Surface Duo 2 é bom? Veja críticas sobre o dobrável da Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Surface Duo 2 é bom? Veja críticas sobre o dobrável da Microsoft
Imagem: Microsoft
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quinta-feira (21), a Microsoft lançou seu novo celular dobrável, Surface Duo 2, no mercado. Com melhorias pontuais em seu design, especialmente se comparado ao seu predecessor, o modelo foi desenvolvido para os usuários que buscam maior conforto durante a realização de tarefas ou que priorizam a produtividade oferecida pelo dispositivo. Contudo, certos problemas impediram que sua chegada fosse bem recebida por todos.

Neste contexto, tanto o Windows Central quanto o XDA Developers não pouparam elogios para as mudanças no Sufarce Duo 2, ressaltando melhorias que incluem desde seu novo par de telas com bordas curvas e taxa de atualização de 90 Hz, até seu poderoso processador Snapdragon 888. Outra novidade em destaque é a adição do sistema de câmeras na parte traseira do modelo, que garante fotos significativamente melhores que as registradas por seu predecessor.

Porém, alguns especialistas não ficaram satisfeitos com a falta de adaptação no software no Surface Duo 2, apesar de suas melhorias técnicas. Para o The Verge, CNET e Engadget, o modelo não apresenta uma boa interação entre seus componentes internos de alto desempenho e seu sistema operacional, repleto de falhas casuais que tornam sua experiência de uso "difícil de adotar no cotidiano" — nas palavras de Dan Seifert, para o The Verge.

Surface Duo 2 oferece diversas formas de operação, além de componentes de alto desempenho. (Fonte: Microsoft, The Verge / Reprodução)Surface Duo 2 oferece diversas formas de operação, além de componentes de alto desempenho. (Fonte: Microsoft, The Verge / Reprodução)Fonte:  Microsoft, The Verge 

Funcionamento único — e problemático?

Durante sua avaliação, o especialista Marques Brownlee chegou a questionar se a ideia-base para o Surface Duo 2 não estaria comprometida em sua essência, já que a Microsoft melhorou diversos fatores problemáticos de sua primeira iteração e, ainda assim, não alcançou o patamar desejado de qualidade.

Por outro lado, o PCMag elogiou a natureza única do Surface Duo 2, afirmando que ele "é o melhor no que faz, mas nem sempre o que faz parece legal". Adiante, o site ressaltou que o modelo consegue entregar uma experiência multitarefa semelhante ao encontrado no Galaxy Z Fold 3, mas não compete com seus concorrentes da mesma faixa de preço, em diversos outros quesitos.

Em suma, como afirma o Engaget, o Surface Duo 2 desaponta como celular e torna-se um produto de nicho, "com apelo limitado", devido ao seu preço sugerido de US$ 1.500 — cerca de R$ 8.500. Ainda não há previsão de chegada no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.