Saiba como configurar o recurso de Foco do iOS 15

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como configurar o recurso de Foco do iOS 15
Imagem: Vlada Karpovich/Pexels

Na última segunda-feira (20), a Apple lançou a mais nova versão de seu sistema operacional para iPhone: iOS 15. Uma das novidades da atualização é o recurso Foco, uma expansão do modo Não Perturbe, que permite que o usuário “dedique seu tempo e sua atenção ao que mais importa”.

Você pode conferir as 10 melhores funções dessa atualização neste link.

(Fonte: Apple/Reprodução)(Fonte: Apple/Reprodução)

A ferramenta oferece variedades de modos como Dirigir, Pessoal, Dormir e Trabalho, além de ajustar certas configurações, permitindo notificações de contatos e aplicativos específicos e criação de um modo customizado.

Como configurar e usar o Foco no iOS 15

1. Abra “Ajustes” e toque em “Foco”.

Ajustes > Foco (Fonte: TecMundo)Ajustes de Foco. (Fonte: TecMundo)

2. Role para baixo até encontrar o ícone de meia-lua e selecione “Foco”. O recurso apresentará modos preestabelecidos pelo sistema:

  • Não perturbe;
  • Dirigindo;
  • Pessoal;
  • Dormir;
  • Trabalhar.

Outra forma de entrar no modo Foco é pela Central de Comando. Basta arrastar a página para cima e tocar no botão de ação rápida do lado esquerdo. Ao pressioná-lo, todas as opções de modo ficarão disponíveis na tela.

Escolha um modo

Você pode escolher entre os modos disponíveis e configurá-los para melhorar a experiência. Basta selecionar o modo desejado para abrir um menu no qual é possível personalizar notificações, tela inicial, tela de bloqueio e ativar automações. Conheça um pouco de cada item listado:

Opções de Configuração (Fonte: TecMundo)Opções de configuração. (Fonte: TecMundo)

  • Permitir notificações: escolha quais contatos e aplicativos poderão enviar notificações com o modo ativado.
  • Personalizar a tela inicial: selecione se deseja ocultar notificações e quais páginas da tela inicial ficam ativas.
  • Personalizar a tela de bloqueio: opte por escurecer a tela de bloqueio e se deseja mostrar notificações silenciadas.
  • Ativar automações: automatize processos ao acionar o modo em horários específicos, locais ou aplicativos abertos (caso o aplicativo Livros seja aberto, o modo Leitura é acionado automaticamente, por exemplo).

Ainda existe o recurso de ativação inteligente que, com o tempo e uso, aprende a ativar os modos com base no comportamento do usuário e dos parâmetros situacionais.

Como criar o modo Foco personalizado

Para criar seu modo customizado, selecione o “+” no canto direito no alto da tela e selecione “Personalizado”. Nomeie, selecione ícone e cor, além de configurar os itens citados conforme a prática que será exercida durante o período de foco.

Criando seu modo personalizado (Fonte: TecMundo)Criando seu modo personalizado. (Fonte: TecMundo)

Também é possível criar uma rotina pela Central de Comando. Ao acessar o menu com as opções de modo Foco, selecione o “+” no fim da página.

Gerenciando os modos de foco manualmente

Quando os modos estiverem configurados, basta acioná-lo pelo ícone na Central de Comando sempre que precisar. O ícone muda conforme o modo acionado, e para alterná-los basta pressionar o botão e escolher o desejado.

Central de Comandos (Fonte: TecMundo)Central de Comandos. (Fonte: TecMundo)

É importante manter seu aparelho atualizado para ter acesso a melhorias e novos recursos. Saiba como manter seu iPhone atualizado neste link.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.