Como esconder um app no Android?

2 min de leitura
Imagem de: Como esconder um app no Android?
Imagem: GettyImages

Os smartphones se tornaram uma extensão da existência humana desde que concentrou todas as funcionalidades em um só lugar. Nele, acessamos desde mídias, e-mails, conversas privadas e até dados bancários.

Diante deste novo cenário, é imprescindível que as informações pessoais e sensíveis sejam preservadas e estejam devidamente protegidas em um dispositivo. Para te ajudar, o TecMundo separou 5 alternativas para esconder aplicativos no Android, confira:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como esconder um app no Android?

Para facilitar, separamos esta matéria em opções para os usuários de Samsung, Xiaomi e para outras marcas que utilizam o sistema operacional Android. Vale ressaltar também que, além das sugestões apresentadas aqui, é importante proteger seus aplicativos, desde bancos até o WhatsApp, com o bloqueio por PIN ou biometria.

Os aplicativos de bancos são os principais alvos de golpes e fraudes e por isso devem estar seguros.Os aplicativos de bancos são os principais alvos de golpes e fraudes e por isso devem estar seguros.Fonte:  GettyImages 

Além disso, não deixe os seus dados de cartão de crédito salvos no celular e pagamentos autorizados por aproximação sem biometria ou senha. Por fim, não clique em links suspeitos e evite baixar aplicativos fora da Play Store. Dito isso, confira como ocultar aplicativos no Android, a seguir:

Opção 1: Como ocultar aplicativos em celulares da Samsung

Ao utilizar a ferramenta nativa da Samsung, o aplicativo fica oculto da tela inicial e da lista de apps baixados, sendo encontrado somente através do campo de busca na biblioteca de aplicativos.

Tutorial para ocultar aplicativos em aparelhos da Samsung.Tutorial para ocultar aplicativos em aparelhos da Samsung.Fonte:  TecMundo 

Confira o passo a passo, a seguir;

  1. No seu smartphone, vá em configurações e selecione 'Tela inicial';
  2. Clique em 'Ocultar aplicativos';
  3. Em seguida, será disponibilizada uma lista com todos os apps instalados no dispositivo. Escolha os apps que deseja ocultar e clique em 'Ok'.

Opção 2: Ocultando apps em smartphones da Xiaomi

A mesma ferramenta de ocultar os aplicativos da Samsung está presente nos dispositivos da Xiaomi. A diferença é que, para acessar os apps ocultos, é preciso fazer um movimento afastando dois dedos na tela inicial. Veja:

  1. No aplicativo 'Segurança', que fica na tela inicial, clique em 'Recursos adicionais';
  2. Clique em 'Ocultar apps' e escolha os aplicativos que deseja ocultar;
  3. Clique em 'Concluir' para finalizar a operação.

Opção 3: Criando "Segundo Espaço" em smartphones Xiaomi

O 'Segundo Espaço' é uma modificação de um serviço nativo do Android, o 'Usuários do Android', que permite a criação de mais de uma conta no mesmo dispositivo. Dessa maneira, os clientes da Xiaomi conseguem proteger todos os seus aplicativos sensíveis nesse novo espaço. Para acessar o recurso, siga os passos abaixo:

  1. Em 'Configurações', selecione 'Recursos especiais';
  2. Selecione 'Segundo Espaço' e depois em 'Ir ao Segundo Espaço';
  3. Digite uma senha e adicione sua impressão digital para acessar o ambiente virtual.

Opção 4: Ativar modo Convidado válido em todos os dispositivos Android

Confira como proteger seus aplicativos em smartphones de outras marcas, além Xiaomi e Samsung.Confira como proteger seus aplicativos em smartphones de outras marcas, além Xiaomi e Samsung.Fonte:  GettyImages 

Caso o seu celular não seja Samsung ou Xiaomi, é possível utilizar o acesso de convidado no smartphone para esconder aplicativos no Android – evitando que crianças ou estranhos tenham acesso aos seus dados pessoais. Veja como fazer, a seguir;

  1. Em 'Configurações', clique em 'Sistema';
  2. Selecione 'Avançado' e, em seguida, em 'Vários usuários';
  3. Clique em 'Adicionar convidado' e depois em 'Mudar para Convidado'.

Este novo perfil apresentará uma tela inicial diferente, contendo apenas os apps pré-instalados. Para fazer chamadas neste perfil, é preciso ativar as chamadas.

Opção 5: Apps para esconder aplicativos no seu celular

A última alternativa para esconder aplicativos no Android é através de aplicativos cofre. O Hidder App cria um ambiente alternativo para instalar aplicativos de maneira segura e está disponível na Play Store gratuitamente.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre os mais diversos tutoriais de tecnologia. Até mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.