Samsung anuncia nova câmera de 200 MP do Galaxy S23 Ultra

1 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia nova câmera de 200 MP do Galaxy S23 Ultra
Imagem: Samsung/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Samsung revelou nesta terça-feira (17) o seu novo sensor de imagem de 200 megapixels (MP), o Isocell HP2. Isso significa 200 milhões de pixels de 0,6 micrômetro em formato óptico de 1/1,3 polegada, especialmente desenhados “para imagens móveis impressionantes nos smartphones premium de amanhã”.

Esse "amanhã", no entanto, já tem data certa. O novo sensor já se encontra em produção e deverá equipar o Samsung Galaxy S23 Ultra que será lançado no dia 1º de fevereiro. Ao garantir um tamanho de sensor que já é utilizado em câmeras de smartphones de 108 MP, a Samsung promete entregar fotos cada vez melhores sem ter que fazer aparelhos mais espessos.

Em comunicado à imprensa, a Samsung explicou a "mágica" por trás da versatilidade do HP2: trata-se da Tetra 2 Pixel, uma tecnologia da própria fabricante que simula tamanhos diferentes de pixel para se adaptar aos níveis de iluminação. Ou seja, com pouca luz o sensor se transforma em "1,2 µm 50 MP ou 2,4 µm 12,5 MP ligando de quatro a 16 pixels vizinhos", diz o anúncio.

Mais detalhes

Além de usar diferentes opções de binning de pixel para capturar imagens em 12,5 MP, 50 MP ou mesmo na resolução total de 200 MP (aprimoradas por IA), a Samsung esclarece que o novo sensor funcionará em modo de 50 MP para fazer vídeos a 8K, de forma a “minimizar os cortes e permitir aos videógrafos captar o máximo possível da cena”.

A própria captura de luz em si também está sendo aprimorada no novo sensor da Samsung. Para isso, uma tecnologia chamada Dual Vertical Gate (D-VTG) melhora a reprodução de cores e elimina o excesso de exposição à luz forte. Dessa forma, o novo recurso pretende reduzir fotos desbotadas em ambientes muito iluminados.

Finalmente, as fotografias em HDR (grande alcance dinâmico) também receberão um upgrade com o novo recurso Dual Gain da Samsung (DSG). A funcionalidade consegue digitalizar dados de exposição de cada pixel em dois níveis diferentes para separar dados claros e escuros ao fotografar situações de contraste alto no modo 50 MP. O resultado são imagens HDR com detalhes mais nítidos e brilhantes.

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S22 Ultra 5G, 256GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S22 Ultra 5G, 256GB

Seu processador Octa-Core Snapdragon 8 Gen 1 e sua super memória RAM de 12GB, câmera traseira quádrupla com 108MP + 10MP + 12MP + 10MP, ainda possui tela Dynamic AMOLED 2X de 6,8" com resolução QHD+.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.