Snapdragon 8 Gen 2 é o novo processador top de linha para Android

2 min de leitura
Imagem de: Snapdragon 8 Gen 2 é o novo processador top de linha para Android
Imagem: Joyce Macedo/TecMundo

Nesta terça-feira (15), durante o Snapdragon Summit, a Qualcomm anunciou o lançamento do seu mais novo processador para celulares Android top de linha: o Snapdragon 8 Gen2. Como os rumores já indicavam, o chipset de 4 nanômetros não será manufaturado pela Samsung, mas sim pela TSMC.

Com foco em Inteligência Artificial, o chip permitirá que os fabricantes de dispositivos móveis criem aparelhos com recursos mais avançados e tragam melhorias no quesito bateria, por exemplo. De acordo com a Qualcomm, o novo Snapdragon 8 Gen 2 permite até 40% mais eficiência energética e tem uma CPU até 35% mais rápida em relação ao modelo anterior.

O ray tracing acelerado por hardware é uma esperada novidade para adeptos de jogos mobile que finalmente chegou ao SoC da Qualcomm.

Áudio e câmera

Algo que chamou a atenção foi a ampliação do Aways Sensing Camera, um recurso que já havia sido anunciado ano passado, mas que agora permite usar a câmera do celular até mesmo para ler um QR Code quando ela estiver desligada.

O novo chipset permitirá ainda que melhorias em fotos e vídeos sejam feitas em tempo real, graças a um sistema neural que ajuda a câmera do dispositivo a entender detalhes específicos de cada imagem para oferecer o ajuste ideal, como características faciais, cabelo, paisagem e assim por diante.

ISP SnapdragonNovo ISP permite tratar imagens por camadas de acordo com cada elemento (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

O sensor ISOCELL HP3, da Samsung, que permite tirar fotos com 200 megapixels, é o primeiro otimizado para o Snapdragon 8 Gen 2. Além disso, este é o primeiro Snapdragon a incluir um codec que permite a captura de vídeos em 8K HDR a 60 quadros por segundo.

Já os apaixonados por música poderão usufruir de um áudio espacial com suporte para streaming lossless de 48 kHz e latência de 48 ms no Bluetooth – o que também é uma boa notícia para quem gosta de jogos mobile.

Conectividade

O novo Snapdragon traz ainda o Wi-Fi 7 com Multi-Link HighBand Simultaneous (HBS), uma implementação que aproveita simultaneamente os fluxos de conectividade em bandas de 5 GHz e/ou 6 GHz.

De acordo com a Qualcomm, em regiões onde o espectro de 6 GHz ainda não está disponível, o HBS Multi-Link agrega canais de 160 + 80 MHz para aumentar as velocidades em até 50% em relação ao Wi-Fi 6/6E.

Além disso, o Snapdragon 8 Gen 2 é o primeiro a permitir o uso de dois SIMs 5G ao mesmo tempo em um smartphone.

Primeiros celulares com Snapdragon 8 Gen 2 ainda em 2022

Até o final de 2022, fabricantes como ASUS ROG, HONOR, Motorola, OnePlus, OPPO, Redmi e Xiaomi devem lançar os primeiros celulares com o novo Snapdragon. Já sabemos também que a Samsung usará o chipset no seu próximo smartphone premium, o Galaxy S23.

* A jornalista viajou para Mauiu a convite da Qualcomm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.