Nokia G22: celular pode trocar bateria em 5 minutos e não perde garantia

2 min de leitura
Imagem de: Nokia G22: celular pode trocar bateria em 5 minutos e não perde garantia
Imagem: HMD Global/Reprodução

Durante o MWC 2023, a HMD Global anunciou, além dos novos modelos baratinhos C22 e C32, o Nokia G22 focado em reparabilidade. Um dos destaques do smartphone, que tem preço sugerido de 120 euros (cerca de R$ 650), é permitir a troca da bateria em 5 minutos e sem perder a garantia do fabricante.

A proposta do Nokia G22 é durar mais tempo na mão do consumidor, já que além da reparabilidade, a companhia visa colocar no mercado um smartphone também sustentável. No quesito software, por exemplo, a HMD garante ao celular três anos de atualizações mensais de segurança e dois upgrades de sistema operacional (OS).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, o novo aparelho traz o Android 12, diferente do Android 13 instalado no Nokia C32. Sendo assim, ele será atualizado até o Android 14, que entrou recentemente em fase de beta para desenvolvedores. Além disso, o modelo é compatível com redes móveis 4G, não 5G.

De acordo com a empresa, isso se dá porque o desenvolvimento dele levou um pouco mais de tempo, "principalmente por causa da nova estrutura interna de hardware focada em reparabilidade".

Para fazer uma substituição de bateria no Nokia G22, o usuário precisa remover a tampa traseira — feita de plástico 100% reciclado — com ferramentas específicas. No entanto, o caminho até chegar ao componente foi reduzido, fazendo com que a troca seja efetuada mais rapidamente. Utilizando peças oficiais, a marca garante que a garantia não é eliminada caso o reparo seja feito "em casa".

A novidade foi desenvolvida em parceria com a iFixit, que já tem um longo histórico no mercado em reparabilidade de eletrônicos. Além da bateria, o aparelho permite que a tela e a porta de carregamento sejam facilmente trocadas.

Bateria para três dias e hardware modesto

Outro diferencial do Nokia G22, garante a HMD, é a bateria com duração de até três dias e que deve alcançar 800 ciclos de carga até que o componente atinja 80% de sua capacidade.

Nokia G22O Nokia G22 será lançado nas cores azul (Lagoon blue) e cinza (Metor gray).

Na sua ficha técnica, há uma tela de 6,52 polegadas com resolução HD+ e taxa de atualização de 90Hz, sendo protegida por Gorilla Glass 3. Já na traseira, há três sensores de câmera, além da frontal com 8 MP:

  • O principal de 50 MP

  • Um de profundidade de 2 MP

  • Um para fotos macro também de 2 MP

A capacidade da bateria em si é de 5.050 mAh com suporte a carregamento rápido de 20W (USB-C). O chipset dele é um Unisoc T606, acompanhado de 4 GB ou 6 GB de RAM, com 64 GB ou 128 GB de armazenamento. Ele também conta com a função Extensão de Memória, que aloca até mais 2 GB de RAM.

Outros destaques do Nokia G22 ficam para o leitor de impressões digitais na lateral e para a certificação contra água IP52. Ainda não há previsão de lançamento do smartphone para o Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.