Samsung levará função que 'aumenta a RAM' para mais celulares

1 min de leitura
Imagem de: Samsung levará função que 'aumenta a RAM' para mais celulares
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Lançado recentemente, o Galaxy A52s 5G chegou ao mercado oferecendo uma experiência satisfatória com um bom custo-benefício. Porém, o modelo também se destacou pela presença de uma função chamada "Ram Plus", que utiliza parte do seu armazenamento interno para aumentar sua quantidade total de memória RAM disponível. Ao que parece, conforme sugere o site Sam Mobile, este recurso pode estar chegando para outras linhas da Samsung.

A possibilidade, já comentada há algum tempo, foi reforçada com o lançamento do RAM Plus para o Galaxy Z Fold 3 — um dispositivo que já conta com 12 GB de memória RAM. Assim, iniciou-se a especulação de que o recurso não seria exclusivo dos modelos de entrada ou até mesmo dos intermediários, que geralmente costumam necessitar de "desempenho extra", mas que também poderia chegar para os topos de linha.

Pelo menos até o momento, contudo, a função ainda não desembarcou na linha Galaxy S21, mesmo com a versão beta da One UI 4.0 — baseada no Android 12. Embora isso possa indicar que a novidade seja exclusiva para algumas linhas específicas, também é possível que ela seja implementada com o tempo, em futuras atualizações.

Tela de gerenciamento de memória com a presença da função RAM Plus. (Fonte: Sammobile / Reprodução)Tela de gerenciamento de memória com a presença da função RAM Plus. (Fonte: Sammobile / Reprodução)Fonte:  Sammobile 

Como funciona?

A função RAM Plus utiliza "apenas" 4 GB do armazenamento interno dos dispositivos para aumentar o total de memória RAM disponível. Ao contrário do esperado, o recurso não é personalizável e também não deve promover grandes melhorias no uso cotidiano dos dispositivos, especialmente ao considerar a política agressiva de gerenciamento de aplicativos presente na One UI.

Ainda não há uma lista de dispositivos compatíveis ou uma prévia de lançamento mais exata para a função. Resta aguardar o posicionamento da Samsung sobre o caso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.