Samsung estende acordo com AMD para uso de chips

1 min de leitura
Imagem de: Samsung estende acordo com AMD para uso de chips
Imagem: Getty Images

A Samsung fechou um novo acordo com a AMD, aumentando a negociação de chips entre as empresas e mantendo as GPUs em processadores Exynos. Mas isso não significa o abandono dos Snapdragon da Qualcomm, que devem ficar na linha premium.

As companhias passaram a trabalhar juntas há quatro anos, com a tecnologia gráfica AMD Radeon nos Exynos 2200, lançados no ano passado. No comunicado sobre a extensão do acordo, Samsung e AMD afirmaram que o novo contrato vai levar "várias gerações de soluções gráficas AMD Radeon de alto desempenho e baixo consumo de energia para um portfólio expandido de Samsung Exynos SoCs”.

SoCs significa System-on-a-chip e os processadores são baseados na arquitetura ARM para dispositivos móveis. O Exynos 2200 oferece um melhor desempenho sustentado. Assim, a expectativa com possíveis telefones futuros é de ganhos também de eficiência.

Por enquanto, os Galaxy premium devem seguir com o chip Snapdragon, da Qualcomm.Por enquanto, os Galaxy premium devem seguir com o chip Snapdragon, da Qualcomm.Fonte:  Getty Images 

Apesar da parceria, a Qualcomm não foi totalmente descartada pela fabricante de smartphones. No ano passado, as empresas firmaram um acordo plurianual para uso dos chipsets Snapdragon em celulares Galaxy premium, incluindo a série Galaxy S.

Mesmo assim, há rumores pela indústria de que a Samsung trabalha em um processador exclusivo para a linha a ser lançada em 2025. Caso se confirme, há a possibilidade de ser o chip com GPU da AMD.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.