iPhone completa 15 anos: veja anúncio do 1° celular da Apple

1 min de leitura
Imagem de: iPhone completa 15 anos: veja anúncio do 1° celular da Apple
Imagem: YouTube
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em 9 de janeiro de 2007, o cofundador e então CEO da Apple, Steve Jobs, subiu ao palco do evento Macworld para apresentar um novo dispositivo da empresa. A principal revelação daquela conferência foi o primeiro iPhone, um dos mais importantes smartphones de toda a indústria.

No aniversário de 15 anos da revelação do modelo, vale a pena revisitar o vídeo completo do anúncio — disponível em alta qualidade no YouTube em seus quase 80 minutos de duração e com legendas em português.

Em termos de performance de Jobs como anfitrião, a conferência é tida como uma das maiores conquistas. O executivo conseguiu arrancar muitos aplausos do público ao apresentar o projeto, descrito como uma combinação de "iPod, telefone celular e comunicador para a internet", algo ainda pouco usual no mercado.

Problemas e alívio

Curiosamente, a confiança de Jobs escondia muitos problemas nos bastidores: o protótipo exibido apresentou diversas falhas durante os ensaios e ainda precisava de muito refinamento — havia muito medo entre a equipe de que a demonstração ao vivo falhasse em algum momento, o que não aconteceu.

Por obstáculos regulatórios e para finalizar o dispositivo, a Apple adotou uma estratégia comercial arriscada: o lançamento do celular aconteceu apenas no final de junho daquele ano de 2007. Apesar da recepção morna na apresentação por parte do público, o dispositivo já foi um sucesso.

Como era o primeiro iPhone?

Uma só opção de cor, bordas espessas e tela pequena: o primeiro iPhone.Uma só opção de cor, bordas espessas e tela pequena: o primeiro iPhone.Fonte:  Apple 

O primeiro iPhone tinha uma tela de 3,5 polegadas, câmera traseira de 2 MP, até 8 GB de armazenamento e 128 MB de RAM. Sem teclado físico, um de seus maiores trunfos era o multitoque, que permitia movimentos como o zoom usando os dedos em forma de pinça. A App Store não existia e apenas ferramentas pré-carregadas podiam ser abertas, além de versões de redes sociais e outros aplicativos para navegador.

O modelo hoje é considerado item de colecionador e, se em bom estado, pode valer um alto preço em sites como o eBay.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.