Versão do Snapdragon 8 Gen 2 mais potente não é mais exclusiva da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Versão do Snapdragon 8 Gen 2 mais potente não é mais exclusiva da Samsung
Imagem: Samsung/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, inicialmente desenvolvido como uma versão personalizada para os celulares top de linha da Samsung, não é mais exclusivo dos dispositivos da marca sul-coreana. Como revelado pelo site XDA, o chipset está sendo usado no novo telefone da RedMagic, submarca da Nubia.

Em matéria publicada na quinta-feira (3), o site afirma que a plataforma presente no RedMagic 8S Pro possui o mesmo código de identificação — SM8550-AC — que o chip dos smartphones da série Galaxy S23. As especificações também são idênticas.

Segundo a reportagem, o processador do telefone da marca chinesa tem 3,36 GHz de frequência no núcleo principal da CPU e 719 MHz na GPU, o mesmo registrado na linha S23. Caso se tratasse da versão convencional do Snapdragon 8 Gen 2, as frequências seriam de 3,32 GHz e 680 MHz, respectivamente.

O celular gamer da Nubia traz o mesmo chip da série Galaxy S23.O celular gamer da Nubia traz o mesmo chip da série Galaxy S23.Fonte:  RedMagic/Divulgação 

Com isso, o RedMagic 8S Pro se tornou o primeiro celular não fabricado pela Samsung a usar a variante otimizada do chip mais poderoso da Qualcomm. O curioso é que o modelo gamer não faz qualquer menção ao uso do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy.

Qualcomm confirma fim da exclusividade

Em contato com a publicação, a fabricante confirmou que a plataforma adotada pela marca chinesa é a mesma usada no Samsung Galaxy S23. “Não há diferenças de especificação entre o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy e esta nova variante do Snapdragon 8 Gen 2 com velocidades máximas de CPU de 3,36 GHz”, disse a Qualcomm.

A gigante dos semicondutores também comentou que vai tratar o chip como uma variante da versão original da plataforma, devido ao pequeno ajuste na frequência da CPU. Apesar disso, a nomenclatura não deve ser modificada, com a versão continuando a ser tratada como Snapdragon 8 Gen 2.

“Nosso objetivo é manter a estrutura de nomenclatura simplificada, que foi introduzida em novembro de 2021, para que seja mais fácil para fabricantes e consumidores descobrirem e escolherem dispositivos equipados com Snapdragon”, declarou a marca. No momento, não há informações sobre outros celulares recebendo o chip anteriormente exclusivo da Samsung.

--

Celulares no Tecmundo Comparador

Imagem: Celulares no Tecmundo Comparador
Imagem: Tecmundo Recomenda

Celulares no Tecmundo Comparador

Dezenas de categorias, milhares de produtos e os menores preços para você garantir as melhores escolhas em suas compras! Clique e conheça o nosso comparador de preços.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.