Melhor iPhone para idoso: qual modelo comprar?

3 min de leitura
Imagem de: Melhor iPhone para idoso: qual modelo comprar?
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O iPhone é o modelo de celular mais desejado e, atualmente, mais vendido no mundo. Entretanto, muita gente ainda tem uma grande dificuldade para utilizar o sistema, uma vez que ele possui grandes diferenças em relação ao Android. As pessoas mais velhas, por exemplo, levam mais tempo para se adaptar a essa transição tecnológica.

Mas isso não quer dizer que pessoas idosas não possam ter um iPhone. Mesmo assim, para quem quer começar a utilizar os aparelhos da Apple, não é exatamente necessário recorrer às versões mais recentes do mercado, apesar de os modelos novos garantirem atualizações por mais tempo e recursos modernos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, hoje o TecMundo traz uma série de informações para ajudar, principalmente os idosos, a escolher um bom aparelho da Apple. Confira!

iPhone SE 2022

Apple

O celular é o modelo atual mais barato da Apple a receber atualizações de sistema. A terceira geração do iPhone SE, lançada neste ano, garante uma experiência moderna em um aparelho com visual mais antigo, com tela menor e botão Home.

Como o dispositivo foi lançado recentemente, o suporte para novas atualizações está garantido por anos. No entanto, para quem não se importa com os updates, o que pode gerar problemas em apps a longo prazo, vale a pena ficar de olho no iPhone SE 2, modelo mais barato e ultrapassado da linha.

Confira as especificações e preço atualizado do iPhone SE 3 aqui. Os valores do celular giram em torno de R$ 3 mil no varejo, com armazenamento iniciando em 64 GB e indo até 256 GB.

iPhone XR

O iPhone XR é um dos primeiros aparelhos sem um botão "home" central na parte inferior frontal. Seus botões ficam localizados apenas nas laterais, e toda a autenticação, seja por digital, retina ou código numérico, é feita na tela.

O modelo é uma excelente alternativa tanto pelo preço, quanto pelo hardware do aparelho, que faz praticamente todos os apps atuais rodarem sem problemas no celular. Além disso, ele também é uma excelente opção de transição para aqueles usuários ainda acostumados com botões, e que agora precisam fazer tudo através da tela.

Apesar de não ser mais vendido no site da Apple, o iPhone XR pode ser encontrado em varejistas online por valores que ficam abaixo do preço do iPhone SE de terceira geração, na casa dos R$ 2 mil.

iPhone 13 Pro Max

O iPhone 13 Pro Max é o atual modelo mais top de linha da Apple. Ele foi lançado no ano passado e é a grande estrela da companhia. Apesar do seu preço um tanto elevado no Brasil, adquirir o aparelho atualmente é ter a certeza que você terá um celular que vai durar muitos e muitos anos até que comece a ser descontinuado.

O iPhone 13 Pro Max é o modelo ostentação da AppleO iPhone 13 Pro Max é o modelo ostentação da AppleFonte:  Divulgação / Apple 

Entretanto, a tendência é que ele tenha o seu valor reduzido muito em breve, quando a Apple anunciar a nova linha de aparelhos, que podem ser os modelos do iPhone 14. Os anúncios são feitos em um evento em setembro, e as vendas começam no mês posterior.

O modelo é indicado para usuários mais exigentes, que buscam uma tela grande e recursos de ponta. Caso o usuário queira economizar, vale a pena ficar de olho no modelo padrão da linha iPhone 13 ou até mesmo apostar nos modelos das gerações iPhone 11 e iPhone 12. Afinal, todas as três famílias mais recentes ainda garantem muitas atualizações e poder de sobra para uso básico.

Saiba mais detalhes sobre o iPhone 13 no comparador do TecMundo.

Opções com Android são mais baratas

Agora que você já conhece alguns dos modelos de smartphones da Apple, é preciso analisar qual é o aparelho ideal para as suas necessidades. Lembrando que, independente da versão, o sistema iOS traz um extenso sistema de ajuda para que pessoas com pouco conhecimento não tenham tantos problemas para usar os celulares.

Além disso, a lista acima serve como referência exclusivamente para quem está de olho no sistema da Apple. Afinal, aparelhos com o sistema Android também podem servir para usuários idosos e garantem um melhor custo-benefício.

Outro ponto interessante a ser levado em conta é a liberdade presente no sistema do Google. Graças aos launchers que permitem customizar a interface do celular, o usuário pode adaptar qualquer smartphone para se tornar amigável a um usuário sem muita experiência com tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.