iPhone 14 é o mais fácil de consertar desde 2016

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 14 é o mais fácil de consertar desde 2016
Imagem: Pexels

Lançado no início deste mês, o iPhone 14 ainda está chegando às prateleiras, mas já é alvo de elogios bastante especiais. Quebrando uma quase-tradição de pelo menos 6 anos, o site iFixit, especializado em avaliações da reparabilidade em dispositivos eletrônicos, afirmou que o novo celular da Apple é o mais fácil de consertar desde 2016 — ou, em outras palavras, desde o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus.

A boa notícia foi possível através de uma mudança no design do iPhone 14, que possibilita agora a remoção da tela e da proteção traseira através de dois parafusos. Na prática, os avanços permitirão que usuários e técnicos, independentes ou não da rede oficial da empresa, realizem reparos mais comuns sem muitos problemas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora a novidade possa ser considerada um marco na trajetória da Apple em direção ao Direito de Reparo — movimento que prega a facilitação do conserto independente em dispositivos eletrônicos —, a empresa californiana ainda pode melhorar. Conforme denota o iFixit, o novo "design acessível" só é encontrado na variante base do iPhone 14, enquanto o iPhone 14 Pro e Pro Max ainda utilizam as soluções antiquadas de outrora.

Parte interior do iPhone 14, que dispensa o uso de cola na montagem da proteção traseira. (Fonte: iFixit / Reprodução)Parte interior do iPhone 14, que dispensa o uso de cola na montagem da proteção traseira. (Fonte: iFixit / Reprodução)Fonte:  iFixit 

Nesse contexto, vale ainda lembrar que a Apple chegou a apresentar uma solução tímida que favorece o Direito de Reparo, em abril deste ano, batizada de Self Service Repair — algo como "Reparo Independente", em tradução livre para o português. O programa é limitado a regiões e deve demorar para chegar ao Brasil.

Todavia, é importante reconhecer o mérito da Apple onde ele é devido: mesmo que a empresa caminhe a passos lentos, eles são cada vez mais nítidos. Seja pela pressão das novas leis norte-americanas acerca do Direito de Reparo ou pelas mudanças de padronização pela entrada de carregamento USB-C, a Maçã parece estar encarando uma nova fase.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.