Celular para idoso: 7 dicas para melhorar a usabilidade

3 min de leitura
Imagem de: Celular para idoso: 7 dicas para melhorar a usabilidade
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Seja por inexperiência ou pela idade mais avançada, muita gente ainda sofre para usar smartphones. A boa notícia é que os telefones celulares mais atuais oferecem opções de configurações voltadas para facilitar o uso por idosos e pessoas com necessidades especiais, como aqueles com problemas de visão, por exemplo.

Dicas de configurar o celular Android de pessoa idosa

Para te ajudar a fazer as melhores alterações no Android e configurar o celular para pessoa idosa, listamos a seguir sete dicas para tornar o telefone celular mais amigável e fácil de usar.

1. Aumente o tamanho do teclado

Aumentar o tamanho do teclado do Android pode facilitar bastante o uso do aparelho, seja para fazer pesquisas ou enviar mensagens para amigos e familiares. O procedimento é bastante simples, como você pode ver na imagem abaixo.

Um teclado mais alto é muito fácil de usarUm teclado mais alto é muito fácil de usarFonte:  TecMundo 

No caso do GBoard, o teclado oficial do Google, basta tocar no ícone de engrenagem para abrir as configurações e, em seguida, tocar em Altura do teclado. Selecione a opção Ultra-alto para que o teclado e, respectivamente, as teclas fiquem maiores e mais fáceis de tocar.

2. Aumente o tamanho do texto

Outra opção indispensável para configurar nos celulares de pessoas idosas é o tamanho do texto exibido na tela.

Aumentar o tamanho da fonte facilita bastante a leituraAumentar o tamanho da fonte facilita bastante a leituraFonte:  TecMundo 

Para deixar o tamanho do texto bem maior e facilitar a leitura, abra as configurações do Android, selecione a opção Visor e, em seguida, toque em Tamanho e estilo da fonte. Por fim, selecione Tamanho da fonte e deslize a barrinha até o final.

3. Desligue a navegação gestual

Aparelhos mais recentes costumam contar com opções de controles por movimento, o que pode tornar o uso do smartphone mais complexo para pessoas com idade mais avançada.

Apesar de ser útil, a navegação gestual pode ser confusa para usuários mais velhosApesar de ser útil, a navegação gestual pode ser confusa para usuários mais velhosFonte:  TecMundo 

Para desligar os recursos gestuais, abra as configurações do celular, procure a opção de Recursos avançados e toque em Movimentos e Gestos. Depois é só desmarcar as opções gestuais.

4. Desinstale aplicativos desnecessários

A maioria dos aparelhos já vem com alguns apps instalados de fábrica. O problema é que nem todos são úteis, então o ideal é remover o máximo possível.

Desinstale todos os apps desnecessáriosDesinstale todos os apps desnecessáriosFonte:  TecMundo 

Para deletar os aplicativos desnecessários, abra as configurações do Android, toque em Aplicativos e selecione o app que deseja remover. Eme seguida, toque em Desinstalar.

5. Configure atalhos

Outra forma de facilitar bastante o uso do aparelho é adicionar atalhos na tela inicial para apps e, principalmente, para contatos importantes.

Atalhos podem ajudar bastante a facilitar o uso do celularAtalhos podem ajudar bastante a facilitar o uso do celularFonte:  TecMundo 

Para adicionar atalhos para apps, basta tocar no ícone e arrastar até a tela inicial. Já os contatos são adicionados com um toque longo da tela inicial. Agora você deve selecionar a opção Widgets, tocando em Contatos e, por fim, selecionando o contato para o qual deseja criar o atalho.

6. Configure a tela de bloqueio

Por mais que a ideia de bloqueios de telas possa parecer complicada para pessoas mais velhas, a verdade é que a única parte complicada é a configuração — passo este que quem deve fazer é você. Para o idoso, tocar no sensor para desbloquear o telefone com a digital é um procedimento simples e seguro.

Bloquear a tela do smartphone é importante, mas é essencial usar um desbloqueio simples e rápidoBloquear a tela do smartphone é importante, mas é essencial usar um desbloqueio simples e rápidoFonte:  TecMundo 

No telefone Android do seu parente ou amigo idoso, abra as configurações e toque em Tela de bloqueio. Em seguida, selecione Tipo de bloqueio de tela, configure um Padrão e depois toque em Impressões digitais para configurar o bloqueio por digital usando diferentes dedos seguindo as instruções na tela.

7. Ative o Modo Fácil

Esta opção está disponível apenas em celulares Samsung, mas vale a pena citar e configurar no smartphone de pessoas da terceira idade.

O Modo Fácil de aparelhos Samsung deixa o celular muito mais fácil de usarO Modo Fácil de aparelhos Samsung deixa o celular muito mais fácil de usarFonte:  TecMundo 

Nas configurações do Android no telefone Samsung, toque em Visor selecione Modo Fácil. Em seguida, habilite o Modo Fácil. Simples assim.

Seguindo todas as nossas dicas, você pode facilitar bastante a vida do seu amigo, parente ou vizinho idoso que tem dificuldades para usar o telefone!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.