma novidade nos eletrônicos de consumo da TCL. Anunciada em 2020, ela foi aprimorada para fazer parte de um ecossistema que inclui, além dos celulares anunciados, tablets e notebooks da marca.

Nos novos smartphones, a empresa traz a certificação TÜV para luz azul e um sensor que ajusta automaticamente o brilho e a temperatura de cor com base no ambiente. As novas telas também são antirreflexo e prometem evitar manchas de impressões digitais durante a navegação.

Além de uma textura fosca semelhante ao papel, as telas dos celulares contam com melhorias de software. A interface NxtPaper UI foi projetada para que os usuários determinem a visualização, entre outros, como se estivessem com um mangá colorido ou uma tela preto e branco em mãos, segundo a companhia.

Outro destaque é a T-Pen, uma caneta vendida separadamente que pode ser usada para fazer anotações, desenhar e mais nos aparelhos.

TCL 40 NxtPaper com e sem 5G

A nova tecnologia de exibição da TCL está disponível nos dois celulares. No TCL 40 NxtPaper, há um display de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Ele traz um "furo" para a câmera na parte superior, tendo um design um pouco mais inventivo do que na versão 5G do produto.

Equipado com o processador Helio G88, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, o intermediário promete desempenho regular. A sua bateria conta com 5.010 mAh de capacidade e um carregador rápido de 33 watts.

Nas câmeras, o smartphone tem três sensores: o principal de 50 MP, o grande angular de 5  MP e um para fotografias macro de 2 MP. Para as selfies, há uma câmera de 32 MP.

TCL 40 NxtPaperO modelo TCL 40 NxtPaper 5G pode usar mais 8 GB da memória como RAM virtual.

Outros adicionais do celular incluem um leitor de impressões digitais na lateral (assim como no modelo 5G), a entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido, slot híbrido para microSD e chips de operadora, além de som estéreo com tecnologia DTS 3D Boom Sound.

Já o TCL 40 NxtPaper 5G tem como principal diferencial a compatibilidade com redes móveis de quinta geração. Não só isso, ele também tem visual diferente, com uma tela menor de 6,6" e de resolução HD+ (90 Hz) que conta com um recorte em formato de "gota".

Esse é um modelo que aparenta ser ainda mais básico, levando em consideração que o seu foco é ser também competitivo. Seu hardware é equipado por um processador Dimensity 6020, 6 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno — ele também traz um slot híbrido e aceita expansão via cartões microSD.

TCL 40 NxtPaper 5GO TCL 40 NxtPaper 5G é um modelo mais básico, mas com boas tecnologias.

Outros cortes da versão 5G estão na falta de um conector P2 e na saída única de som, além das câmeras. O sensor principal conta com 50 MP, mas os outros dois, ambos com 2 MP de resolução, são para fotografias macro e com profundidade de campo — o sensor frontal possui 8 MP. A bateria, que conta com 5.000 mAh de capacidade, suporta carregadores de 15 W.

Preços e datas de lançamento

Programados para serem lançados "nas próximas semanas", os novos dispositivos apostam em preços competitivos:

  • TCL 40 NxtPaper: 199 euros, cerca de R$ 1.050 (em conversão direta)
  • TCL 40 NxtPaper 5G: 249 euros, cerca de R$ 1,3 mil (em conversão direta)

A empresa também deverá fazer o lançamento dos produtos em mais mercados, além da Europa, nos próximos meses. Ainda não há, entretanto, data confirmada para outras regiões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.