Veja o comparativo entre Xiaomi 12 Pro vs. Galaxy S22 Ultra

4 min de leitura
Imagem de: Veja o comparativo entre Xiaomi 12 Pro vs. Galaxy S22 Ultra
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Lançado recentemente como o smartphone mais poderoso da Samsung, o Galaxy S22 Ultra é um aparelho que traz uma série de novidades para a família principal de smartphones da Samsung. Uma das principais é a presença da caneta S Pen, o que praticamente “sepultou” os aparelhos da série Note da empresa sul-coreana.

Batendo de frente com o aparelho mais potente da Samsung temos o Xiaomi 12 Pro, aparelho da empresa chinesa que também foi lançado recentemente – ao menos a sua versão global. O smartphone arrancou elogios do mercado por conta de sua potência e o custo-benefício oferecido dentro da categoria modelos top de linha – especialmente quando comparamos o seu valor com o de outros celulares.

Mas qual é a diferença entre esses dois smartphones Android superpoderosos, talvez os mais potentes atualmente? Em quais aspectos cada um se sobressai e como cada uma de suas características pode conquistar o consumidor? Veja no comparativo abaixo!

Design e construção

Os dois aparelhos oferecem uma construção e design premium e digno de top de linha.Os dois aparelhos oferecem uma construção e design premium e digno de top de linha.Fonte:  Samsung 

Por se enquadrarem dentro da categoria de smartphones top de linha, definitivamente não há motivos para reclamar da construção e design desses aparelhos. Ambos foram concebidos mantendo características de seus antecessores, sendo que o Galaxy S22 Ultra possui linhas mais retas e o Xiaomi 12 Pro um visual mais curvado.

Vale ressaltar que o aparelho da Samsung é ligeiramente mais pesado que o concorrente, mas ambos ficam acima das 200 g. Em conjunto com uma capinha, ambos podem facilmente ultrapassar os 300 g, o que pode incomodar quem procura um celular mais leve e menor para o bolso.

Entretanto, o Galaxy S22 Ultra leva uma pequena vantagem no quesito construção por oferecer a certificação IP68, sendo à prova d’água e poeira. Tal característica não está presente no smartphone da Xiaomi.

Tela

A Samsung é uma empresa que sempre apostou muito na qualidade de suas telas e por isso é fácil dizer que o Galaxy S22 Ultra supera o seu concorrente neste quesito. Estamos falando de um display de 6,8 polegadas em Dynamic AMOLED, até 120Hz de frequência, 1750 nits de brilho e resolução de 2340 x 1080 pixels.

Entretanto, essa não é uma vitória avassaladora, já que o aparelho da Xiaomi também tem uma tela de excelente qualidade. A grande maioria dos consumidores provavelmente nem sentirá tanta diferença para esse display de 6,73 polegadas, 1500 nits e resolução de 2400x1080 pixels.

Portanto, a experiência de uso em ambos deve ser excelente, o que poderia até ser um empate técnico.

Desempenho e armazenamento

O desempenho de ambos é avassalador e dará conta de qualquer app ou jogo da atualidade.O desempenho de ambos é avassalador e dará conta de qualquer app ou jogo da atualidade.Fonte:  Mi 

O mesmo processador equipa as versões internacionais desses smartphones, o mais recente e poderoso chipset da Qualcomm. O Snapdragon 8 Gen1 de 4 nm é o modelo mais potente e, em conjunto com 12 GB de RAM oferecidos pelos dois aparelhos, praticamente todo aplicativo rodará com fluidez. A troca de apps também ocorre de forma instantânea, bem como animações e jogos.

A diferença fica por conta do armazenamento, já que o Galaxy S22 Ultra oferece até 1 TB de armazenamento contra 256 GB do Xiaomi 12 Pro. A quantia de 1 TB pode parecer exagerada, mas há quem já esteja se programando para usar o smartphone como o único dispositivo de sua rotina, aproveitando os recursos de transformar celular em um computador.

Esse é, inclusive, um diferencial do modelo da Samsung e sua compatibilidade nativa com esse sistema de conversão de smartphone em PC.

Câmera

Aqui talvez tenhamos a maior diferença entre os aparelhos. Enquanto a Xiaomi aposta em um conjunto triplo de câmeras de 50 MP, a Samsung tem quatro sensores com destaque para o principal de 108 MP. Como a qualidade das fotos depende de outros fatores além da parte física, certamente podemos afirmar que ambas terão a capacidade de criar registros fotográficos impressionantes.

Na parte frontal também há uma pequena diferença na resolução das câmeras – 32 MP no Xiaomi 12 Pro e 40 MP no Galaxy S22 Ultra –, mas isso não deve ser o suficiente para criar um abismo de qualidade entre os modelos.

Bateria e extras

O maior diferencial do modelo da Samsung é a presença da S Pen.O maior diferencial do modelo da Samsung é a presença da S Pen.Fonte:  Samsung 

Considerando a capacidade de bateria, o Galaxy S22 Ultra (5.000 mAh) leva uma pequena vantagem, mas que não significa necessariamente que ele é melhor. A otimização e o modo de uso do aparelho podem muito bem fazer com que o Xiamo 12 Pro (4.600 mAh) tenha uma autonomia melhor que o seu concorrente.

Porém é importante destacar que o Galaxy S22 Ultra possui suporte à S Pen, a caneta que é marca registrada da linha Note. Esse é um grande diferencial do aparelho e motivo que pode fazer muitos escolherem ele.

Qual é o melhor e qual escolher?

É difícil negar que o Galaxy S22 Ultra oferece um conjunto de características que supera o Xiaomi 12 Pro em vários aspectos, incluindo a presença da S-Pen, mais armazenamento e um ecossistema que inclui até modo de uso como PC. Mas a margem de distância entre eles não é tão grande, o que confere méritos ao aparelho da marca chinesa.

Porém, a diferença de preço certamente é algo a ser considerado, já que o Galaxy S22 Ultra pode custar até o dobro do smartphone da Xiaomi. Fica a critério do consumidor decidir se vale a pena pagar mais de R$ 8 mil no modelo da Samsung pelos seus diferenciais ao invés de gastar em torno de R$ 4 mil pelo modelo importado do Xiaomi 12 Pro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.