Apple indenizará cliente após iPhone 11 ter sido danificado por chuva

1 min de leitura
Imagem de: Apple indenizará cliente após iPhone 11 ter sido danificado por chuva
Imagem: GettyImages

A Apple Brasil, subsidiária brasileira da empresa de Cupertino, foi condenada a reembolsar um cliente no valor pago por um iPhone 11. O smartphone, que deveria ser resistente à água, respingos e poeira, foi danificado pela chuva.

A decisão foi da 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O consumidor havia comprado o celular em setembro de 2020. Ainda durante a garantia, em junho de 2021, o aparelho molhou em uma chuva repentina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O usuário deixou o telefone secar, mas, no dia seguinte, viu que a câmera estava turva e o Face ID não funcionava mais. Ao levar à assistência técnica autorizada, descobriu que a garantia não cobria problemas causados pela umidade e precisaria pagar cerca de R$ 3,2 mil pelo conserto.

A Apple diz, em seu site, que o iPhone 11 foi testado em laboratório e recebeu a classificação IP68. Além disso, informa que a resistência diminui com o tempo, e, que a garantia não cobre danos causados por líquidos. Mesmo assim, o desembargador relator Carlos Pires Soares Neto considerou os dados insuficientes.

O iPhone 11 tem classificação IP68, que significa proteção contra poeira e resistência a mergulho de até 3 metros de profundidade.O iPhone 11 tem classificação IP68, que significa proteção contra poeira e resistência a mergulho de até 3 metros de profundidade.Fonte:  GettyImages 

Em sua decisão, ele disse que faltou a marca destacar "qualidade e característica da água (como, por exemplo, doce e/ou salgada), profundidade, tempo e condições adversas". As fotos de divulgação também levam o consumidor a acreditar que o iPhone 11 resiste à água em qualquer situação.

Veja também: Qualcomm anuncia processador Snapdragon 4 Gen 2 para celulares básicos

A Apple, por sua vez, se defendeu, alegando mau uso do cliente, mas a decisão unânime manda que a subsidiária pague o valor de compra do iPhone 11. O consumidor também ficará com o celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.