Nokia C22 e C32 estreiam com Android 13 e preço baixo no MWC 2023

2 min de leitura
Imagem de: Nokia C22 e C32 estreiam com Android 13 e preço baixo no MWC 2023
Imagem: HMD Global/Divulgação

A HMD Global, detentora da marca Nokia, anunciou neste sábado (25), no MWC 2023, os novos celulares baratinhos Nokia C22 e C32. Com ficha técnica básica, mas com experiências de software aprimoradas, os celulares têm preço sugerido de 109 euros (cerca de R$ 600) e 129 euros (cerca de R$ 700), respectivamente.

Nos dois dispositivos, há mudanças de design. O Nokia C22, por exemplo, tem uma tampa traseira em plástico texturizada, e o módulo de câmeras agora acompanha a cor geral do celular. Já o Nokia C32 agora tem acabamento em vidro espelhado, além de estrutura em metal — também presente no C22.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modelo de entrada C22 foi desenvolvido "com base nos feedbacks dos nossos usuários e da imprensa", cita a HMD. A empresa também promete durabilidade estendida ao aparelho, que conta com certificação IP52 contra respingos d'água.

Disponível nas cores preto e areia, o smartphone conta com tela de 6,5 polegadas com resolução HD+, câmera principal de 13 MP e secundário de 2 MP (macro), além de um sensor frontal com 8 MP de resolução. Ele traz recursos como modos retrato e noturno de fotografia, que a marca afirma ter sido aprimorado.

HMD Global Nokia C22O Nokia C22 é o novo modelo baratinho da HMD Global da linha C de smartphones.

Outras características do C22 incluem o chipset Unisoc 9863A1, 2 GB ou 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (com slot para cartão microSD de até 256 GB). Há, ainda, um leitor de impressões digitais na traseira do smartphone.

Para esse modelo, a marca utiliza o Android 13 (Go Edition), que é uma edição mais leve do sistema operacional (SO). Ele terá, porém, dois anos de atualizações mensais de segurança, mas sem nenhum upgrade do Android.

Com promessa de até três dias em uso, a bateria do C22 e do C32 conta com 5.000 mAh de capacidade e ambos os modelos têm um carregador de 10W (USB-C). Vale considerar que os dois modelos ainda trazem entrada de 3,5mm para fones de ouvido, Bluetooth 5.2 e suporte à rádio FM.

Nokia C32 com Android 13 "puro"

Agora o modelo mais "forte" da linha C, o Nokia C32 traz consigo linhas retas nas laterais e um design um pouco mais sofisticado que o C22. Ele está disponível nas cores preto, verde e rosa e tela com as mesmas especificações da versão mais básica — ambos, inclusive, trazem bordas maiores e um recorte em forma de "gota" para a câmera de selfies.

Nokia C32Ainda não há previsão de lançamento do Nokia C32 para o Brasil.

Por outro lado, no C32 os consumidores encontram uma câmera principal com 50 MP e um sensor macro de 2 MP. A frontal dele também conta com 8 MP. Um diferencial, no entanto, é que esse modelo conta com o Android 13  "normal" e combina 3 GB ou 4 GB de RAM com 64 GB de armazenamento (também com slot para cartão microSD de até 256 GB).

Vale considerar que ambos os aparelhos são compatíveis com redes 4G e que, também no C32, a HMD repete o chipset Unisoc 9863A1 encontrado no modelo mais básico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.