Por que a Apple ainda não lançou um iPhone dobrável? Entenda

1 min de leitura
Imagem de: Por que a Apple ainda não lançou um iPhone dobrável? Entenda
Imagem: Apple Insider

Já faz alguns anos que ouvimos rumores sobre patentes e smartphones dobráveis da Apple. Porém, nenhum iPhone Flip ou iPhone Fold foi revelado até o momento — e especialistas do setor acreditam que o motivo disso sejam as desvantagens comerciais.

Esses analistas argumentam que os painéis dobráveis são mais caros do que as telas OLED convencionais. Nesse caso, a Apple prefere manter suas margens de lucro atuais do que se arriscar no mercado de dobráveis. As estimativas mostram que, em média, a margem da empresa com os iPhones normalmente se mantém acima dos 50%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

iPhone Fold: a Apple lançará um celular dobrável?

Ross Young, cofundador e CEO da Display Supply Chain Consultants, também diz que a decisão da Apple é justificada pela "falta de uma cadeia de suprimentos madura". Como o Sammobile menciona, não existem (ainda) empresas que fabriquem telas dobráveis em uma escala totalmente satisfatória. O Samsung Display é considerado um dos poucos que conseguiria lidar com a demanda hoje, levando em consideração que a gigante sul-coreana domina o atual mercado de celulares dobráveis.

Além disso, a falta de capacidade na cadeia de suprimentos para processamento de UTG (Ultra Thin Glass ou Vidro Ultra-Fino, em tradução livre) deixa a situação ainda mais desfavorável para a Apple.

Amadurecimento do mercado

Crédito de imagem: #iOS Beta News | YouTube via Tom's Guide.Crédito de imagem: #iOS Beta News | YouTube via Tom's Guide.Fonte:  Tom's Guide 

Dentro de todo esse contexto, a "gigante da maçã" deve estar esperando que a dinâmica do mercado mude a seu favor antes de fazer seu movimento final dentro do segmento de smartphones dobráveis. O aumento da concorrência também reduzirá os preços dos painéis eventualmente, dando à empresa mais espaço para reorganizar e manter suas margens de lucro.

O quanto isso vai demorar é a questão que ainda não conseguimos responder. Então, nesse meio tempo, devemos nos contentar com os rumores e patentes que já foram registradas para o futuro.

Enquanto a Apple espera o mercado de dobráveis amadurecer, outras fabricantes já estão investindo pesado no setor. A Samsung lidera globalmente com as linhas Galaxy Z Flip e Fold, enquanto a Motorola atua com os modelos da série Razr.

As companhias chinesas também estão interessadas no segmento de dobráveis. A Xiaomi lançou recentemente o Mix Fold 2, enquanto a Oppo se prepara para trazer dois novos smartphones para o segmento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.