O que é Samsung One UI usado nos dispositivos Galaxy?

3 min de leitura
Imagem de: O que é Samsung One UI usado nos dispositivos Galaxy?
Imagem: Samsung

Projetada pela Samsung e lançada originalmente em 2018, o One UI consiste em uma interface personalizável para os usuários. Sua atualização mais recente é de outubro de 2022, em que está disponível para o Android 13.

O sistema integrado apresenta inúmeras ferramentas interessantes, trazendo widgets personalizáveis capazes de deixar os smartphones da marca com a cara de seus usuários.

E além do visual, há mais segurança digital garantida pela Samsung, uma central de controle avançada e complementos para diversos aplicativos nativos. A acessibilidade também entra como um fator essencial nesse One UI.

Quer saber mais sobre ele? Confira todos os detalhes logo abaixo. Aproveite!

Um aplicativo UI ou User Interface pode ser fundamental em um sistema operacional. (GettyImages/Reprodução)Um aplicativo UI ou User Interface pode ser fundamental em um sistema operacional. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Para que serve One UI Samsung?

Em linhas gerais, essa interface para usuário é capaz de atuar fortemente na otimização pessoal. Assim, qualquer pessoa que tenha um dispositivo Samsung Galaxy pode se organizar de forma muito mais ágil em todas as suas tarefas cotidianas.

Com os widgets personalizados, os usuários conseguem trazer a agenda de compromissos para a tela inicial de seus smartphones, observando sempre qual a será a próxima atividade a ser realizada em um dia ou horário específico.

Junto dessa funcionalidade, há ainda a possibilidade de melhorar o sistema, conforme mencionado anteriormente, sobretudo com os complementos para aplicativos. Para se ter uma ideia, no aplicativo de fotos que já está integrado à galeria, é possível fazer edições avançadas, até mesmo apagando elementos isolados das imagens.

No campo de acessibilidade, além de ferramentas usuais básicas, há ainda recursos como o TalkBack, que oferece ampliação da tela, fontes maiores, ajustes de cor e brilho, entre outras questões. Tudo isso foi feito visando melhorar a vida dos usuários, que poderão ter suas rotinas totalmente impactadas de acordo com o que escolherem utilizar.

Por meio do One UI, os usuários da linha Galaxy possuem mais complementos de personalização. (Samsung/Reprodução)Por meio do One UI, os usuários da linha Galaxy possuem mais complementos de personalização. (Samsung/Reprodução)Fonte:  Samsung 

O que é tela inicial de One UI Samsung?

Com o One UI ativo no smartphone, a tela inicial logo se transforma, oferecendo uma central de controle ampla e repleta de opções para se configurar. Para isso, basta deslizar a tela de cima para baixo uma ou duas vezes para ter uma visão ampla sobre todas as funções que podem ser ativadas ou desativadas de imediato.

Nessa área, é possível mexer nos padrões de Wi-Fi e dados móveis, ativar a localização ou configurar o Bluetooth, mas também integrar a inteligência artificial do sistema mais rapidamente e incluir atalhos para atividades recorrentes.

Com o Always On, também se pode trazer novos temas para a própria central de controle ou ainda para as telas geral e de bloqueio, com wallpapers próprios.

Qual foi a última atualização do One UI?

Em outubro de 2022, a Samsung lançou a atualização One UI 5.0 compatível com o Android 13. Essa nova versão trouxe mais novidades ao público e complementos reforçados para seus aplicativos nativos.

A empresa também corrigiu alguns bugs relatados pelos usuários ao longo do tempo, enfatizando seu compromisso de qualidade. Nesse sentido, alguns aparelhos passaram a receber entre quatro e cinco anos de atualizações da One UI em caso tivessem sido vendidos em 2021 e anos posteriores. Saiba quais são eles abaixo!

  • Aparelhos da série Galaxy S21 e modelos posteriores.
  • Aparelhos da série Galaxy Z Fold 3, Z Flip 3 e dobráveis posteriores.
  • Aparelhos da srie Galaxy A2x (A24 e posterior), série Galaxy A3x (A33 e posterior), série A5x (A53 e posterior) e série A7x (A73 e posterior).
  • Aparelhos da série Galaxy M3x (M34 e posterior).
  • Aparelhos da série Galaxy Tab S8 e tablets posteriores.
  • Relógios da série Galaxy Watch 4 e posteriores.
  • Notebooks Galaxy Book vendidos em 2021 e posteriores.

Para manter um dispositivo Galaxy sempre atualizado com a última versão do One UI, é preciso ficar atento às notificações ou manter o hábito de visitar a página de configurações do smartphone. Uma vez nas configurações, o usuário precisará tocar em “Atualização do Software” e verificar se há algo disponível.

Em caso positivo, basta iniciar o processo, fazendo download da atualização e aguardando até que ela seja instalada. Lembrando que é preciso ter espaço suficiente em disco local e mais de 50% da carga para que isso aconteça.

One UI da Samsung está disponível para usuários do Android 13 desde outubro de 2022. (GettyImages/Reprodução)One UI da Samsung está disponível para usuários do Android 13 desde outubro de 2022. (GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

E você, já conseguiu testar as funcionalidades do One UI da Samsung? Se desejar saber mais sobre o assunto, vale a pena ler que a empresa deve lançar Android 14 beta e One UI 6 para o Galaxy S23 em Julho. Aproveite!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.