Galaxy Z Flip 5 é o melhor celular dobrável? Veja no que a Samsung acertou e errou

11 min de leitura
Imagem de: Galaxy Z Flip 5 é o melhor celular dobrável? Veja no que a Samsung acertou e errou
Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo

A Samsung lançou o Galaxy Z Flip 5 com uma grande novidade: uma tela externa bem maior. Não só isso, o celular conta com uma nova dobradiça que fecha “de verdade” e traz mais poder de desempenho.

A empresa é líder nesse segmento, mas vê agora uma competição mais acirrada. Um exemplo claro disso é o Motorola Razr 40 Ultra que chegou primeiro ao mercado brasileiro com uma “telona” no lado de fora.

Depois de pouco mais de uma semana usando o novo Z Flip 5, eu diria que eles acertaram em vários pontos. Mas a evolução não é das mais impactantes em comparação com o Z Flip 4.

Design clásico, só que melhor

O Galaxy Z Flip 5 é, facilmente, um dos celulares mais bonitos que a Samsung tem no seu catálogo. E que fique claro: ele é praticamente igual ao último modelo, que também já era muito bonito. Mas a Samsung corrigiu um problema das últimas gerações e eliminou o espaço que ficava no meio dos celulares quando estavam fechados. Essa é uma das grandes mudanças do celular.

Nova dobradiça do Z Flip 5 não deixa espaços quando o celular está fechado.

Ele traz uma nova dobradiça que promete ser mais resistente e mantém o suporte para ficar fixo em diferentes posições. A grande sacada é que, quando você dobra para o formato compacto, o celular fecha "de verdade" e não fica com um espaço ali no meio.

Galaxy Z Flip 5Nova dobradiça do Galaxy Z Flip 5 reduz o espaço no meio do celular quando está fechado. (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo

Em tese, ao reduzir esse espaço, o celular pode ficar menos suscetível a danos a longo prazo. Tomamos como exemplo um Galaxy Z Flip 3 que acabou ficando com a película — que vem de fábrica e não deve ser removida — deteriorada exatamente no ponto de dobra. Dessa forma, pequenos detritos e sujeiras entraram no espaço entre ela e a tela, o que pode certamente gera preocupação.

Não só pela estética, a mudança no design deixou o celular 2 mm mais fino. E também impede que algo entre no espaço e possa danificar a tela, já que não existe proteção contra poeira, no geral — mas ele segue com proteção IPX8 contra água.

Galaxy Z Flip 5Proteção IPX8 resiste até 1,5 metro de profundidade de água doce por até 30 minutos. (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo)

Mantendo as laterais mais retas e os cantos curvos, o Z Flip 5 também continua com uma estética dividida em duas cores. Há a parte espelhada, da tela, e a inferior — além da moldura de alumínio com o logo da Samsung no meio.

Ele está disponível nas cores verde claro, grafite, creme e rosa. Na loja online da Samsung, há as cores exclusivas cinza, azul, verde e amarelo. Vale notar que algumas opções mudam não só a cor da parte traseira, mas também da moldura.

E esse formato de concha, é claro, deve continuar fazendo sucesso nessa linha. É muito tranquilo levar ele no bolso ou até mesmo na mochila, até porque ele fica muito compacto quando está fechado. Mas em bolsos apertados isso pode ser um um problema.

A famosa tela externa

O principal destaque do Z Flip 5 é a sua tela externa. Ela é bem maior que a do último modelo, algo que a Samsung precisava fazer já neste ano. E eu digo "precisava" porque a Motorola já lançou o Razr 40 Ultra por aqui, enquanto a Oppo lançou o Find N2 Flip no mercado global.

Essa tendência já era esperada, mas isso não quer dizer que ela chegou sem nenhuma surpresa. Para efeito de comparação, a nova tela conta com 3,4 polegadas de tamanho, enquanto o Z Flip 4 tem uma telinha pouco prática de 1,9”. Diferente do rival da Motorola, ela traz um recorte próximo das câmeras que fica menos imersivo na comparação direta, mas funciona muito bem.

GAlaxy Z Flip 5Tela Flex Window tem 3,4" e resolução baixa, de 748 x 720 pixels. (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo)

Eu vou citar alguns exemplos que você consegue fazer nessa nova tela:

  • Utilizar widgets;

  • Ver atalhos rápidos de apps, como Uber e Maps;

  • Pausar ou trocar de música;

  • Controlar fones de ouvido;

  • Acessar aplicativos;

  • Personalizar essa tela externa;

  • Ter uma prévia da câmera muito mais funcional;

  • Digitar em um mini teclado completo (o que não é confortável);

  • Assistir a um vídeo longo, um episódio de série ou um filme (o que não é nada confortável);

  • Gravar mensagens de áudio no WhatsApp, Telegram ou no seu app de mensagem favorito.

Mas nem todos os aplicativos são compatíveis com essa nova tela. Lá nas "Configurações", nos "Recursos avançados", você pode abrir o menu "Labs" e selecionar os apps que quer ver na tela de fora. A lista é pequena justamente porque poucos são oficialmente compatíveis, o que também vai demandar uma maior colaboração da Samsung com as empresas e desenvolvedores.

Se você quiser abrir desde uma rede social até um Wild Rift ou um Call of Duty, você pode. Eu não recomendo, principalemente no caso dos jogos, mas você pode. Só é preciso ir lá na Galaxy Store e baixar o Good Lock. Aí, em seguida, você baixa uma extensão chamada GoodStar e depois pode configurar qualquer aplicativo para usar na tela externa.

Galaxy Z Flip 5Extensão "GoodStar" está disponível no Good Lock. (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo)

É claro que vai depender e muito da praticidade, mas também da interface de usuário. Tem app que funciona bem demais, como um que eu uso para controlar alguns gadgets de casa inteligente. Mas vários não são otimizados ou mesmo recomendados.

Existe um ponto que chamou a minha atenção e não foi de um jeito positivo. A tela externa não acompanha o hardware da interna, chegando apenas na taxa de atualização de 60 Hz. Isso dá uma leve impressão de que a experiência de uso sofre uma "quebra" quando você sai de uma tela e vai para a outra — principalmente se for da maior para a menor.

Você pode até pensar que seria exagero da minha parte, e eu não concordo e nem discordo dessa afirmação. Mas a Motorola lançou o Razr 40 Ultra com taxa de 144 Hz na sua tela externa, então impossível não era.

Talvez a Samsung tenha feito isso para não deixar o celular ainda mais caro do que já é. Mas será que uma taxa variável na nova tela não seria uma boa opção para poupar bateria? Isso porque ela é fixa em 60 Hz, inclusive no modo de tela sempre ligada — que é muito prático, por sinal.

Agora, uma dica boa para quem comprar o Z Flip 5: o celular vem configurado por padrão para desbloquear somente a tela interna usando o leitor de digitais. Ou seja, para fazer isso você precisa acessar os ajustes de biometria e ativar essa opção para a tela externa. Mas você também tem a opção de dar dois toquinhos na tela e, depois, fazer o desbloqueio.

Eu quase deixei passar, mas o Z Flip 5 também tem uma tela interna, que inclusive é a principal. Mas, aqui, as mudanças foram bem mais tímidas. Ele traz as mesmas 6,7 polegadas do Z Flip 4 em um painel AMOLED de resolução Full HD+.

Galaxy Z Flip 5Tela principal traz um painel Dynamic AMOLED 2X de 6,7" FHD+ (2640 x 1080p). (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo)

E, é claro, ainda existe aquele vinco ali no meio da tela quando ela está aberta. Você só percebe que ele está ali quando passa o dedo ou dependendo do ângulo. Ou se prestar muita atenção. Nada que incomode ou atrapalhe, eu só achei legal ressaltar por aqui.

Nos meus testes, o Z Flip 5 manteve a taxa de atualização variável de 24 até 120 Hz, dependendo da atividade. E também a alta qualidade na reprodução e fidelidade de cores. A grande mudança é que ele atinge até 1.200 nits de brilho, com um pico de 1.750 nits. É fácil perceber isso quando você está em um dia bem ensolarado e consegue ler sem problemas algo no celular.

Se a gente colocar em perspectiva, a tela principal do Z Flip 5 é somente 0,1 polegada menor que a do S23 Ultra. Mas eles não são nada parecidos. A proporção de 22:9 do celular dobrável faz com que ele seja muito mais esticado. Isso também não é novidade.

Desempenho e bateria

A Samsung tem batido na tecla de que o Z Flip 5 é um S23, só que em um formato dobrável. Em grande parte, a "culpa" disso é do processador. O novo dobrável traz o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, que promete não só alto desempenho, mas também economia de bateria. Ele ainda conta com 8 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento.

Na prática o desempenho do celular é, sim, muito bom. Se você quiser rodar jogos pesados ele vai fazer isso tranquilamente; se você quiser uma multitarefa mais prática também vai conseguir. Funciona tudo muito liso: desde a navegação mais casual, até o uso para trabalhar.

Ele só me pareceu esquentar um pouco mais que o S23 Ultra quando eu estava jogando ou filmando por muito tempo. Talvez, mais uma vez, por causa do tamanho compacto.

A parte boa, por outro lado, é que ele deve ser atualizado até o Android 17 e conta com cinco anos de atualizações de segurança. Isso é um tempo bem confortável de funcionamento.

Galaxy Z Flip 5Galaxy Z Flip 5 tem Android 13 e One UI 5.1.1 de fábrica. (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo)

Já a bateria dele continua com 3.700 mAh de capacidade, mas a Samsung garante que você consegue passar mais tempo com o celular ligado. O que não deixa de ser verdade, mas eu não achei a autonomia impressionante.

Em um uso regular, sem jogar por muito tempo ou sem assistir a tantos vídeos, eu consegui uma média de 5h a 6h de tela ligada por dia. Já em uso mais intenso ele pode precisar de uma carga antes do dia terminar.

Em testes mais diretos, consumindo conteúdo de vídeo por streaming e jogando alguns games por 1h (cada), conseguimos as seguintes médias de uso (com brilho de tela em 50%):

  • Straming de vídeo: -7% após 1h;
  • Jogos: -16% após 1h.

Ainda estamos falando de um celular muito compacto que vai lidar muito bem com tarefas do cotidiano, ou seja, ele entrega uma bateria confortável dentro desses parâmetros. Em nenhum dos dias de testes, por exemplo, eu cheguei ao final com algo perto dos 30% de energia sobrando, o que não dá muita margem para usá-lo até o começo da manhã do dia seguinte. Vale ressaltar, também, que ele continua com o carregador de 25 W na caixa.

As câmeras melhoraram muito?

Não existe um salto de câmeras entre o Z Flip 4 e o Z Flip 5, mas isso não significa que ele faça fotos ruins. O celular continua com dois sensores de 12 MP, sendo o principal com estabilização óptica de imagem (OIS) e o ultra-angular. Já as selfies são capturadas por um sensor de 10 MP.

A vantagem do formato flip é utilizar as câmeras principais para fazer selfies, tendo em vista que ele pode virar uma espécie de tripé com uma telinha de retorno para você ver o enquadramento e afins. Além disso, é mais prático para fazer até videochamadas.

Galaxy Z Flip 5O Galaxy Z Flip 5 pode ser usado como um "tripé" para fazer fotografias. (Imagem: Felipe Pedro (Felps)/TecMundo)

Assim, com um hardware de câmeras não muito poderoso, o Z Flip 5 tem um salto maior, talvez, no processamento dessas imagens. As cores são bem saturadas, o alcance dinâmico também é muito bom e as fotografias ficam com um ótimo nível de detalhes e mantêm as texturas dos objetos e cenários.

Os vídeos também são favorecidos com o formato do celular. Você pode usá-lo como uma espécie de câmera de mão e isso pode ajudar em algumas ocasiões, mas vale notar que a estabilização óptica só está disponível no sensor principal. Ainda assim, o celular pode fazer filmagens em 4K com até 60 fps.

Mas, apesar da evolução também tímida, o celular da Samsung acerta muito bem na qualidade das fotos e vídeos. Até mesmo em ambientes noturnos ele consegue deixar os objetos mais nítidos, ainda que com ruído aparente.

Porém, vale destacar que esse não é um conjunto de câmeras muito versátil. O zoom digital não faz nenhuma mágica, logo, a falta de um sensor telefoto contribui com essa percepção. Se o seu foco é fotografia e, com isso, ter mais opções, eu diria que apostar no S23 Ultra ou no iPhone 14 Pro é mais recomendado.

Vale a pena?

Vale a pena comprar o Galaxy Z Flip 5? Sim, vale. Mas com ressalvas. Principalmente porque esse é um celular dobrável, e celulares dobráveis ainda são caros. Esse aqui custa de R$ 8 (256 GB) ou R$ 9 mil (512 GB) dependendo do armazenamento. Ou seja: se estiver mesmo interessado nele, espere por uma promoção ou redução de preço.

Também vale destacar um outro ponto. A bateria dele é satisfatória, mas eu não diria que é recomendada para quem precisa do celular para trabalhar o dia inteiro. Isso não é uma exclusividade da Samsung: o Razr 40 Ultra pode ganhar no hardware das telas, mas perde no desempenho geral, por exemplo, e também não tem uma autonomia muito prolongada.

Mas eu também diria que, se você quer apostar em um celular flip, esse aqui pode ser a melhor opção ao aliar um hardware poderoso e a tela externa. O primeiro ponto, é claro, está diretamente relacionado ao desempenho; e o segundo porque, de fato, a nova tela é bem prática e não está ali só de enfeite.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.