Galaxy A53 vs Galaxy S21 FE: compare as especificações

3 min de leitura
Imagem de: Galaxy A53 vs Galaxy S21 FE: compare as especificações
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Embora possam confundir o usuário à primeira vista, o Galaxy A53 e o Galaxy S21 FE possuem importantes diferenças entre si, já que foram desenvolvidos para nichos de uso distintos. Buscando simplificar a comparação, o TecMundo elaborou um guia com as principais características de cada modelo e suas respectivas especialidades; confira as informações abaixo!

Design

Inspirados nos últimos lançamentos da linha Galaxy S, ambos os modelos oferecem um visual "suave" com cantos arredondados e acabamento em plástico, estilizado para lembrar vidro. Na prática, a principal diferença entre os modelos está no conjunto traseiro de câmeras.

No Galaxy S21 FE, o módulo em questão se "une" à sua lateral, criando um efeito único de transição. Por outro lado, no caso do Galaxy A53, o conjunto de câmeras fica em uma "ilha", recebendo maior destaque visual — tal como no Galaxy S20.

Tratando-se de cores, os modelos adotam opções com tonalidades pastéis e finalização fosca, sendo elas:

Cores disponíveis para o Galaxy S21 FE

  • Preto
  • Branco
  • Violeta
  • Verde

Cores oficiais do Galaxy S21 FE. (Fonte: Samsung / Reprodução)Cores oficiais do Galaxy S21 FE. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte:  Samsung 

Cores disponíveis para o Galaxy A53

  • Preto
  • Azul
  • Branco
  • Rosé

Cores oficiais do Galaxy A53. (Fonte: Samsung / Reprodução)Cores oficiais do Galaxy A53. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte:  Samsung 

Tela

Tela do Galaxy S21 FE, com certificação para HDR10+. (Fonte: ScreenRant / Reprodução)Tela do Galaxy S21 FE, com certificação para HDR10+. (Fonte: ScreenRant / Reprodução)Fonte:  ScreenRant 

Sem surpresas, ambas as alternativas da Samsung possuem uma apresentação visual de qualidade. No entanto, o destaque fica para o Galaxy S21 FE devido à sua tela de 6,4" na tecnologia Dynamic AMOLED 2X, com suporte para taxa de atualização de 120 Hz e certificação HDR10+.

Vale ressaltar, similarmente, que o Galaxy A53 também não desaponta: sua tela Super AMOLED de 6,5", com taxa de atualização de 120 Hz e pico máximo de brilho de 800 nits, deve oferecer aos usuários uma experiência rica em detalhes e contraste.

Nos dois modelos, há ainda um leitor óptico de impressões digitais sob a tela, oferecendo uma camada extra de segurança.

Processador e memória

Snapdragon 888 5G foi um dos principais processadores lançados no ano passado. (Fonte: Qualcomm / Reprodução)Snapdragon 888 5G foi um dos principais processadores lançados no ano passado. (Fonte: Qualcomm / Reprodução)Fonte:  Qualcomm 

Como de costume, o Galaxy S21 FE oferece uma versão alternativa de processador para os usuários, neste caso, o poderoso Snapdragon 888 5G. Porém, nas localidades onde o componente da Qualcomm não está disponível, o desempenho fica por conta da solução proprietária, Exynos 2100 — ambos possuindo oito núcleos. O Galaxy A53, por sua vez, conta somente com o Exynos 1280 como opção, limitando a gama de escolhas do consumidor.

Para acompanhar, há as seguintes opções de memória: o Galaxy A53 oferece desde 4 GB até 8 GB de RAM, aliados a até 256 GB de armazenamento interno. Quase idênticas, as configurações do Galaxy S21 FE começam com o mínimo de 6 GB de RAM, com as variantes mais completas contando com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Câmeras

Conjunto de câmeras do Galaxy S21 FE. (Fonte: Samsung / Reprodução)Conjunto de câmeras do Galaxy S21 FE. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte:  Samsung 

Para o quesito fotográfico, o Galaxy S21 FE conta com um conjunto triplo de sensores, sendo eles: 12 MP (wide), 8 MP (telefoto) e 12 MP (ultrawide). Nele, o diferencial está no suporte para estabilização óptica nas lentes principais, além da tecnologia de aperfeiçoamento de imagem "Dual Pixel PDAF". Na parte frontal, há o sensor para selfies de 32 MP.

Dispondo de mais sensores, o Galaxy A53 possui um conjunto quádruplo de câmeras: 64 MP (wide), 12 MP (ultrawide), 5 MP (macro) e 5 MP (profundidade). Para as selfies, há o mesmo módulo de 32 MP utilizado no seu "concorrente".

Conclusão

No Brasil, os modelos são vendidos na mesma faixa de preço, entre R$ 2.700 e R$ 3.000. Esse fator acaba contribuindo com uma possível confusão entre os consumidores, especialmente os menos experientes com o nicho tecnológico, já que tende a ser um parâmetro raso de comparação — algo como "quanto mais caro, melhor".

Contudo, o problema pode ser resolvido ao analisar os modelos conforme sua proposta: enquanto o Galaxy A53 trata-se de um intermediário premium que desafia o limite de sua categoria, o Galaxy S21 FE se apresenta como um topo de linha "econômico", reunindo apenas as funções necessárias para defini-lo como tal.

Galaxy A53 desponta como um dos intermediários mais completos no mercado. (Fonte: Samsung / Reprodução)Galaxy A53 desponta como um dos intermediários mais completos no mercado. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte:  Samsung 

No papel, o Galaxy S21 FE leva a vantagem por contar com o conjunto mais poderoso de especificações técnicas, que deve atender os usuários que buscam alto desempenho e não se preocupam com os recursos extras presentes na linha principal. Por outro lado, o Galaxy A53 oferece uma experiência de uso com grande qualidade, garantindo satisfação para os consumidores menos exigentes e casuais que possuem um orçamento ligeiramente mais enxuto.

Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S21 FE 5G, 128 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S21 FE 5G, 128 GB

Com processador octa-core de ultima geração, para que você aproveite todo potencial da Samsung. O painel frontal conta com uma tela Dynamic AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Câmera tripla, 4.500 mAh de bateria e conexão 5G.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.