Primeira ligação via satélite é completada com um Galaxy S22 Ultra

1 min de leitura
Imagem de: Primeira ligação via satélite é completada com um Galaxy S22 Ultra
Imagem: Samsung/Reprodução

A empresa de tecnologia AST SpaceMobile e a gigante das telecomunicações AT&T realizaram, na terça-feira (24), a primeira chamada de voz via satélite através de dois smartphones comuns. Inédito na história da telefonia móvel, o feito é o ponto de partida para a realização de chamadas telefônicas de qualquer lugar do planeta, mesmo em zonas mortas de torres.

Embora ligações telefônicas via satélite não sejam uma novidade, elas dependem de aparelhos grandes e volumosos que utilizam um hardware diferenciado para se conectar. Além de incompatível, não é possível adaptar a tecnologia dos atuais telefones satelitais nos celulares comuns.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A AST contornou essa limitação deixando os telefones do jeito que estão, mas investindo na construção da primeira (e única) rede de banda larga móvel do espaço. O projeto inclui a instalação de uma constelação de satélites SpaceMobile para viabilizar a conexão, mesmo em áreas com falta de cobertura, entre smartphones convencionais.

Como funciona a banda larga móvel da AST?

O satélite de testes BlueWalker 3, da AST, está atualmente na órbita baixa da Terra.O satélite de testes BlueWalker 3, da AST, está atualmente na órbita baixa da Terra.Fonte:  AST SpaceMobile/Reprodução 

A primeira chamada entre celulares via satélite foi realizada da sede da AST, em Midland, nos EUA, e o Japão através de dois smartphones Samsung Galaxy S22 Ultra, utilizando o satélite BlueWalker 3 como intermediário. O espectro utilizado, cujas faixas de frequência não foram divulgadas pela AT&T, teoricamente funciona em qualquer aparelho compatível com LTE (4G).

Quanto ao motivo pelo qual foram usados dois modelos Galaxy S22 da Samsung e não o Galaxy S23, cujo Snapdragon 8 Gen 2 já suporta comunicação via satélite, a explicação é simples. A tecnologia desenvolvida pela Qualcomm usa a rede de satélites Iridium e funciona apenas para mensagens de texto.

Finalmente, a resposta à pergunta se o BlueWalker 3 consegue suportar velocidades de dados de banda larga móvel é “sim”. O teste mostrou que é possível conectar qualquer pessoa em qualquer lugar, mesmo sem torres e sem nenhuma alteração no seu celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.