LG vai encerrar bootloader para seus celulares no fim do ano

1 min de leitura
Imagem de: LG vai encerrar bootloader para seus celulares no fim do ano
Imagem: LG
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fabricante sul-coreana LG anunciou que vai descontinuar o serviço LG Mobile Developer, que é mantido em uma página oficial da marca. A plataforma será oficialmente tirado do ar na virada do ano, de acordo com um comunicado oficial da empresa, acabando com algumas funções voltadas para smartphones da marca.

No fuso horário da Coreia do Sul, isso acontecerá na meia-noite do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. No horário de Brasília, a mudança terá efeito ao meio-dia do dia 31 deste mês.

Com o fim do site, desenvolvedores e usuários que possuem aparelhos da empresa vão perder acesso a alguns recursos — em especial a opção para desbloquear o bootloader dos smartphones para fazer a instalação de ROMs customizadas.

Esse recurso era bastante utilizado no caso de imagens corrompidas ou para forçar a atualização de sistemas baseados em versões mais recentes do Android em dispositivos antigos. A remoção do site oficial não impede totalmente o processo, mas com certeza dificulta o desbloqueio e exige mais trabalho de desenvolvedores independentes que disponibilizam versões alternativas desses utilitários em fóruns especializados.

Fim de uma era

Depois de muita especulação e vários trimestres no vermelho, a LG anunciou em definitivo a saída do mercado mobile em maio de 2021, inclusive com o fechamento da fábrica especializada no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.