Os melhores celulares top de linha de 2021

3 min de leitura
Imagem de: Os melhores celulares top de linha de 2021
Imagem: Samsung

Com o avanço da tecnologia, o mercado de celulares está ainda mais acirrado, dividindo-se em subcategorias dedicadas a atender as necessidades específicas de determinados grupos de usuários. No entanto, o segmento dos top de linha permanece com objetivo de oferecer o melhor disponível, em todas as categorias, para o consumidor — adotando, naturalmente, um "tempero extra" característico de cada marca.

Nesse contexto, o TecMundo reuniu uma seleção com os principais destaques do ano de 2021, considerando fatores muito além do desempenho bruto, como a popularidade entre os consumidores, o número de vendas e o apelo dos recursos. Tratando-se de modelos com especificações "exemplares", vale ressaltar que os celulares não serão apresentados em ordem de qualidade ou outro quesito de comparação. Confira:

iPhone 13 Pro Max

Conservador em seu visual, o iPhone 13 Pro Max apresenta suas maiores mudanças nas especificações técnicas. (Fonte: Apple / Reprodução)Conservador em seu visual, o iPhone 13 Pro Max apresenta suas maiores mudanças nas especificações técnicas. (Fonte: Apple / Reprodução)Fonte:  Apple 

A Apple abre a seleção com seu novo iPhone 13 Pro Max, que perpetua o ritmo positivo de lançamentos da empresa com um interessante conjunto de recursos, aliado a um sistema operacional cada vez mais preocupado com a segurança e privacidade de dados.

Priorizando funções de inteligência artificial, maior processamento de dados e desempenho, a linha conta com avanços pertinentes à maioria dos consumidores, ainda que pareçam discretos. As escolhas da Apple foram muito bem recebidas pela crítica especializada e pelo público, rapidamente se tornando um sucesso de vendas.

Galaxy S21 Ultra

Galaxy S21 Ultra na cor Phantom Black. (Fonte: Samsung / Reprodução)Galaxy S21 Ultra na cor Phantom Black. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte:  Samsung 

Principal aposta da Samsung para este ano, o Galaxy S21 Ultra apresenta um conjunto de especificações poderoso e ainda recompensa os saudosos fãs da linha Galaxy Note com o novo suporte à S Pen. O modelo foi muito bem recebido no mercado, sendo consagrado por alguns especialistas como a "experiência definitiva" do sistema operacional Android neste ano.

Pixel 6 Pro

Novo Pixel 6 Pro conta com visual ousado e proposta inusitada. (Fonte: Google / Reprodução)Novo Pixel 6 Pro conta com visual ousado e proposta inusitada. (Fonte: Google / Reprodução)Fonte:  Google 

Estrelando o primeiro processador proprietário da Google, o Pixel 6 Pro oferece uma experiência completa de topo de linha, enquanto se reserva em uma faixa de preço muito competitiva — apesar da disponibilidade limitada a mercados selecionados. Curiosamente, seu foco não é oferecer o maior desempenho possível, mas disponibilizar recursos de inteligência artificial que podem facilitar o cotidiano dos usuários.

Moto Edge 20 Pro, Moto G100 e G200

Moto Edge 20 Pro, topo de linha da Motorola. (Fonte: GSM Arena / Reprodução)Moto Edge 20 Pro, topo de linha da Motorola. (Fonte: GSM Arena / Reprodução)Fonte:  GSM Arena 

Espaçoso, equipado com um conjunto robusto de câmeras e dono de uma bateria generosa, o Moto Edge 20 Pro é a alternativa mais completa para os fãs da Motorola. O produto conta com tela de 6,7 polegadas Full HD+ pOLED com taxa de atualização de 144 Hz e HDR10+, chip Snapdragon 870 e um conjunto de câmeras com até 108 MP.

Para os fãs da marca, também vale mencionar os aparelhos Moto G100 e o novo G200. Apesar de ser conhecida no segmento intermediário, a linha G deu um passo para os celulares top de linha em 2021, garantindo um bom equilíbrio entre custo e benefício.

Enquanto o G100 também conta com o Snapdragon 870, o Moto G200 vai além e traz o Snapdragon 888+ em seu interior, garantindo desempenho de ponta, além de outras melhorias em relação ao seu antecessor.

Rog Phone 5s Pro

Repleto de funções direcionadas ao público gamer, o Rog Phone 5 é a definição de desempenho bruto. (Fonte: Asus / Reprodução)Repleto de funções direcionadas ao público gamer, o Rog Phone 5 é a definição de desempenho bruto. (Fonte: Asus / Reprodução)Fonte:  Asus 

Sem delongas, o Rog Phone 5 define seu público logo em seu visual ousado. O modelo foi desenvolvido para oferecer o melhor desempenho possível em jogos, uma proposta que cumpre sem dificuldades graças ao seu conjunto afiado de especificações técnicas. Para completar, há também a presença de gatilhos táteis e outras funções que expandem as possibilidades de uso durante as sessões de jogatina.

Menção honrosa: Galaxy Z Flip 3

Galaxy Z Flip 3 consolidou a dominância da Samsung no nicho dos dobráveis. (Fonte: Samsung / Reprodução)Galaxy Z Flip 3 consolidou a dominância da Samsung no nicho dos dobráveis. (Fonte: Samsung / Reprodução)Fonte:  Samsung 

Embora não seja tão poderoso quanto o seu "irmão mais velho", o Galaxy Z Flip 3 é um importante marco na popularização dos celulares dobráveis. Sozinho, o modelo foi praticamente responsável por assegurar a dominância da Samsung nesse nicho do mercado, representando quase 60% de todas as vendas no quarto trimestre de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.