iPhone 15 com USB-C pode limitar velocidade de cabos não oficiais

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 15 com USB-C pode limitar velocidade de cabos não oficiais
Imagem: Unsplash/Reprodução

Pressionada para adotar a porta USB-C no iPhone, a Apple deve fazer a substituição já no iPhone 15, que estreia no segundo semestre deste ano. No entanto, rumores indicam que a fabricante poderá impor limitações de compatibilidade ao conector, dificultando a utilização de acessórios não certificados.

Conforme boato compartilhado na rede social Weibo, na sexta-feira (10), a Apple teria desenvolvido sua própria versão de USB-C para o iPhone contendo interfaces de circuito integrado (IC) para gerenciar o compartilhamento de informações entre dispositivos. A tecnologia é a mesma presente no cabo Lightning e serve para confirmar a autenticidade dele.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao conectar um cabo de carregamento paralelo no celular, por exemplo, o recurso é capaz de detectá-lo e avisar que o acessório não é compatível. Dessa forma, permite à empresa identificar acessórios falsificados e potencialmente perigosos, além de ajudar a incentivar os usuários a adquirir os modelos oficiais.

O USB-C finalmente deve chegar ao iPhone, este ano.O USB-C finalmente deve chegar ao iPhone, este ano.Fonte:  Unsplash 

O autor do relatório, que afirma ter 25 anos de experiência em trabalhos com processadores da Intel, não detalhou as implicações da presença do chip autenticador no conector USB-C do iPhone 15. Mas conforme o MacRumors, o IC poderia ser usado para limitar a carga rápida e a transferência de dados em alta velocidade nos acessórios de terceiros.

Modelos avançados devem ter vantagens

O conhecido especialista em assuntos da Apple, Ming-Chi Kuo, mencionou algo semelhante a este novo rumor em novembro passado. Na ocasião, ele disse que os modelos padrão e Plus do iPhone 15 terão a porta USB-C com velocidade limitada, idêntica à da porta Lightning, enquanto as conexões das variantes Pro e Pro Max serão muito mais rápidas.

É válido destacar que o USB-C adotado na 10ª geração do iPad, iPad mini, iPad Air e iPad Pro não possui o chip autenticador especulado agora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.