5 melhores aplicativos gratuitos para aprender inglês

3 min de leitura
Imagem de: 5 melhores aplicativos gratuitos para aprender inglês
Imagem: Unsplash

Diversos processos do nosso dia a dia se tornaram mais simples com a ajuda da tecnologia, inclusive aprender coisas novas. Nesse sentido, inúmeros aplicativos específicos foram criados e entre os mais populares estão os que permitem aprender um novo idioma como o inglês, por exemplo.

Se você deseja estudar inglês ou mesmo aprimorar sua pronúncia, traremos, neste texto, diversas dicas imperdíveis de apps para smartphones ou tablets que poderão auxiliar em todas as tarefas ligadas a esses assuntos. Não deixe de aproveitar os links apresentados em cada um dos aplicativos, pois eles vão direcioná-lo para a página de download em seu dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aproveite!

BBC Learning English

(BBC Learning English/Reprodução)(Fonte: BBC Learning English/Reprodução)Fonte:  BBC Learning English 

Para iniciar esta lista de recomendações, conheça um app criado pela BBC, desenvolvido para auxiliar diversas pessoas no mundo todo nas práticas da língua inglesa. Gratuitamente, o serviço oferece inúmeras interações para estudantes, professores e até mesmo nativos que querem descobrir mais curiosidades sobre a própria língua.

É possível aproveitar os conteúdos do portal de notícias e usá-los no cotidiano para treinar algumas questões pertinentes à gramática. Textos completos também são disponibilizados gratuitamente, fornecendo um material de apoio muito potente. Portanto, além de adquirir vocabulário, você também ficará bem informado.

Duolingo

Aprenda inglês em processos criativos e interessantes. (Duolingo/Reprodução)Aprenda inglês em processos criativos e interessantes. (Fonte: Duolingo/Reprodução)Fonte:  Duolingo 

Um dos apps gratuitos mais populares para aprender inglês, o Duolingo disponibiliza diversos conteúdos diferenciados, sobretudo quando se trata de expressões idiomáticas, pronúncia e curiosidades. Há inúmeros exercícios de fixação, escuta personalizada e gamificação de aprendizagem.

Conforme seus estudos forem avançando, você poderá desbloquear novas possibilidades no app. Além disso, também é possível integrar seus conhecimentos em outros idiomas, como alemão, espanhol, russo, francês, italiano e coreano.

O Duolingo também tem uma versão paga do aplicativo, o Duolingo Plus que não tem anúncios e conta com recursos adicionais, como teste de domínio.

Cake

Introduza o inglês em sua rotina para aprimorar a fluência na língua. (Cake/Reprodução)Introduza o inglês em sua rotina para aprimorar a fluência na língua. (Fonte: Cake/Reprodução)Fonte:  Cake 

Embora muitas pessoas tenham dificuldade em aprender novos idiomas sozinhas, aplicativos como Cake surgem para que esse estigma seja quebrado. De modo facilitado e prático, os usuários podem se aventurar de um jeito único, começando do básico, do intermediário ou até mesmo do avançado.

Um fator bastante interessante da plataforma é a metodologia, que utiliza questões do cotidiano para envolver os participantes em todas as questões pertinentes ao novo idioma. Ao utilizar vídeos, séries e filmes, há um melhor aproveitamento de quem quer descobrir novas palavras e enriquecer seu vocabulário.

Wlíngua

Pratique exercícios e entenda todos os mecanismos da língua inglesa. (Wlíngua/Reprodução)Pratique exercícios e entenda todos os mecanismos da língua inglesa. (Fonte: Wlíngua/Reprodução)Fonte:  Wlíngua 

Disponível para Android e iOS, Wlíngua oferece recursos imperdíveis tanto para quem está interessado em estudar a língua inglesa para prestar algum concurso ou prova, quanto para quem quer desenvolver mais habilidades no idioma. O aplicativo oferece inúmeros exercícios gramaticais, textos para leitura aprofundada (de acordo com os níveis de compreensão), opções de escrita, fluência verbal e também pequenas frases que podem ser escutadas para o treinamento de pronúncia.

Há também conteúdo pago, com aulas exclusivas, mas a versão gratuita já consegue oferecer uma vasta gama de possibilidades, sobretudo para quem ainda quer ter domínio de escrita na língua inglesa. As regrinhas idiomáticas, inclusive, são abordadas de um jeito interessante, criando recorrência instantânea para que o estudante nunca se esqueça das lições aprendidas.

HelloTalk

Converse com nativos e descubra novas possibilidades no inglês. (HelloTalk/Reprodução)Converse com nativos e descubra novas possibilidades no inglês. (Fonte: HelloTalk/Reprodução)Fonte:  HelloTalk 

E para fechar esta lista de recomendações, não poderíamos deixar de citar HelloTalk. Focando pronúncia e conversação, o usuário pode navegar pelo aplicativo e conhecer nativos para conversar e treinar o seu inglês. Você pode selecioná-los por assuntos em comum ou também descobrir novas possibilidades.

Os desenvolvedores acreditam que a conversação é a chave para o sucesso na fluência da língua inglesa, sobretudo porque muitos mecanismos idiomáticos são aprendidos na prática e dúvidas podem ser tiradas durante os encontros.

Além disso, o app também monitora o tempo das discussões, pois é bem possível que o nativo em inglês esteja interessado em aprender português. Dessa maneira, ambos podem praticar os idiomas em conversas interessantes, criativas e descontraídas.

Com seu smartphone, você poderá navegar por diversos apps e aprender novas questões da língua inglesa. (Gilles Lambert/Unsplash/Reprodução)Com seu smartphone, você poderá navegar por diversos apps e aprender novos assuntos de língua inglesa. (Fonte: Gilles Lambert/Unsplash/Reprodução)Fonte:  Gilles Lambert/Unsplash 

Gostou das dicas? Então não deixe de aproveitar! Baixe agora mesmo alguma dessas opções e garanta sua fluência em inglês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.