iPhone 15 pode receber USB-C em 2023; veja o que esperar

2 min de leitura
Imagem de: iPhone 15 pode receber USB-C em 2023; veja o que esperar
Imagem: Shutterstock

A Apple é conhecida por utilizar conexões Lightning em seus produtos, especialmente a linha iPhone, o que não é tão positivo para os consumidores. Quando a bateria está acabando, o uso de um carregador de aparelho Android não pode ser feito. No entanto, isso pode mudar em breve.

A Comissão Europeia confirmou que o USB-C se tornará a conexão padrão para dispositivos móveis na região em 28 de dezembro de 2024. Com isso, as empresas que pretendem vender seus produtos no bloco precisam se adaptar à regra, e a Apple é uma das mais afetadas pela mudança.

Enquanto a Apple não confirmou quando vai mudar para a nova conexão, a empresa confirmou que já está trabalhando para atender à legislação. Afinal, a tendência é que a padronização também seja adotada em mais locais futuramente, inclusive no Brasil.

iPhone com USB-C pode chegar em 2023

Enquanto a fabricante será obrigada pela legislação europeia a adotar o padrão a partir de 2024, a expectativa é que o formato já dê as caras nos smartphones da marca em 2023. Assim, a família iPhone 15 pode ser a primeira a adotar o USB-C.

É importante notar, no entanto, que a Apple pode adotar a tecnologia com diferenças de velocidade, segundo os rumores. As versões mais avançadas do iPhone 15 deverão ter altíssimas velocidades de transferência de dados por cabo com a chegada da conexão USB-C ao celular da Apple.

Conforme revelou o analista Ming-Chi Kuo em meados do mês passado, todos os modelos da próxima geração do iPhone virão com a conexão USB-C no lugar da porta Lightning. Porém, as transferências mais rápidas ficarão restritas às variantes Pro da futura linha.

O famoso especialista em temas relacionados à Maçã disse que a troca do conector fará com que o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, este último que também poderá se chamar iPhone 15 Ultra, adotem o padrão USB 3.2, no mínimo. Isso significa transferências de dados a velocidades variando entre 5 e 20 Gbps.

Ele também mencionou a possibilidade de que a Apple ofereça a compatibilidade com Thunderbolt 3 nos modelos mais poderosos da geração 2023 do smartphone. Neste caso, os envios de vídeos e outros tipos de arquivos seriam ainda mais velozes, uma vez que o padrão realiza transferências a até 40 Gbps.

Como será o USB-C no iPhone 15 padrão?

Com as velocidades de transferência mais altas devendo ficar restritas aos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, o que acontecerá com as versões “básicas” da nova geração? Segundo Kuo, nada mudará neste quesito, em comparação com os telefones lançados recentemente.

O informante comentou que o iPhone 15 padrão e o iPhone 15 Plus terão USB-C com a mesma velocidade de transferência fornecida pelo conector Lightning, que suporta o padrão USB 2.0. Ou seja, as transferências de arquivos deverão ser limitadas a 480 Mbps nestes dois modelos, segundo o relatório.

A linha iPhone 15 pode ser lançada pela Apple em setembro ou outubro de 2023. Até lá, temos bastante espaço para mais rumores e especulações, inclusive sobre o preço dos aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.