Nokia tijolão: relembre 5 celulares antigos da marca

2 min de leitura
Imagem de: Nokia tijolão: relembre 5 celulares antigos da marca
Imagem: Ohno
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Nokia não está no topo quando pensamos nas principais fabricantes de celulares atualmente. No entanto, a companhia fazia alguns dos modelos mais populares da época antes dos smartphones, na época em que os dispositivos móveis eram chamados de "celulares tijolão".

Antes mesmo da era Lumia, a companhia fazia sucesso com seus celulares que eram conhecidos pela resistência e joguinhos clássicos, como a "cobrinha". Em clima de nostalgia, vamos relembrar cinco desses modelos famosos da época de ouro da Nokia neste artigo! Você teve algum deles?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nokia 1100

O pequeno Nokia 1100 chegou em 2003, medindo um pouco mais de 10 centímetros e pesando apenas 86g. Mas suas dimensões não impediram o aparelho e suas variantes de se tornarem gigantes nas vendas! Não apenas gigantes, os maiores do mundo.

As versões coloridas do celular mais vendido do mundo.As versões coloridas do celular mais vendido do mundo.Fonte:  Xataka Móvil 

Isso mesmo, o Nokia 1100, junto com modelos como o 1101 e o 1108, ainda é considerado o aparelho de celular com maior número de vendas no mundo, com mais de 250 milhões de unidades distribuídas desde o seu lançamento! Ele foi descontinuado em 2009, mas é possível encontrá-lo em revendas até hoje.

Nokia 6110

O Nokia 6610 chegou no final de 1997 e tinha um design mais voltado para “business”. Mesmo sendo um aparelho tão antigo, já incorporava o super-popular “jogo da cobrinha”, que deixa saudades até hoje.

O Nokia 6110 era mais voltado para negócios.O Nokia 6110 era mais voltado para negócios.Fonte:  GSMfind 

É interessante lembrar que aqui no Brasil ele chegou a ser licenciado pela Gradiente, para ser vendido sob o nome da marca brasileira, apesar de ser o mesmo aparelho.

Nokia 2280

Este é outro modelo que virou “figurinha carimbada” aqui no Brasil. Era bem difícil não esbarrar em alguém que tivesse um Nokia 2280 antes da chegada dos smartphones.

As capas mais comuns do Nokia 2280As capas mais comuns do Nokia 2280Fonte:  Luiz Marxsen (Facebook) 

Assim como o Nokia 1100, O Nokia 2280 também foi lançado em 2003, então não conseguiu alcançar o mesmo número de vendas. Os modelos são parecidos, mas este tentou se vender mais pela variedade de cores de suas capas, que até ganharam um nome especial: as Xpress-On.

A proposta do modelo era a variedade de capinhas.A proposta do modelo era a variedade de capinhas.Fonte:  Celulares na Web 

Nokia 3310

O Nokia 3310 com sua telinha verde foi outro grande sucesso da fabricante finlandesa. Ele chegou no ano 2000 e é o principal detentor da fama de “indestrutível”. Geralmente é ele o celular que você vê sendo usado nos memes falando de como esses dispositivos eram bem mais difíceis de quebrar antigamente.

O "indestrutível" Nokia 3310.O "indestrutível" Nokia 3310.Fonte:  Ohno 

A popularidade do dispositivo é tanta que, mesmo não tendo sido vendido como o 1100, foi o Nokia 3310 que foi escolhido para um retorno em 2017. Ele foi re-lançado na Europa como uma edição especial, com um design repaginado e trazendo até o “jogo da cobrinha” e tudo!

Modelo ganhou ainda mais fama pelos memes.Modelo ganhou ainda mais fama pelos memes.Fonte:  India Times 

Nokia 5120

O Nokia 5120 foi lançado em 1998, no ano seguinte do Nokia 6610 e com um design bem parecido - que até parece um telefone sem fio daqueles tradicionais, de linha.

É até difícil diferenciar o Nokia 5120 do Nokia 6110.É até difícil diferenciar o Nokia 5120 do Nokia 6110.Fonte:  AyAyAy 

Ou seja, é um aparelho mais voltado pra funcionalidades do que aparência, sem se preocupar em esconder sua antena e prometendo horas e mais horas longe da tomada. O Nokia 5120 teve diversas variantes e até algumas opções de cores alternativas, garantindo uma base de usuários fieis durante seu auge.

Gostou de mergulhar um pouco em nostalgia? A Nokia realmente não é mais a potência que um dia já foi no mundo dos dispositivos móveis, mas isso não quer dizer que a fabricante desistiu! A companhia tem apostado em smartphones de preço mais acessível, inclusive com um anúncio bem recente, do modelo Nokia G11 Plus, por exemplo.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.