Google Tensor: veja 4 inovações do 1º chip mobile da marca

3 min de leitura
Imagem de: Google Tensor: veja 4 inovações do 1º chip mobile da marca
Imagem: Google/Reprodução

Além dos novos celulares Pixel 6 e Pixel 6 Pro, a Google deu mais detalhes, nesta terça-feira (19), sobre o Google Tensor. O componente é o 1º chip mobile desenvolvido pela gigante de Mountain View e virá junto dos novos smartphones com várias melhorias proporcionadas por processos envolvendo inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning).

“O Google Tensor nos permite ultrapassar os limites de utilidade em um smartphone, levando-o de uma peça única de hardware para um dispositivo inteligente o suficiente para respeitar e acomodar as diferentes maneiras de usar nossos telefones”, defendeu a empresa em comunicado.

A peça foi criada para estabelecer uma base com o Android 12 e oferecer uma estrutura para integrar imagem, vídeo, fala, linguagem, eficiência e segurança. Nesse sentido, a companhia elencou tudo o que os usuários podem operar a partir de aparelhos com o chip.

Confira, a seguir, quatro inovações oferecidas pelo Google Tensor.

Tradução em tempo real

Os aparelhos com o Google Tensor têm o Reconhecimento Automático de Fala (ASR, em inglês) mais preciso já lançado pela empresa. Segundo a companhia, será possível utilizar os recursos durante horas em gravadores, por exemplo.

A tecnologia de ASR permitirá que o Live Translate entre em ação. O aplicativo consegue traduzir em tempo real conversas de voz ou por texto. Ele se integrará aos chats do WhatsApp, Facebook Messenger, SMS, Twitter e várias outras plataformas.

Live Translate

Com o recurso, não será preciso copiar e colar os textos do Google Tradutor, já que o Live Translate funcionará de maneira nativa na tradução de línguas que o usuário não domina.

Motion Mode

Uma das novas funções das câmeras com o Tensor é o Motion Mode. Ele permitirá que o usuário brinque com imagens e vídeos em movimento, fazendo com que parte do cenário seja borrado para criar um contraste, por exemplo.

A ferramenta utiliza inteligência artificial para entender o que na gravação pode ser desfocado, evitando, assim, que informações importantes como rostos não apareçam borrados.

Google Tensor

Real Tone

Ainda no quesito fotos, as lentes do Pixel 6 e Pixel 6 Pro conseguem localizar e focar objetos e pessoas de maneira mais veloz. Uma das principais novidades é o Real Tone, uma ferramenta que dispõe de mais precisão nas fotos de pessoas negras.

Para melhorar a ferramenta, o Google realizou parcerias com dezenas de fotógrafos para que eles registrassem imagens de pessoas com o tom mais escuro de pele. As imagens foram analisadas e resultaram na criação de um algoritmo que evita que pessoas negras sejam embranquecidas pelas câmeras, o que acontece com muitas lentes de outras empresas.

Google Tensor

Segurança até contra lasers

O Google defendeu que a união entre o núcleo de segurança do Tensor, o Titan M2 e o TrustZone executando o sistema operacional Trusty conferem o máximo de camadas de segurança para um celular até hoje.

“Testes de laboratórios de segurança independentes mostraram que o Titan M2 pode resistir a ataques como análise eletromagnética, ataque de falha de tensão e até ao Laser Fault Injection (LFI) [tipo de ataque sofisticado que afeta sistemas eletrônicos]”, disse a empresa, que afirmou ter a inviolabilidade da privacidade do usuário como objetivo principal.

Google Tensor

E a performance?

Além das inovações voltadas para funcionalidades, o novo Google Tensor também promete um salto de performance para a linha Pixel 6. Conforme a companhia, o chip baseado em ARM entrega 80% mais desempenho de CPU em relação ao processador do Pixel 5, enquanto a evolução em operações de GPU é de 370%.

Todo esse poder vem de um conjunto formado por dois núcleos de alto desempenho Core-X1, dois cores intermediário, sendo possivelmente da série Cortex-A76, e quatro núcleos voltados para eficiência. Na parte de GPU, há um chip com 20 núcleos, segundo aponta o The Verge.

Quando ao desempenho do chip em relação aos competidores, como o Snapdragon 888, teremos que aguardar o lançamento do celular para vermos mais comparativos aprofundados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.