Infinix Note 30 5G é o grande lançamento de smartphone da Positivo em 2023

4 min de leitura
Imagem de: Infinix Note 30 5G é o grande lançamento de smartphone da Positivo em 2023
Imagem: Leonardo Rocha/TecMundo

A parceria da Infinix com a Positivo acaba de render um novo lançamento de celular para atuar como smartphone de ponta da marca no Brasil neste ano. O Infinix Note 30 5G é um smartphone básico, mas com diversas especificações dignas de um smartphone intermediário premium — e um preço condizente com essa premissa.

A tela AMOLED do dispositivo tem 6,78 polegadas, resolução Full HD+ (2460 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz. Por dentro, a novidade vem com o processador Dimensity 6080, um dos modelos mais básicos da nova linha da MediaTek, que oferece uma arquitetura de 6 nm com 2 núcleos Cortex-A76 de até 2,4 GHz e 6 núcleos Cortes A-55 de até 2 GHz. A GPU é a Mali-G57 MC2 e o dispositivo oferece suporte a conexões móveis 5G e a redes WiFi de até 5 GHz.

Acompanhando o SoC estão 8 GB de RAM LPDDR4X, expansíveis em até mais 8 GB caso você esteja disposto a usar o recurso Memory Fusion para alocar essa quantidade de memória dos 256 GB de espaço interno para usar como RAM extra. O armazenamento, aliás, pode ser expandido via cartão micro SD sem que você tenha que abrir mão de um dos 2 espaços para chips SIM na bandeja.

Software e atualização

O sistema operacional de fábrica é o Android 13 modificado pela interface XOS, que mantém a maior parte das funcionalidades básicas do software do Google, mas modifica parte do visual e funções como a aba de notificações. Para abrir essa área diretamente, é preciso deslizar o dedo do topo da tela para baixo a partir do lado esquerdo.

Já para acessar a central de configurações rápidas, uma segunda deslizada não funciona, sendo necessário deslizar o dedo a partir do lado direito do topo da tela — um esquema mais familiar para usuários de iPhones.

Infinix Note 30 5GO celular Infinix Note 30 5G traz tela de quase 7 polegadas. (Imagem: Leonardo Rocha/TecMundo)

Segundo os representantes da marca, está garantida uma atualização de versão do sistema do robozinho verde para o Infinix Note 30 5G, o que levará o aparelho para a versão do XOS inspirada no Android 14. Fora isso, a empresa garante “todos os updates de segurança necessários”.

O smartphone traz ainda de fábrica a Folax, assistente de voz desenvolvida pela própria Infinix. A novidade faz uso de inteligência artificial (IA) generativa para não somente ganhar um visual mais humano, mas também oferecer informações em conversas que a fabricante afirma serem muito mais naturais.

Câmeras, bateria e extras

As câmeras incluem uma frontal de 16 MP e três sensores na traseira, sendo o principal de 108 MP, um voltado para recursos de IA — cuja aplicação prática não foi explicada pela marca até a publicação deste texto — e um de 2 MP para auxiliar na captura de profundidade.

A bateria que alimenta o conjunto é de 5.000 mAh e oferece suporte a recarga rápida de 45W com o carregador compatível incluso na caixa, o que a fabricante afirma permitir recuperar até 75% de carga em 30 minutos na tomada. O aparelho também conta com recurso de bypass charge, alimentando diretamente os componentes a partir da tomada quando as reservas de energia estiverem cheias e permitindo assim poupar ciclos de recarga e ampliar assim a durabilidade da bateria.

Infinix Note 30 5GCarregador do Infinix Note 30 5G tem 45 W de potência. (Imagem: Leonardo Rocha/TecMundo)

O aparelho conta com som estéreo configurado em parceria com a JBL, popular marca de dispositivos sonoros, além de incluir uma entrada P3 para fone de ouvido com microfone — o que também está incluso na caixa, junto a um case transparente e opções de películas de vidro e plástico para a tela. Quanto à biometria, o dispositivo traz um leitor de impressões digitais no botão de energia lateral e também oferece reconhecimento facial pela câmera frontal.

Preço e disponibilidade

O Infinix Note 30 5G já está disponível para compra no Brasil nas cores branco ou preto por meio de varejistas online a partir desta terça-feira (22). O preço sugerido de lançamento é R$ 1.999, o que é um valor caro se considerarmos o processador, mas relativamente acessível se levarmos em conta as demais especificações dele, incluindo a tela, câmera e armazenamento.

Resta então testar o aparelho para ver como fica o desempenho de fato e ver quão rápido o valor vai cair com o passar do tempo.

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Android 13 (XOS)
  • CPU: MediaTek Dimensity 6080 (2x 2,4 Ghz Cortex A-76 + 6x 2 GHz Cortex A-55)
  • Memória: 8 GB de RAM LPDDR4X (+ até 8 GB via Memory Fusion)
  • Conectividade: 5G, WiFi dual-band (2,4 e 5 GHz), Bluetooth e NFC
  • Armazenamento: 256 GB expansível via micros
  • Câmera frontal: 16 MP
  • Câmeras traseiras: principal de 108 MP com f/1.75 + lente de IA + sensor de profundidade + flash quad-LED
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45W
  • Som: estéreo customizado pela JBL
  • Biometria: leitor de digitais na lateral e reconhecimento facial pela câmera
  • Extras: case transparente, películas de vidro e plástico, carregador de 45W, cabo USB-A para USB-C e fone de ouvido cabeado com microfone
  • Preço: R$ 1.999
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.