iPhone 14 Pro pode trocar a porta Lightning pela USB-C

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 14 Pro pode trocar a porta Lightning pela USB-C
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple estaria considerando adicionar uma porta USB-C ao iPhone, após anos de pedidos por parte dos usuários. É o que revelaram supostas fontes do site iDropNews na quinta-feira (18), sugerindo a possibilidade de introdução do padrão em uma das variantes do iPhone 14, cujo lançamento é previsto para 2022.

Fontes ouvidas pela publicação, familiarizadas com o assunto, afirmaram que o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max podem trazer uma porta USB-C no lugar da conexão Lightning. De acordo com as informações, há três razões pelas quais a Apple pensa em realizar a mudança.

A maior velocidade oferecida pelo padrão adotado no Android é uma delas. Transferir um vídeo 4K ProRes com duas horas de duração e 720 GB de tamanho para um PC via Lightning, por exemplo, demora quase 4 horas, enquanto o mesmo procedimento feito em uma conexão USB-C com tecnologia USB 4 gasta menos de três minutos.

A mudança traria alguns benefícios, entre os quais uma maior velocidade na transmissão de dados.A mudança traria alguns benefícios, entre os quais uma maior velocidade na transmissão de dados.Fonte:  iDropNews/Reprodução 

Essa troca também evitaria que a Apple enfrente problemas legais, pois Estados Unidos e a União Europeia pressionam a fabricante para utilizar um conector universal. O fator ambiental é outro motivo destacado, possibilitando o uso de qualquer cabo USB-C no iPhone, evitando nova produção em massa do acessório.

Modelo adaptado faz sucesso

Por enquanto, há apenas rumores sobre o lançamento do iPhone 14 Pro com USB-C, uma vez que a Apple não deu qualquer informação sobre essa possibilidade. Mas o projeto apresentado pelo estudante de robótica Ken Pillonel, no qual ele fez a troca das conexões por conta própria, mostrou que a versão é muito cobiçada.

O iPhone USB-C criado por ele foi colocado em leilão e vendido por uma quantia equivalente a R$ 460 mil. O aparelho é um iPhone X de 64 GB modificado e funcional, cuja porta USB-C pode ser usada para transferir dados e carregar a bateria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.