Veja como rastrear um celular perdido (iOS ou Android)

3 min de leitura
Imagem de: Veja como rastrear um celular perdido (iOS ou Android)
Imagem: Unsplash

Rastrear o celular é uma ótima maneira de encontrar o aparelho em caso de perda, uma vez que é possível ter acesso a localização do dispositivo. Por isso, alguns smartphones já têm a funcionalidade de fábrica para facilitar o processo de encontro, bastando apenas ativá-la.

Para que você saiba mais do assunto, veja como rastrear um celular perdido pelo tutorial completo abaixo. Confira!

Como rastrear um celular Android perdido?

1. Os smartphones Android contam com a funcionalidade "Encontre Meu Dispositivo" da Google. A função é ativada automaticamente durante o processo de configuração do celular, logo após o usuário adicionar uma conta da Google ao aparelho.

2. Uma vez que desejar encontrar o dispositivo, clique aqui para ser redirecionado ao site da ferramenta.

3. Faça o login com a sua conta Google.

4. Caso tenha mais de um aparelho vinculado à conta, selecione o celular que deseja encontrar de acordo com o modelo.

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

5. Verifique a localização do dispositivo na página inicial por meio do mapa e das informações, ao lado esquerdo da tela. É importante ressaltar que, para ser encontrado, o dispositivo deve estar ligado e conectado à internet.

6. Caso esteja próximo ao aparelho, é possível selecionar a função "Reproduzir Som", que fará o celular começar a tocar por 5 minutos, mesmo se ele estiver no modo silencioso.

7. Ao encontrar o smartphone, basta manter o "Encontre Meu Dispositivo" ativado para voltar a utilizar caso seja preciso.

Como rastrear um celular IOS perdido?

1. Assim como os celulares Android, os smartphones com iOS também podem ser facilmente rastreados com o uso do iCloud.

2. Faça o login com os seus dados de acesso, como e-mail e senha.

3. Caso tenha mais de um dispositivo vinculado à conta, clique em "Todos os dispositivos" e selecione o aparelho que deseja verificar a localização.

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

4. Verifique a localização do aparelho, prestando atenção no último horário em que ela foi registrada.

5. Do lado esquerdo da tela, é possível visualizar o nível de bateria para saber se o celular está perto de ficar sem energia.

6. Também é possível ativar um alerta sonoro no aparelho para ficar ainda mais fácil de encontrar. Para isso, clique em "Reproduzir Som" e tente encontrar o iPhone por meio do barulho.

7. Ao encontrar, desbloqueie o celular e encerre o alerta sonoro.

É possível rastrear o celular desligado?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Atualmente, a Apple permite o rastreio do aparelho quando ele está desligado. No entanto, essa ferramenta funciona apenas nas primeiras 24 horas após o desligamento. Depois desse prazo, o usuário só vai conseguir visualizar a última localização registrada do dispositivo, devendo se basear nela para tentar encontrar o smartphone.

Já os celulares Android ainda não têm essa função e necessitam estar ligados para que o usuário possa visualizar a localização.

Tem como rastrear um celular que foi formatado?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Infelizmente, não é possível rastrear o celular após ele ter sido formatado. Isso porque, ao apagar todas as informações do aparelho, a conta deixa de estar sincronizada com o dispositivo, impossibilitando que seja vista a localização em tempo real.

A única forma de realizar o rastreio do aparelho desse modo seria por meio do número do identidade internacional de equipamento móvel (IMEI), disponibilizado pelas operadoras de telefone. No entanto, realizar esse tipo de rastreio requer um pedido judicial, o que gera uma série de burocracias para o usuário.

É possível rastrear um celular só pelo número?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Apesar de ser possível rastrear um celular só pelo número de telefone, essa ferramenta não está disponível para qualquer pessoa. Assim como no caso do IMEI, é preciso de uma ordem judicial para conseguir rastrear um aparelho por meio dessa informação.

O principal motivo para a ferramenta não estar disponível para todos está na segurança e na privacidade do indivíduo, uma vez que isso pode colocar em risco a vida de diversos cidadãos.

Gostou da matéria? Então, fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.