iOS 16 possui novos recursos para reforçar a segurança no iPhone

1 min de leitura
Imagem de: iOS 16 possui novos recursos para reforçar a segurança no iPhone
Imagem: Unsplash

A atualização para o iOS 16 começou a ser liberada na segunda-feira (12). A versão mais recente do sistema operacional do iPhone vem com muitas novidades, incluindo uma maior customização da tela de bloqueio e o uso do Face ID no modo paisagem, entre outras, além de melhorias na segurança.

Pensando em reforçar a proteção do usuário, a Maçã adicionou ferramentas para prevenir ações maliciosas, como o modo de bloqueio (Lockdown Mode). Quando habilitada, ela impede o funcionamento de recursos acessados por invasores, evitando a instalação de spywares em celulares de potenciais alvos, como jornalistas e ativistas.

Outros grupos vulneráveis, como as pessoas vítimas de violência doméstica, também foram lembradas pela gigante de Cupertino neste update. Com a verificação de segurança (Safety Check), elas podem bloquear o acesso compartilhado às suas contas e dados.

Fonte:  Apple 

Esse novo recurso de segurança do iOS 16 atua como uma espécie de botão de pânico. Se ativado, ele impossibilita a visualização da localização em tempo real, mensagens, apps e informações pessoais do proprietário que antes eram acessíveis a terceiros.

Chaves de acesso e atualizações de segurança imediatas

A substituição das senhas por chaves de acesso criptografadas é outra grande novidade da versão mais recente do iOS. Conforme a Apple, o método traz uma maior segurança contra o roubo de credenciais, se baseando em uma tecnologia que usa chaves armazenadas no dispositivo para autenticações.

Vale destacar também a possibilidade de impedir que aplicativos acessem a área de transferência do smartphone. Dessa forma, eles não conseguem ler senhas ou mensagens copiadas, preservando a privacidade do usuário.

A Apple adicionou ainda uma ferramenta que instala atualizações de emergência automaticamente no iPhone. A ideia é lançar os patches de segurança de forma separada dos grandes updates, corrigindo brechas críticas imediatamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.