Samsung Galaxy S22 Ultra: o novo Galaxy Note? [Hands-on]

4 min de leitura
Imagem de: Samsung Galaxy S22 Ultra: o novo Galaxy Note? [Hands-on]
Imagem: TecMundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Confirmando as expectativas de todos, a Samsung fez a “fusão” entre a linha Galaxy S e Galaxy Note com o lançamento do Galaxy S22 Ultra. O modelo é o mais premium da família que conta ainda com o Galaxy S22 e S22+.

Tivemos a oportunidade de passar alguns minutinhos com os novos aparelhos e trago aqui as nossas primeiras impressões do Galaxy S22 Ultra.

Design

Logo de cara, já dá para ver que a versão Ultra do Galaxy S22 tem a intenção de agradar fãs da linha Note. O design é mais minimalista, com um formato mais quadrado típico dos modelos da sul-coreana, e as câmeras parecem flutuar na traseira, pois deixam de lado o retângulo que envolve o sensores.

A melhor parte é que finalmente temos uma S Pen embutida no corpo de um Galaxy S, o que permite guardar o acessório sem risco de perdê-lo por aí.

Galaxy S22 Ultra

No Galaxy S21 Ultra já era possível usar a caneta, mas ela não era vendida junto do aparelho e nem se encaixava em seu corpo. A nova S Pen promete bem menos latência do que a do Galaxy Note 20 Ultra, oferecendo uma experiência de escrita mais realista e próxima do analógico.

O Galaxy S22 Ultra estará disponível em quatro cores: preto, branco, verde e vinho. Ele pesa basicamente o mesmo do Galaxy S21 Ultra, ou seja, não é dos celulares mais leves do mercado.

A diferença visual entre o Galaxy S22 Ultra e Galaxy S22/S22+ é grande, já que os outros dois modelos “padrões” possuem um design mais parecido com o do S21, principalmente por conta do módulo da câmera traseira mais integrado à lateral do corpo do aparelho. Além de preto, branco e verde, eles também chegam na cor rosé.

Galaxy S22Família Samsung Galaxy S22 (Foto: TecMundo)

No entanto, todos os modelos da família são construídos com um tipo de alumínio mais forte — o mesmo usado no Z Fold 3 —, possuem proteção IP68 contra água e poeira, além de contar com o Gorilla Glass Victus+ na parte frontal e também na traseira.

Poder de fogo

A tela do Galaxy S22 Ultra também é a maior dos três modelos, com 6,8", tecnologia Dynamic AMOLED 2x e resolução Quad HD+. Ela possui uma taxa de atualização que varia entre 1 e 120Hz, mas a taxa de resposta pode chegar a até 240Hz no modo Game.

Para dar conta de tudo isso, a Samsung optou por uma bateria de 5.000 mAh (mais do que o Note 20 Ultra), 8 GB ou 12 GB de RAM e memória interna de até 512 GB.

Enquanto o Galaxy S22 tem tela Full HD+ de 6,1", o S22+ tem um display de mesma resolução, porém com 6,6". Aqui, a memória se limita a até 256 GB e 8 GB de RAM. A bateria é de 3.700 mAh (S22) e 4.500 mAh (S22+).

Galaxy S22 UltraGalaxy S22 Ultra (Foto: TecMundo)

O carregador não vem na caixa, mas quem quiser pode pedir um no site da Samsung de graça mediante apresentação da nota fiscal. A questão é que esse programa que "cede" o adaptador de tomada ao consumidor oferece um modelo ed 25W, mas os novos modelos suportam carga rápida de até 45W.

Todos os modelos serão disponibilizados em duas versões diferentes dependendo do país, uma com processador Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm, e outra com Exynos 2200, da própria Samsung — ambos com litografia de 4 nanômetros.

A Samsung já nos adiantou que a versão vendida no Brasil será equipada com o chip Snapdragon, para a alegria de quem sempre pede por isso.

Câmeras

Passando para as câmeras, o Galaxy S22 Ultra tem um sensor frontal de 40 MP. Na traseira, há o sensor principal de 108 MP com abertura f/1.8, uma câmera ultrawide de 12 MP e duas telefotos de 10 MP cada, sendo uma com zoom óptico de 10x e outra de 3x.

O Space Zoom de 100x pode ser alcançado usando o zoom digital com ajudinha da Inteligência Artificial, mas quando usamos mais de 10x a resolução já começa a sofrer. A Samsung promete mais estabilidade nos vídeos e imagens mais brilhantes e detalhadas graças aos pixels serem fisicamente maiores do que no S21 Ultra.

Já os outros Galaxy S22 possuem um trio de câmeras traseiras: ultrawide de 12 MP, wide de 50 MP e tele de 10 MP, assim como a frontal.

Nightography Galaxy S22Nightography é novidade do Galaxy S22 (Foto: Joyce Macedo/TecMundo)

Além dos sensores, uma novidade chamada Nightography também é destaque, pois ajuda a melhorar as imagens em condições adversas de luminosidade. Funciona assim: a Inteligência Artificial entende os diferentes pontos de baixa a alta luminosidade no cenário e faz o equilíbrio automaticamente, oferecendo um resultado mais suave e brilhante. É importante destacar que isso não é uma função que você ativa ou desativa no menu, é algo que já faz parte do aparelho.

Os modelos já chegam equipados com o Android 12 e interface One UI 4.1.

Preço

Até o fechamento deste texto, a Samsung ainda não havia divulgado os preços oficiais da nova família Galaxy S22, mas rumores já apontam para uma chegada no Brasil no dia 15 de fevereiro.

10% off
Imagem: Smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra, 256GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra, 256GB

Smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra com 256GB de memória, 12GB de RAM, câmera quadrupla e tela de 6.8". Projetado com uma câmera que revoluciona a fotografia, permite gravar vídeos cinematográficos em 8K e fazer fotos extraordinárias, tudo de uma só vez. Com o processador mais rápido do Galaxy, o vidro mais forte, 5G e uma bateria que dura o dia todo, o Ultra faz jus ao seu nome facilmente.

R$ 9.499,00
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.