Galaxy A53 e A33: quais as diferenças entre os celulares?

4 min de leitura
Imagem de: Galaxy A53 e A33: quais as diferenças entre os celulares?
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Samsung anunciou recentemente os novos smartphones da linha Galaxy A, com destaque para o Galaxy A33 e o Galaxy A53. Esses aparelhos chegam para fazer parte da linha de modelos intermediários premium da marca sul-coreana, mas trazendo uma série de recursos presentes nos dispositivos mais avançados, como a presença do 5G.

Porém, ao se deparar com esses smartphones, pode surgir uma dúvida: qual é a diferença entre esses modelos e para quem cada um deles se destina? Neste artigo, vamos apontar no que cada um deles se destaca e explicar qual deles você deve escolher se estiver pensando em comprar um novo celular.

Tela, design e construção

Os novos smartphones da linha Galaxy possuem praticamente as mesmas dimensões.Os novos smartphones da linha Galaxy possuem praticamente as mesmas dimensões.Fonte:  Samsung 

Os modelos anteriores da linha Galaxy A eram equipados com um display IPS LCD, como é o caso do Galaxy A32. Porém, os novos aparelhos mudam isso e agora trazem uma tela Super AMOLED, garantindo maior fidelidade de cores e qualidade de imagem.

O Galaxy A33 e o Galaxy A53 praticamente possuem o mesmo tamanho de tela (6,4” contra 6,5” respectivamente) e dimensões, mas o A53 possui uma taxa de atualização para o display maior (120 Hz contra 90 Hz). A resolução de ambos é a Full HD+ e os dois aparelhos também são resistentes à água (certificação IP67).

Hardware e desempenho

O mesmo hardware está presente tanto no Galaxy A33 quanto no Galaxy A53.O mesmo hardware está presente tanto no Galaxy A33 quanto no Galaxy A53.Fonte:  Samsung 

Em se tratando de hardware, também podemos dizer que temos um empate técnico. Os dois aparelhos trazem a mesma configuração: ambos chegam com um processador da Samsung, o Exynos 1280, e 128 GB de armazenamento interno. Na parte de RAM, o A33 possui 6 GB, enquanto o A53 chegou ao Brasil com 8 GB.

O conjunto deve ser o suficiente para dar conta do recado da maioria das aplicações, além de prolongar a vida útil dos aparelhos ao longo das atualizações de sistema. Os modelos também contam com a função RAM Plus, que pega armazenamento "emprestado" para aumentar a memória RAM.

Vale ressaltar que o Galaxy A33 e o Galaxy A53 também vêm equipados com suporte à tecnologia 5G. Ou seja, à medida que a nova geração de comunicação móvel se populariza, esses aparelhos já estarão preparados para usar esse sinal mais avançados e estável.

O dois smartphones da linha Galaxy também contam com bateria de 5.000 mAh, o que não significa necessariamente que ambos terão a mesma autonomia. Porém, como o hardware é parecido, o resultado de testes deve ser similar, mas é o uso no dia a dia que realmente vai determinar o tempo de uso dos aparelhos.

Câmeras

As câmeras dos dois smartphones – Galaxy A33 e Galaxy A53 – é o que mais os diferencia.As câmeras dos dois smartphones – Galaxy A33 e Galaxy A53 – é o que mais os diferencia.Fonte:  Samsung 

É neste departamento que a diferença entre os smartphones fica mais evidente. Começando pela câmera frontal, o Galaxy A53 possui um sensor muito menos aparente e com maior resolução (32 MP), conferindo um visual mais agradável quando observado de frente. O A33 já conta com um sensor frontal mais espaçoso e com resolução menor (13 MP) e que certamente diferencia os dois aparelhos logo de cara.

A câmera principal de cada smartphone também é diferente. O Galaxy A33 vem com um conjunto de quatro sensores (48 MP + 8 MP + 5 MP + 2 MP), o que certamente será capaz de reproduzir boas fotos em condições ideais de iluminação. Entretanto, o Galaxy A53 com suas quatro câmeras (64 MP + 12 MP + 5MP + MP) deve ser capaz de aperfeiçoar isso ainda mais (embora saibamos que quantidade de megapixels não signifique necessariamente maior qualidade).

A Samsung também trouxe para os dois aparelhos uma tecnologia que ajuda a estabilizar fotos e vídeos através de inteligência artificial. Esse recurso, anteriormente presente apenas em modelos top de linha, ajuda a capturar imagens em movimento ou estabilizar aquelas fotos um pouco tremidas. O Galaxy A53 ainda suporta a função de remover objetos de fotos, garantindo ainda mais possibilidades após o clique.

Preço e disponibilidade

Embora os dois smartphones tenham sido apresentados no mesmo evento, apenas o Galaxy A53 está atualmente disponível na loja da Samsung e varejistas parceiros. O preço do aparelho nas primeiras semanas de lançamento será de R$ 2.699 (desconsiderando eventuais promoções), com aumento de preço para R$ 3.499 nos próximos dias.

Como o Galaxy A33 traz algumas especificações inferiores, é de se esperar que o smartphone seja um pouco mais barato, focando naqueles consumidores que buscam maior custo-benefício. Entretanto, vale ressaltar que ambos trazem muitas características em comum, o que significa que a experiência de uso desses dois aparelhos deve ser semelhante. Assim, a escolha final deve ficar em pormenores como o poder da câmera e funções extras presentes nas câmeras do A53, competindo com o preço mais atraente do A33.

E você, o que achou desses lançamentos da Samsung? Está de olho em algum desses dois smartphones? Qual deles você gostou mais: o Galaxy A33 ou o Galaxy A53?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.